Havaianas no Marrocos

Receita infalível para conquistar francês

Não deve ser novidade para agentes de viagens e leitores deste jornal: viajar é uma das maneiras mais fáceis e agradáveis de aprender. Aprende-se sobre destinos, sobre os habitantes e mesmo sobre turistas que frequentam o lugar, sobre hábitos culturais alheios, geografia, condições de trabalho de outros povos, cultura em geral e até sobre si mesmo. Enfim, aprende-se de tudo um pouco.

Então, entre milhares de informações que recebi nestas férias escolhi dar destaque a algo que poderia ser extremamente banal, não fosse a conjunção e o fato de ter visto o Brasil como nunca antes por onde passei ou através das redes televisivas as quais tive acesso durante 15 dias: Só deu Brasil! Em inglês, italiano, espanhol, alemão e francês, todo dia havia horas e horas sobre nosso país na TV. E não somente sobre os J.O. Os canais que não tinham direito a transmissão dos jogos preencheram suas programações com Brasil e seus mais diversos aspectos: desde a dança do passinho, passando por Maria Bethânia e chegando até o Sudeste! Até regiões menos badaladas e conhecidas dos turistas, como o Espírito Santo, surgiram em reportagens simpáticas.

Estado do Espírito Santo na TV Arte França
Estado do Espírito Santo na TV Arte França

No final dos anos oitenta o mundo pensava que o brasileiro falava espanhol. Agora? Jogos, medalhas, noticiários, documentários, programas de entrevistas, banners de publicidade, logomarcas, publicidade de grandes marcas, tudo verde amarelo ou ondulado como nossos calçadões! Que emoção!

Porém, não foi o que aprendi sobre a riqueza do Brasil nestes últimos quinze dias que nos interessa. Esse é o contexto. Quero aproveitar deste momento tão brasileiro para dar compartilhar uma idéia, dividir uma dica para conquistar franceses agora que os J.O. terminaram e o momento me parece ideal para aproveitar “a deixa”.

A receita infalível que eu quero dividir com vocês aprendi ainda agora, no trem a caminho de Marselha, cidade de embarque do Costa Mágica. Já havia lido sobre o assunto, mas nada como a prática de uma viagem para consolidar a informação.

Há poucas horas antes da chegada à cidade costeira do sul da França, Gabriel (meu filho de onze anos, nascido no Brasil, trazido para cá aos quatro meses de idade) pergunta: – Pai, qual é o prato típico de Marselha?? E antes mesmo da resposta: – Eu quero provar!

Quem diria? Assim o magrelinho do meu filho comprovou as pesquisas que li quanto aos hábitos de viagens dos franceses. Este povo viaja para comer! Pode? Então é verdade que a culinária constitui um atrativo importante para esta clientela?!

Pasme caro leitor, a velha receita da vovó funciona: “homem se agarra pelo estômago”, ao menos os franceses.

Marselha
Os prazeres da mesa:convivialidade, risos e também boa comida
Ilhas Frioul, Marselha, França
Ilhas Frioul Marselha. O magrelinho Gabriel olha a câmera enquanto o primo busca um polvo que passava por lá.

Ah! Agora entendo aquele amigo francesão que reclama o tempo todo da mulher, porém diz que não separa de jeito nenhum. Alega não ser capaz de viver sem seus tomates recheados, literalmente! Bem, fico feliz que a dica sirva também para as solteiras.

Sendo assim, amigos receptivos e hoteleiros desejosos em expandir seu leque de clientes: hora de tirar proveito desta incrível publicidade que o Brasil ganhou, abusando também deste ingrediente tão rico em nosso país. Entre na onda internacional das havaianas e caipirinhas para vender seu vatapá, caruru, mungunzá, feijoada, acarajé, escondidinho, pizzas, churrasquinho e outras delícias mais para franceses e porque não para o mundo?!

Abração querido leitor e até breve. Estou ansiosa para contar qual o prato típico e mostrar as fotos de Marselha para você!

Oferta Brasil no mercado françês

 

Nota: Foto poster Havaianas tirada em Casablanca, Marrocos

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

5 thoughts on “Receita infalível para conquistar francês

  1. Silvia adorei seu artigo, fico feliz de vc dividir conosco esta sua experiência e muitas outras que já li.
    E mais feliz ainda de ter tido o prazer de ter usado seus serviços na França, que foi de primeira qualidade!
    Obrigada por fazer a visita a Franca tão prazerosa, nunca mais me esqueci a tarde que passei pelos jardins de giverny!

  2. Silvinha,você é o máximo.
    O mundo precisa de mulheres determinadas,guerreiras e inteligente como você.
    Parabéns pela mensagem e por seu
    Excelente trabalho em Paris.
    Bjd
    Ester e Gabriel Patriani.

    1. Obrigada Ester e Gabriel
      É um grande prazer ler suas palavras.
      Obrigada por seguir o blog, pela confiança e pelo seu ( não menos) excelente trabalho em São Paulo.
      Tê-los neste mercado é o prova cotidiana que trabalhar nele vale a pena.
      Bjs
      Silvia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *