Paris-Marselha

Marselha fica a 800 km ao sul de Paris. Com um milhão de habitantes e o principal porto francês no mar Mediterrâneo  é  a cidade mais populosa e multicultural da famosa Côte d’Azur, região também conhecida como Riviera Francesa

A melhor alternativa para chegar à Marselha a partir de Paris é utilizar o TGV. A viagem dura apenas três horas e meia. Outra opção, para aqueles que dispõem de mais tempo, é alugar um carro. Neste caso, minha sugestão é fazer uma viagem com calma para conhecer o interior da França, desfrutando de suas paisagens naturais, seus castelos românticos e sua culinária única. E nenhum visitante pode deixar de lado a experiência de visitar as vinícolas artesanais e descobrir como os franceses obtiveram a reputação de produzir os melhores vinhos do mundo. Melhor ainda para aqueles que apreciam uma boa taça da bebida. Mas isso é tema para outro post.

Foco em Marselha. Em busca de alívio para as altas temperaturas que assolaram Paris neste verão, passamos, eu e minha família, quatro dias neste delicioso balneário.

Além de aproveitar as praias, mergulhamos no mundo imaginário de Alexandre Dumas e do célebre personagem o Conde de Monte Cristo, na História da França e no duro passado dos condenados da prisão Château d’If. Descobrimos paisagens naturais maravilhosas nas Ilhas Frioul, vibramos com a magnífica Basílica Notre-Dame-de-la-Garde e até fabricamos nosso sabão de Marselha. Sabão ancestral, criado no século XIV e manufaturado em grande escala a partir do século XVI, famoso pelo seu tradicional alto padrão de qualidade.

Para quem leu meu post da semana passada e deseja saber, o prato típico de Marselha é um caldo de peixes chamado Bouillabaisse. Porém, graças ao caráter multiétnico local, foi também impossível resistir a um Couscous, um prato oriundo dos países do Magreb muito comum na cidade e que deu um sabor ainda mais exótico à nossa passagem por lá.

Veja as fotos dos pontos altos da visita.

 

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *