Cederberg: a magia de visitar nossos antepassados

Depois de mais de 30 viagens a África do Sul, pensei não ter mais nada a descobrir neste lindo e fascinante país. Ledo engano…pela primeira vez viajando com toda a minha equipe, fomos visitar a região em que viveram os Khoisan, ou ainda os Khoi Khoi e os San: nossos antepassado, os homens das cavernas.

A viagem foi mágica! Era como se eu os avistasse ali. A região está intocada. As cavernas com suas pinturas rupestres estão lá. As chamas de suas fogueiras ainda escurecem a cobertura de suas casas rochosas. E a energia é fascinante. Eu, que adoro meditação, tive experiências únicas, entrando em contato com o silêncio naquela região.

A paisagem é linda. Formações rochosas surpreendentes, que se agrupam em verdadeiras esculturas. Me lembraram os icebergs da Antártica.

O lugar que mais me fascinou, porque Cederberg é enorme, foi o Kagga Kamma Nature Reserve. Ali você realmente sente a energia dos antepassados, como se estivessem presentes. E ainda com direito a safáris para avistar animais que se encontram na região, em sua maioria antílopes, e uma observação das estrelas longe de qualquer luminosidade humana.

E para melhorar nosso roteiro, encontramos pelo caminho deliciosas vinícolas, como a Waverley Hills, totalmente orgânica, com vários vinhos premiados e um Shiraz (CW Reserve Shiraz) de querer levar caixas para casa.

Para chegar, voe até Cape Town. Depois pegue um transfer até Kagga Kamma Game Reserve. São 4 horas de carro. Com parada optativa – mas que eu considero obrigatória –  na vinícola. Os sul-africanos fazem self drive, mas eu não me arriscaria, pois há longas estradas por regiões inóspitas.

Published by

Tati Isler

Formada em História e jornalismo, Tati Isler trabalhou 15 anos como jornalista, 7 deles cobrindo cinema em Hollywood, antes de fundar a TI Comunicações, empresa de marketing e comunicação que representa o Turismo da África do Sul no Brasil e América do Sul. Há sete anos, quando teve um diagnóstico de câncer de mama, começou a incluir a meditação diariamente na sua vida. Passou muito bem pelo tratamento, e nunca mais parou de meditar, aprofundando-se nesta viagem interior a cada dia. Virou monja Ishaya, professora de meditação, levou a prática para sua equipe e em plena quarentena lançou uma empresa especializada em viagens pra dentro, a Ti Transforma, que tem como missão levar consciência para o universo corporativo, por meio da meditação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *