mINHA experiência na cerimônia da irmandade da boa morte – cachoeira-ba

Sabe quando você sai de casa para fazer turismo e ao pisar no local sua alma conecta imediatamente com sua ancestralidade e parece que tu viaja no tempo , um tempo que você não viveu mas que tem certeza que já esteve lá ? 

Esta sensação eu senti na minha viagem para África do Sul no momento que  pisei na terra vermelha do Parque de Pilannesberg para fazer o Safari , minha história passou por ali , quando eu não sei e nem como , mas passou , eu peguei a terra com as mãos , esfreguei , chorei e recolhi um pouco e trouxe pra casa no Brasil . 

A segunda vez que senti faz exatamente 1 semana , quando me desloquei de Salvador para assistir a Cerimônia da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte na cidade de Cachoeira no Recôncavo Baiano . Eu já conheço Cachoeira  mas desta vez algo me fez transcender, gosto muito de passear na cidade que é banhada pelo Rio Paraguaçu um dos maiores dentro da Bahia , um Rio saudável que também é navegável e que se pode partir de barco de Salvador e chegar em Cachoeira navegando , acredite é possível . 

A cidade é tombada pelo patrimônio histórico e a população de Cachoeira é majoritariamente negra de religiosidade de Matriz Africana que para sobreviver durante a Escravização teve que maquiar se misturando aos conceitos da Igreja Católica , as irmãs da Boa Morte de Cachoeira são reverenciadas como patrimônio cultural da Bahia, símbolo de resistência e religiosidade dos afrodescendentes  brasileiros, que representam a maioria da população . 

Cachoeira é um enorme Quilombo , só na região há em média 15 Comunidades Quilombolas, onde eles até hoje resistem ao descaso de órgãos públicos municipais e até federais , muitos deles foram reconhecidos como Comunidade Quilombola somente em 2014 e sem haver Senso do IBGE desde 2010 , eles não aparecem no sistema para serem beneficiados com atendimento básico de saúde , educação , alimentação e transportes. Tudo isso torna a cidade de pessoas que são desconfiadas , o povo de Cachoeira não sorri atoa e não abre suas portas para todo mundo , eles estão sempre de guarda . 

O que tornou minha experiência numa conexão ancestral pra mim foi participar durante 3 dias da Cerimônia mais intrigante e mágica que já vi em minha vida , e posso garantir que não sou mais a mesma pessoa que chegou lá , eu fui tocada pela força de mulheres que em 200 anos resistem ao tempo com sua força e fé mantendo um legado apesar de todas as intempéries que vivem . Não tenho o direito de dividir com vocês o que senti, no máximo algumas fotos minhas pessoais e dizer que se você quer saber o que senti precisará viver esta experiência você mesmo , só sei lhe dizer que estar ao lado de senhoras idosas caminhando com seus passos lentos , cantando, muitas viraram a noite na igreja velando a Nossa Sra da Boa Morte , uma santa deitada que durante 2 noites é velada e depois enterrada para no terceiro dia ter sua Ascensão e se tornar a Nossa Senhora da Glória  durante o dia, numa cerimônia que acontece em conexão com a Religiosidade Católica seguida de Valsa das Irmãs e seus familiares e depois terminando em festa com comida e samba do Recôncavo num rito espiritual de Matriz Africana. 

O momento em que eu percebi que estava numa viagem espiritual foi quando após uma missa e outra eu me dirigia até as mais velhas e ia dizer que estava muito feliz por estar ali e grata por tudo que a Irmandade fez e tem feito pelos nossos , um dos atos mais importantes feitos por elas era transformar seus ganhos em alforrias e enterros dignos aos que nada tinham ,  e  delas eu recebia de volta palavras de acolhimento de um grau tão parental que eu via os meus nelas . 

Isso é uma das coisas que o Afroturismo faz , ele te conecta de volta às suas raízes .

Quando ir

Período de 13 a 17 de Agosto de 2023

Se você é Agência ou Operadora de Turismo, contrate as seguintes Agências de Turismo Afro-religioso em Salvador experientes no assunto e irão oferecer Experiências para além da festa , com visitas a Quilombos :

Afrotours  Viagens e Turismo  – @afrotours_bahia

Bahia Turismo e Arte – @bahiaturismoearte

Experiência Griô – @griopexp

Importante : a cidade não dispõe de muita hospedagem por isso é necessário que se faça as reservas com muita antecedência pois milhares de pessoas vindas do mundo inteiro estão sempre presentes no local , e por conta disso há também a opção de bate e volta , mas se você quer realmente entender e sentir precisa ficar os 3 dias lá pelo menos .

Published by

Tânia Neres

Tânia Neres é CEO da TN Estratégias Operacionais de Turismo. Paulista que escolheu a Bahia como lar, a executiva tem mais de 30 anos de experiência no mercado de Turismo em várias áreas (agência de viagens, consolidação, operadora turística e mentoria para novas agências)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *