Novidade: ateliê Queijos e Vinhos na Galeries Lafayette

Fico feliz em compartilhar com vocês a novidade e  excelente iniciativa da Galeries Lafayette. Agora, a loja que reúne as maiores e mais importantes marcas da França e do mundo sob sua maravilhosa cúpula, oferece também uma série de atividades turísticas com temáticas bastante francesas: ateliês culinários, desfile de moda, aulas de maquiagem e até atividades esportivas.

Acredito que todas as novas atividades organizadas pela loja encontrarão um franco sucesso junto aos brasileiros, mas aposto que os ateliês culinários sobre Queijos e Vinhos e confecção de Macarons se destacarão dentre a oferta. Fui provar o ateliê de Vinhos e Queijos e adorei.

Mas atenção, a atividade “Vinhos e Queijos” não é uma festa com “comes e bebes”  e sim uma verdadeira aula sobre a produção de diferentes vinhos e queijos do território francês, suas origens, seus sabores, como consumir os dois itens e como compor um cardápio adequado.

Aula com suporte de imagens
Uma viagem através da França em imagens
Uma viagem através da França em imagens

O assunto é extenso, assim após uma simpática apresentação pessoal, o especialista Thierry Givone preenche uma hora a meia explicando, com auxilio de recursos audiovisuais e gustativos (obviamente), a riqueza de ambas as matérias. O tempo passa rápido enquanto ouvimos particularidades sobre as técnicas de produção ou anedotas sobre a cultura, visionamos detalhados quadros informativos descobrindo a França em imagens e deliciamos simultaneamente o paladar.

Workshops by GL em Paris
Durante a degustação provamos 4 vinhos e 4 tipos de queijos, mas aprendemos como combinar a bebida com alimentos variados.

Os ateliers são ofertados em inglês e francês.  Suponho que a maioria dos brasileiros prefiram o ateliê em inglês. Visto as explicações minuciosas em imagens e a degustação não é necessário um nível altíssimo de compreensão do idioma, mas, sobretudo vontade.

Um programa imperdível para quem tem interesse pela cultura local e quer levar de volta ao Brasil não somente lembranças e boas fotos, mas, sobretudo conhecimento.

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *