por Siderley Santos
Celebrar esse momento com nossos associados e fornecedores, justamente no ano em que a Abracorp completa 15 anos, foi profundamente especial.
Para mim, teve um significado único: Meu primeiro mandato como Presidente do Conselho de Administração. Foram dois anos desafiadores, de muito aprendizado, superação e, acima de tudo, de testemunhar a resiliência extraordinária das nossas agências associadas, empresas tradicionais, com um legado construído em qualidade, tecnologia, excelência no atendimento e cuidado genuíno com cada cliente.
Nada Resiste ao Trabalho.
Em Cartagena, essa força coletiva ficou ainda mais evidente. Compartilhamos experiências, histórias, desafios e conquistas que mostram por que a Abracorp é referência: porque é feita por pessoas e empresas que não desistem, que se reinventam e que mantêm vivo o compromisso com a entrega de valor.
Quero deixar um agradecimento especial aos quatro conselhos da Abracorp, pilares fundamentais da nossa governança:
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO.
• Siderley Santos – Presidente (Maringá),
• Fernando Slomp – Vice-Presidente (Avipam),
• Marianno Santos – Conselheiro (Riotravel),
• Luís Vabo – Conselheiro (Solid),
• Luciano Guimarães – Conselheiro (Flytour),
• Guilherme Luck – Conselheiro (Luck) e
• Humberto Cançado – Conselheiro (Voetur)
CONSELHO CONSULTIVO
• Edmar Bull – (Copastur),
• Rubens Schwartzmann – (Costa Brava) e
• Eduardo Vasconcellos – (Kontik)
CONSELHO FISCAL
• Marcello Restivo – (Tivolitur),
• José Guilherme Pontes – (Pontestur),
• Rodrigo Pires – (Tristar) e
• Luiz Strauss – Suplente (Promotional)
CONSELHO DE ÉTICA E CONDUTA
• Rubens Schwartzmann – (Costa Brava),
• Bruno Waltrick – (Maiorca) e
• Sérgio Masaki – Suplente (Quickly)
Também deixo meu profundo agradecimento ao time que faz a Abracorp acontecer todos os dias:
• Douglas, nosso diretor executivo, pela liderança incansável e visão estratégica.
• Daiana, agora promovida — de forma mais que justa — a gerente executiva, pelo profissionalismo, dedicação e entrega.
• Marli, nossa administrativa, que mantém tudo funcionando com eficiência, cuidado e comprometimento.
• E ao CAB – Comitê de Clientes, que tem contribuído de forma decisiva para fortalecer nossa associação e ampliar nosso impacto.
Saio desse encontro renovado, inspirado e profundamente grato. Obrigado a cada pessoa que faz parte dessa jornada.
Aproveito para desejar uma excelente reta final de 2025, boas festas e um 2026 repleto de saúde e bons negócios para todos.
Siderley Santos
CONVENÇÃO ANUAL FAZ PRESTAÇÃO DE CONTAS DE 2025 E MUITOS AVANÇOS
Observando nossa agenda de novembro e dezembro, nos demos conta de que mais um ano está terminando. Foi um 2025 de muitos avanços e realizações importantes. Está tudo pronto para a nossa Convenção Anual Abracorp 2025, que acontece em Cartagena, nos dias 27 a 30 deste mês.
Como sempre, reuniremos lideranças das agências associadas para, além da confraternização de final de ano, elaborarmos uma prestação de contas do que fizemos em 2025 e discutir o planejamento estratégico para 2026, que está logo ali. Neste ano, os patrocinadores desse encontro são Intercontinental e Holiday Inn Cartagena, Latam Airlines, EHTL, Flytour Consolidadora, Omnibees, Decameron Explorer, Assist Card e Secretaria do Turismo do Paraná.
Já na agenda de nossos eventos internos, temos uma agenda de consolidação de atividades dos Comitês TI, Recursos Humanos, Operacional e MICE, este com um toque especial pois acontece na Apae de Atibaia, parceira de nossos eventos. Daremos notícias assim que tivermos prontos os resultados de cada um deles. Podemos falar de 2026, mas ainda temos 2025.
O faturamento do terceiro trimestre nos faz acreditar que atingiremos de R$ 14,3 bilhões, desempenho recorde em nossa história. Apenas em setembro, o faturamento foi excelente, de R$ 1,287 bilhão, 9,17% acima de 2024, com R$ 1,179 bilhão. O acumulado do ano (jan/set) chegou a R$ 10,305 bilhões, 0,4% acima de 2024. O terceiro trimestre de 2025 atingiu R$ 3,731 bilhões, 6,72% acima ao mesmo período de 2024, com R$ 3,496 bilhões. Em 2023 o faturamento no período havia sido de R$ 3,616 bilhões; em 2019, de R$ 2,992 bilhões.
Esses resultados nos fazem acreditar que 2026 pode ser ainda melhor, apesar de todos os desafios que teremos pela frente.
ABRACORP E SOLUÇÕES PARA O MERCADO CORPORATIVO
No último post (https://blog.panrotas.com.br/espacoabracorp/2025/10/08/movida-cresce-no-mercado-de-viagens-corporativas/), destaquei dois pontos da pauta da da Reunião com Associados, uma importante instância da governância da Associação. Ela aconteceu em 25 de setembro, no Staybridge Suítes (SP).
O primeiro deles foi o desempenho dos associados da ABRACORP no mês de agosto conforme nosso BI, que analisa 11 setores de atividades do mercado de viagens corporativas. O segundo foi a nossa parceria com a Movida, que vem gerando frutos para todos os envolvidos. Só paa termos uma ideia, Movida, em agosto cresceu 8% em faturamento e 10% em market share no semestre, sendo a única locadora com crescimento em agosto (11,2%).
Outro tema interessante para fechar essa série de três posts, destaco a participação da B2e Group. Contamos com a visita de Luis Matos, CEO da empresa, e equipe, que apresentaram um panorama das soluções que oferece nas áreas de prevenção de fraudes e compliance digital.
Foram demonstradas ferramentas voltadas à validação de identidade, proteção de dados sensíveis e segurança transacional, especialmente aplicadas em ambientes de reservas e processos comerciais com múltiplos intermediários. A proposta da B2e é atuar como parceira das agências associadas, oferecendo tecnologia e inteligência para mitigar riscos operacionais, evitar fraudes e garantir maior integridade nos fluxos de informação.
A agenda ficou aberta para novos entendimentos e possíveis projetos relevantes.