A Noite dos Museus Paris2018

Noite dos Museus 2018, faça sua escolha!

Neste dia 19, ou mais precisamente na noite de 19 de maio, acontece a Noite dos Museus Européia.  Para Paris, uma cidade com um território de 105,4 km2 e aproximadamente 206 museus, o evento representa uma verdadeira festa cultural.  Diversos museus estarão abertos até tarde e serão gratuitos, mas o interesse está sobretudo no fato de muitos deles oferecerem a presença de guias,  exposições temporárias e atividades variadas durante as visitas.

Grandes museus e salas de exposição como o Louvre ou a Fundação Louis Vuitton podem parecer escolhas óbvias, visto a fama e importância destes lugares.

Porém, outros estabelecimentos menos conhecidos oferecem aos parisienses e turistas momentos extremamente interessantes e inusitados, como foi minha visita ao Museu da Maçonaria dois anos atrás. Nele tive um guia Maçon explicando quase cada item do museu e também direito a conhecer as Lojas Maçônicas no mesmo prédio, assim como participar de uma conferência sobre o percurso do Maçon nos dias de hoje. Em 2018 o estabelecimento participa da Noite dos Museus com a mesma fórmula.

No Museu Curie, situado no antigo laboratório dos cientistas Pierre e Marie de Curie, além da visita livre, haverá animações infantis, leitura de poesias, uma peça de teatro e pequenos espetáculos. Enquanto no Museu da Polícia de Paris, além de descobrir a vida do crime e os mais intrigantes mistérios policiais da cidade, será também possível assistir conferências temáticas como por exemplo: Iniciação à intervenção em cena de crime.

Já a Conciergerie participa pela primeira vez do evento e para sua estréia exibe a magnífica obra temporária Desvio.  Adicionei ao post o vídeo Desvio para você ter uma pequena idéia do que os parisienses terão ao seu dispor.

 

Para programação completa da Noite de Museus Européia , siga o link.

Noite dos Museus 2018 Programação

Cultura para todos os gostos. Faça sua escolha!

Até a próxima e excelente semana querido leitor.

Endereços:

Museu Curie   1, rue Pierre et Marie Curie, 75005

Museu de la Préfecture de Police de Paris  4 Rue de la Montagne Sainte Geneviève, 75005 

Museu da Maçonaria  16 Rue Cadet, 75009 Paris

Conciergerie 2 Boulevard du Palais, 75001 Paris

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *