Lição de casa

Não existem desafios estratégicos relacionados às questões concorrenciais e de mercado, ou que envolvam revisão de processos, atividades de capacitação, inovações, enfim, aspectos de interesse corporativo, sem soluções capazes de proporcionar ganhos de eficiência. O simples fato das agências de viagens associadas Abracorp no primeiro trimestre de 2014 terem juntas conseguido aumentar em até 18% os resultados, mantendo praticamente a mesma quantidade de colaboradores, demonstra que existem sim medidas administrativas possíveis de serem adotadas com eficácia.
Nossa expectativa é que haja também mudanças no modelo de desenvolvimento econômico brasileiro, com o governo passando a promover redução da carga e simplificação da legislação tributária; reforma nas nossas leis trabalhistas; melhorias no ambiente de negócios; supressão dos excessos burocráticos; estímulos aos investimentos privados; aumento dos investimentos em infraestrutura e efetiva melhoria na qualidade da educação. Para que isso seja possível, cortar gastos e liberar recursos é o ponto de partida.
Estatísticas confiáveis, provenientes de diferentes fontes nacionais e internacionais, revelam o que todos nós sabemos: a produtividade média do trabalhador americano é hoje cinco vezes a do trabalhador brasileiro. Além da qualidade da educação, nos EUA a força de trabalho conta e usufrui de avançados equipamentos (hardwares e softwares).
Portanto, essas ações distintas, complementares e imprescindíveis à conquista das vantagens competitivas que tanto almejamos, são as que devem ser impulsionadas neste “Brasil, pátria educadora”. O segundo passo desta lição de casa essencial é romper com o pessimismo reinante e agir, sabendo que agora e sempre “a mãe das oportunidades são os problemas”; máxima do espírito empreendedor, de quem faz mais com menos; é capaz de reduzir custos, aumentar a produtividade e, com isso, obter merecida rentabilidade.
Edmar Bull

Published by

6 thoughts on “Lição de casa

  1. Edmar
    Parabéns pelo post, pois sua colocação é pertinente. Esperamos que a nova Gestão Federal efetue algumas mudanças em prol do crescimento e faça prosperar nosso segmento e, assim todos alcancem sucesso nos negócios.
    Abs
    Clayton

  2. Bom dia Edmar, lendo seu artigo me deparei com uma questão que realmente é pertinente. Ao se fazer tais estatísticas sobre a produtividade do trabalho no EUA em relação ao BRASIL considera-se também o alto nível de rotatividade de profissionais que mudam o tempo todo de agências? considera-se também que a remuneração deste profissional é bem maior la que aqui, considerando principalmente que outros profissionais de diferentes segmentos não teem essa diferença de remuneração atuando aqui ou nos EUA?
    Nossa profissão que é tida como uma das mais stressantes do mundo, deixando para trás profissões como Controladores de vooe até policiais não está merecendo ser vista de forma mais efetiva para que esta comparação entre o nível de produtividade nao seja assim tão desproporcional?
    Grande abraço

    1. Olá, Cleriston:
      Bom dia! Certamente, suas questões são pertinentes e compõem os fatores que exercem impacto no setor. Agradeço sua participação e comentário.
      Abraços,
      Edmar Bull

  3. Edmar, lendo seu artigo referencia ao segundo paragrafo, observei que essa situação está enraizada na maioria das atividade economicas do Brasil. Acho que desde de D.Pedro. A eficacia do empresariado e do trabalhador brasileiro tem sido no salve -se que puder, fazendo acontecer furando os bloqueios e as autoburocraticos. abs

    1. Olá, Sérgio:
      A tendência é evoluir sempre, aprimorando processos, superando entraves e vencendo desafios históricos. Investir em treinamento profissional, desenvolvimento tecnogógico e compartilhar experiências exitosas, alcançadas por cada um de nós, pode contribuir com a transformação necessária à conquista de novos cenários.
      Grato por sua partcipação.
      Abraços,
      Edmar Bull

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *