DEU ORGULHO SER AGENTE DE VIAGENS NA ABAV EXPO 2016

– Realmente, temos que reconhecer que esta feira surpreendeu o trade…

– A melhor ABAV Expo de todos os tempos !

– Esta ABAV Expo nos devolveu o orgulho de ser agente de viagens.

A partir destas frases espontâneas que ouvi de agentes de viagens, expositores e patrocinadores da ABAV Expo 2016, e da minha própria experiência nos 3 dias do evento, redigi este “resumo” do que foi a edição 2016 da maior feira de turismo da América Latina.

Como faço todos os anos, assumi diferentes papéis nesta ABAV Expo 2016, realizada de 28 a 30/09, no Expo Center Norte em São Paulo, e analiso aqui, a partir de cada um desses diferentes pontos de vista, sem misturar os papéis.

VISITANTE DA ABAV EXPO 2016

Infraestrutura

Carpete de boa qualidade, iluminação bem dimensionada, ar condicionado perfeito (fez esquecer o ano passado), Wi-Fi funcionou bem (mas o acesso poderia ser simplificado), banheiros amplos, limpos e com boa reposição, alimentação para todos os gostos e bolsos, acesso tranquilo ao centro de eventos, com transporte público, transfers de aeroporto, metrôs e as caravanas bem atendidas, além de estacionamento eficiente.

Corredores cheios de uma ABAV Expo bem decorada e com boa infraestrutura (Foto de Emerson Souza do Panrotas)
Corredores cheios de uma ABAV Expo bem decorada e com boa infraestrutura (Foto de Emerson Souza do Panrotas)

Montagem e decoração

Bonita e funcional, privilegiou o deslocamento das pessoas, com muitos estandes vazados e áreas de relacionamento bem dimensionadas, sem exageros nem disputas de estande mais mirabolante, pois o foco foram os negócios.

Sala de imprensa

Jornalistas e fotógrafos foram recebidos numa Sala de Imprensa dotada de espaço, mobiliário e infra (incluindo Wi-Fi), com dimensionamento compatível para a cobertura de um evento para 30.000 pessoas.

COMO ASSOCIADO ABAV

Estandes de produtos

Para uma exposição no “bottom line” da crise (segundo Ricardo Amorim) a feira estava bem recheada de fornecedores da indústria de viagens, foi possível encontrar praticamente todos os mais importantes “players” de todos os serviços. É a velha história de que os mais antenados buscam oportunidades quando estão diante de desafios.

Congresso ABAV

A Vila do Saber foi um capítulo à parte, um espetáculo de criatividade, unindo decoração, funcionalidade, tecnologia, conteúdo e voluntariado, capacitou cerca de 7.000 pessoas em 4 arenas, nos 3 dias do evento, mantendo-as dentro da feira mesmo durante os painéis e debates.

As arenas da Vila do Saber surpreenderam como solução, com decoração clean, conteúdo de qualidade e muita tecnologia
As arenas da Vila do Saber surpreenderam como solução, com decoração clean, conteúdo de qualidade e muita tecnologia

A participação de membros da diretoria da ABAV, como painelistas, moderadores ou anfitriões, em todos os painéis, comprovou a força do voluntariado e o compromisso com a associação, com especial destaque para o presidente, que encontrou tempo para participar de duas mesas redondas com mais de 90 minutos cada uma.

A transmissão via fones de ouvido funcionou perfeitamente bem e é uma solução que tem tudo para ficar, mas nas próximas edições devemos evitar os shows regionais com música alta pelos corredores, pois atrapalharam algumas palestras.

Ricardo Amorim encantou a platéia com previsões otimistas a respeito do novo ciclo de crescimento econômico
Ricardo Amorim encantou a platéia com previsões otimistas a respeito do novo ciclo de crescimento econômico

ABAVs regionais

Na Conexão ABAV, os estandes das ABAVs regionais, com montagem prática e bem localizados, facilitaram o ir e vir dos associados, que encontraram ali a posição privilegiada para buscar e oferecer parcerias e negócios, bem à frente do Lounge ABAV. A participação das secretárias e equipes das ABAVs regionais mostrou a força do voluntariado e reconfirmou que A ABAV é uma só.

COMO EXPOSITOR DA ABAV EXPO 2016

Espaços especiais

A Ilha Corporativa Abracorp estava melhor montada do que nas edições anteriores, com espaço para circulação das pessoas, por dentro e por fora, sem sofás e puffs que atrapalham a passagem e com monitores modernos e funcionais.

A Ilha Corporativa Abracorp ofereceu múltiplos serviços e esteve sempre cheia nos 3 dias do evento
A Ilha Corporativa Abracorp ofereceu múltiplos serviços e esteve sempre cheia nos 3 dias do evento

O Espaço Braztoa estava lindo, com mais de 1000 m2 bem ocupados e bem visitados, com expositores focando a internet como principal canal de negócios e atendimento ao cliente. A ausência da CVC (sempre festejada em edições anteriores da ABAV Expo) e a presença da Decolar (combatida até a ABAV Expo 2015) foram no mínimo emblemáticas neste quesito.

A estreia da Ilha Air-TKT também pareceu-me muito bem sucedida, da mesma forma o espaço para os compradores nacionais e internacionais, batizado Buyers Club, que recebeu quase 2 mil profissionais de todo o mundo.

O Hackathon Viagens foi outra iniciativa bem sucedida, uma ideia original da Braztoa, abraçada desde o primeiro minuto pela ABAV, que motivou a participação de seu Grupo de Trabalho de Tecnologia (incluindo a liberação de APIs para os competidores desenvolverem seus projetos) e apoio da Hackathon Brasil.

Integrantes do Grupo de Trabalho de Tecnologia da ABAV participaram do Hackathon Viagens e de 3 painéis na Vila do Saber
Integrantes do Grupo de Trabalho de Tecnologia da ABAV participaram do Hackathon Viagens e de 3 painéis na Vila do Saber

Foco em negócios

Nunca vi a ABAV Expo tão focada em negócios, talvez sinal da crise (que parece estar recrudescendo, como afirma o Ricardo Amorim), o fato é que nossa empresa fechou contratos importantes dentro da feira, o que, por si só, compensou nosso investimento no evento, além do intangível reforço de marca. Quem deixou de expor este ano tem bons motivos para lamentar a perda desta oportunidade.

Os expositores da ABAV Expo 2016 tiveram oportunidade de apresentar produtos e fazer negócios durante a feira
Os expositores da ABAV Expo 2016 tiveram oportunidade de apresentar produtos e fazer negócios durante a feira

Apoio da produção

O apoio da organização na montagem, instalação, solução de ocorrências de última hora, suprimento de material, serviços etc. etc. funcionou bem, mas poderia ser um pouco mais ágil, pois numa feira de negócios, cada minuto é precioso.

COMO PAINELISTA DA VILA DO SABER

Tempo e conteúdo

Moderei um painel planejado para durar longos 90 minutos e, apesar do tema muito técnico, durou exatos 90 minutos, tamanho o interesse da plateia que, lotada, não arredou pé até a última pergunta ser respondida.

Congresso na feira

Foi uma experiência interessante estar no palco com painelistas de alta qualidade e experiência no assunto apresentado (IATA NDC) e, ao mesmo tempo, testemunhar o movimento da feira, das pessoas indo e vindo, parando para tentar perceber o assunto tratado, algumas assistindo em pé à palestra. Senti que eu estava dentro da feira e, ao mesmo tempo, participando do congresso ABAV e isso foi muito legal.

A experiência de participar de um painel na Vila do Saber e estar dentro da feira ao mesmo tempo...
A experiência de participar de um painel na Vila do Saber e estar dentro da feira ao mesmo tempo…

Tecnologia na Vila

A transmissão ao vivo, no Facebook Live, dos debates, palestras e mesas redondas mais concorridas da Vila do Saber funcionou bem (apesar da pouca divulgação prévia deste recurso) e a gravação em vídeo de todos os painéis para acesso no Youtube também foi boa sacada, justificando a imagem de conectividade ao evento, conforme o Panrotas antecipou na segunda-feira.

COMO ORGANIZADOR DA ABAV EXPO 2016

O estilo Bull

O sobrenome já indica o estilo de Edmar de motivar o voluntariado e contaminou toda a diretoria da ABAV, cujos integrantes atuaram diretamente na realização do evento, produzindo uma ABAV Expo para ficar pra história.

Também por orientação do presidente, a tecnologia deu o tom ao evento, conforme abordei no post anterior: TECNOLOGIA NA VEIA: ABAV EXPO 2016

O estilo Azevedo

O estilo gentil e a paixão pelo Iccabav do ex-presidente encontrou, na equipe da entidade, uma turma incansável na produção e promoção da Vila do Saber, que bateu recorde de inscrições, com mais de 7,5 mil pessoas inscritas para assistir e interagir com quase 60 painéis. Sucesso absoluto.

Edmar Bull, Antonio Azevedo e os diretores da ABAV planejaram a melhor ABAV Expo de todos os tempos. Ficou o desafio de superar em 2017
Edmar Bull, Antonio Azevedo e os diretores da ABAV planejaram a melhor ABAV Expo de todos os tempos. Ficou o desafio de superar em 2017

A equipe ABAV

Além do envolvimento direto da diretoria, o planejamento detalhado e a equipe de colaboradores da ABAV foram as principais variáveis para o sucesso desta edição. Amanda, Beatrice, Edlaine, Fátima, Fernanda, Gil, Jerusa, Jessica, Luana, Luciana, Luzetti, Marisa, Sabino e William foram incansáveis na realização das disruptivas ideias de uma diretoria determinada a mudar a ABAV Expo.

Em tempos de muita concorrência, pouco tempo e limitada verba de marketing, acredito que esta ABAV Expo 2016 será lembrada como a edição que começou a se descolar da imagem de “feira de relacionamento”, típica de exposições de turismo, e iniciou aproximação com a marca “feira de negócios”, que é o que o mercado deseja.

Ou seja, uma feira com menos oba-oba e cada vez mais negócios.

A ABAV Expo Business 2017 consolidará esta percepção.

Quem vier, verá…!

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

18 thoughts on “DEU ORGULHO SER AGENTE DE VIAGENS NA ABAV EXPO 2016

  1. Prezado Vabo, muito obrigada pela citação. Estamos imbuídos no mesmo propósito e foi isso que fez do evento esse absoluto sucesso.
    Para 2017, já temos novas e criativas ideias e você, com certeza, contribuirá muito com elas.
    Forte abraço,

  2. Realmente esse evento foi incrível em todos os aspectos. Tudo muito bem organizado, desde a montagem até a apresentação da Vila do Saber, que na minha opinião foi sensacional e MUITO proveitoso.
    Mas percebi que uma coisa ainda não mudou em pleno ano de 2016, as agências ainda estão muito fechadas para as novas tecnologias, novas ideias e ainda mais para novos colegas e parcerias. Não sei, impressão que tenho é que algumas agências tem medo de concorrência, sendo que estamos ali para o mesmo propósito, crescer juntos, e não roubar clientes, isso é um pensamento tão retrogrado e antigo.
    O mercado está cada vez maior, e tem sol pra todos, é só saber explorar, ter criatividade e boas ferramentas para isso e olha que eu vi MUITAS.
    Eu particularmente acho que devemos cada vez mais nos modernizar, sair de nossa zona de conforto e ir com cara e coragem para cima. Não vamos ficar parado no tempo.

    1. Pois é, Guilherme,

      A mudança do “mindset” dos agentes de viagens tem se revelado um processo mais demorado do que a velocidade da aderência dos consumidores às novas tecnologias.

      E é justamente nisso que uma associação, do porte e abrangência da ABAV, pode e deve atuar: informando, orientando, capacitando, mostrando referências e casos de sucesso, indicando os caminhos possíveis nesse cipoal da distribuição de serviços de viagens e turismo.

      A ABAV Expo é uma de nossas ferramentas, o Iccabav é outra, as ABAV regionais têm papel fundamental nisso, da mesma forma a representatividade política, a integração entre os diversos “players” da industria, incluindo as entidades congêneres, etc.

      Temos muito trabalho pela frente e o voluntariado é crucial nisso.

      []’s

      Luís Vabo

  3. Muito obrigada, Luís – pela sua menção à nossa equipe, e por tão bem descrever o espírito que mobilizou todos os envolvidos na construção dessa ABAV Expo que nos encheu de orgulho! 2017 já nas cabeças e corações, porque é assim que a gente trabalha aqui.

    1. Nós da diretoria da ABAV é que temos que agradecer o empenho e dedicação com que esta equipe tratou este projeto de mudança da ABAV Expo.

      um projeto que só começou, com enorme sucesso, nesta edição 2016.

      Mas 2017 já está aí…

      []’s

      Luís Vabo

  4. Concordo com toda sua avaliação, realmente a feira foi diferente, esteve focada em negócios e em gerar conhecimento.
    Só tenho que discordar do piso. Apesar de alguns “buracos” e “lombadas” sinalizadas, havia muito desnível, algumas depressões e morrinhos que provocaram pequenos acidentes. Mas nada que tirasse o brilho do evento.

    1. É verdade, Rose,

      Também percebi isso, o piso do Expo Center Norte tinha uns “morrinhos” em alguns poucos, mas desagradáveis, locais.

      Foquei o comentário no carpete (responsabilidade da ABAV) como decoração e conforto, mas o piso realmente é tão ou mais importante, e vamos levar isso em consideração nas próximas edições.

      []’s

      Luís Vabo

  5. Luís, ótima avaliação de um ótimo evento.
    Concordo também com a menção às músicas, regionais ou não, pois em outras edições nem todas eram regionais.
    Se ainda há espaço para o som tão alto, talvez ele seja em lugar afastado da área do congresso e dos ambientes de negócios. Pouco agrega e atrapalha quem está focado.
    Discordo porém quanto ao wifi e lamento a divulgação sobre as transmissões das sessões da Vila do Saber. O staff tampouco sabia informar e orientar.
    De positivo posso acrescentar que a maioria dos expositores com quem conversei se preparou melhor para apresentar seus produtos e serviços. Foi possível sair do evento bem informado e preparado para fazer vendas melhor qualificadas (como vendas realmente devem ser).
    O saldo final foi muito bom.
    Abraço.
    Adriano Pereira

    1. Agradeço seu feedback, Adriano,

      Realmente o processo de acessar o Wi-Fi não estava amigável, algumas pessoas comentaram sobre essa dificuldade.

      Também faltou orientação prévia para os visitantes e orientação local pela equipe na feira, da mesma forma que a divulgação sobre o Facebook Live.

      Seguramente servirá como aprendizado para as próximas edições.

      []’s

      Luís Vabo

  6. Vabo, boa tarde. Só uma correção no seu texto: a Decolar não estava na área da Braztoa, o estande deles estava colado mas não fazia parte do nosso espaço- éramos apenas vizinhos. E reforço o elogio a equipe da ABAV: pela primeira vez em muitos e muitos anos, a galera aqui da Braztoa trabalhou junto a equipe ABAV e posso dizer que o clima foi 10!

    1. É verdade, André,

      Ao visitar o Espaço Braztoa, entrei no estande da Decolar.com e confesso que achei que estava dentro do Espaço Braztoa…

      ABAV e Braztoa trabalharam bem alinhadas mesmo, show de sinergia, eu deveria ter ressaltado este ponto no texto e agradeço que você tenha comentado.

      Estamos juntos, agora e para as próximas edições.

      []’s

      Luís Vabo

  7. Vabo, boa tarde. Só uma correção no seu texto: a Decolar não estava na área da Braztoa, o estande deles estava colado mas não fazia parte do nosso espaço- éramos apenas vizinhos. E reforço o elogio a equipe da ABAV: pela primeira vez em muitos e muitos anos, a galera aqui da Braztoa trabalhou junto a equipe ABAV e posso dizer que o clima foi 10!

    1. É verdade, André,

      Ao visitar o Espaço Braztoa, entrei no estande da Decolar.com e confesso que achei que estava dentro do Espaço Braztoa…

      ABAV e Braztoa trabalharam bem alinhadas mesmo, show de sinergia, eu deveria ter ressaltado este ponto no texto e agradeço que você tenha comentado.

      Estamos juntos, agora e para as próximas edições.

      []’s

      Luís Vabo

  8. Vabo , Bom Dia !!
    O assunto tem MUITO a ver com o seu importante post acima
    Postei ontem no blog do Artur o texto abaixo e gostaria MUITO de ter sua opinião
    A´´ vai :

    “Artur , Boa Tarde !!
    Ótimo post , e como consequência creio que nossa atividade DEFINITIVAMENTE tem que se posicionar
    Explico:
    Você já deve ter visto , TOMA POSSE AMANHÃ COMO MINISTRO DO TURISMO , o notório MARX BELTRÃO , RÉU NO STF ( falsidade ideológica)
    É esse o estágio que atingiu nossa atividade ….
    Depois do Ministro bumbum e que tais , achei que tínhamos chegado ao fundo do poço, MAS , descobriram um alçapão lá embaixo !
    E agora ?? vamos mais uma vez assistir bovinamente quietos esse achincalhe ?
    Mais uma vez explicações ridículas e apoios envergonhados ?
    Creio que passou do tempo de começarmos a dar uma basta nessa vergonha
    Ou , então , que os nossos “Dirigentes “não reclamem de descrédito , falta de apoio e tudo o mais
    Grande Abraço”

    Grande Abraço do seu sempre seguidor
    Hélio Rheinfranck

    1. Bom dia, Helio,

      Acho que o mais importante é resgatar a autoconfiança e o orgulho do agente de viagens.

      Com a força de mais de 10 mil agências, sendo 3 mil associadas ABAV (crescendo), vamos virar o jogo, não tenho dúvida disso.

      A ABAV e a Tecnologia tem sim tudo a ver com essa retomada…

      []’s

      Luís Vabo

  9. Vabo , Bom Dia !!
    O assunto tem MUITO a ver com o seu importante post acima
    Postei ontem no blog do Artur o texto abaixo e gostaria MUITO de ter sua opinião
    A´´ vai :

    “Artur , Boa Tarde !!
    Ótimo post , e como consequência creio que nossa atividade DEFINITIVAMENTE tem que se posicionar
    Explico:
    Você já deve ter visto , TOMA POSSE AMANHÃ COMO MINISTRO DO TURISMO , o notório MARX BELTRÃO , RÉU NO STF ( falsidade ideológica)
    É esse o estágio que atingiu nossa atividade ….
    Depois do Ministro bumbum e que tais , achei que tínhamos chegado ao fundo do poço, MAS , descobriram um alçapão lá embaixo !
    E agora ?? vamos mais uma vez assistir bovinamente quietos esse achincalhe ?
    Mais uma vez explicações ridículas e apoios envergonhados ?
    Creio que passou do tempo de começarmos a dar uma basta nessa vergonha
    Ou , então , que os nossos “Dirigentes “não reclamem de descrédito , falta de apoio e tudo o mais
    Grande Abraço”

    Grande Abraço do seu sempre seguidor
    Hélio Rheinfranck

    1. Bom dia, Helio,

      Acho que o mais importante é resgatar a autoconfiança e o orgulho do agente de viagens.

      Com a força de mais de 10 mil agências, sendo 3 mil associadas ABAV (crescendo), vamos virar o jogo, não tenho dúvida disso.

      A ABAV e a Tecnologia tem sim tudo a ver com essa retomada…

      []’s

      Luís Vabo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *