Viagens Sociais: criativas, divertidas…e perigosas

Todos os dias presenciamos novidades na distribuição on-line. Entre elas, as Viagens Sociais são as mais disruptivas (inovações que podem mudar o rumo de uma indústria) e arrebanham fãs fervorosos.

São sites onde podemos compartilhar informações de viagens e conectar com nossas redes sociais. De acordo com Phocuswright, 3,5% do tráfego das OLTAs e sites de Hotéis já são provenientes de Facebook e Twitter. Entre dicas, diário de viagens e venda, eles ganham força e continuam “inventando moda”.

Nem preciso dizer que o TripAdvisor foi quem estabeleceu essa nova ordem on-line, se tornando a grande referência para viajantes do mundo todo. Junto com os blogs de turismo, ele fez com que as “estrelas” da hotelaria perdessem sua credibilidade.

Mas a criatividade está sendo usada de várias formas. Conheça 8 das plataformas que estão causando mais barulho, das super divertidas até as mais absurdas.

Airbnb – O Inovador (meu preferido)

A plataforma permite que você reserve espaço na casa de outras pessoas. Usuários criam perfis e mostram comentários sobre onde ficaram. Anfitriões e convidados são avaliados constantemente. O site também oferece casas e aptos. para aluguel e tem crescido pela segurança que proporciona aos seus usuários.

Captura de Tela 2013-09-13 às 11.55.52

Trippy – O Pinterest das Viagens

Dicas através dos “travel boards” de cada perfil. É possível fazer um planejamento de viagem através da coleção de imagens de lugares que você visitou.

Captura de Tela 2013-09-13 às 11.55.11

Everplaces – O Mini-guia de viagens

Além de funcionar como o Trippy, lançou recentemente uma ferramenta que permite que a criação de mini-guias de viagens como aplicativos para smartphones.

Captura de Tela 2013-09-13 às 11.51.06

Wayn – O Buscador de Amigos

Diferente dos sites de namoro, ele ganhou a Inglaterra marcando lugares onde o usuário estará, proporcionando novas amizades, mas sem “forçar a barra”.

Captura de Tela 2013-09-13 às 11.50.17

Gogobot – O Popular

Muito popular graças a sua integração com o Facebook. Além de proporcionar o mesmo que o Trippy, ele ainda permite reservar hotéis, criar cartões postais para compartilhar, planejar e até manter um “passaporte” dos lugares que já visitou.

Captura de Tela 2013-09-13 às 11.49.26

TripIt – O Organizado

Além de fazer roteiros e planos de viagens, ele oferece ferramentas que convertem suas confirmações de hotel, avião e aluguel de carro em itinerários para smartphone.

Captura de Tela 2013-09-13 às 11.48.48

Easynet – O Estranho

A idéia é simples: você reserva um hotel e posta no site. Outros viajantes podem se oferecer para dividir o quarto e a diária com você.

Mas já imaginou dividir o apto. com um estranho? E se na hora do check in não houver disponibilidade de apto. duplo com 2 camas de solteiro? E se o seu “companheiro” roncar muito? rsrs

Bem, com certeza é uma proposta que deve focar nos mais jovens. Particularmente, acho a idéia criativa e… assustadora. Como garantir que a intenção do seu “amigo” será somente dividir o quarto?

Para que os hotéis não sejam prejudicados, devem deixar claro em suas regras que não são responsáveis por “estranhos” que o hóspede permitir em seu apto.

Captura de Tela 2013-09-13 às 11.45.08

Miss Travel – O Perigoso

“Viaje comigo!” Com esse slogan, o Miss Travel me pareceu o mais estranho. Você se cadastra como “Attractive Traveler” se é atraente, adora viajar, mas não tem budget. Caso queira companhia para viajar e seja muito generoso a ponto de pagar por todas as despesas, seu cadastro será como “Generous Traveler”.

Sentiu o potencial para incentivar a prostituição? Visite o site, tire suas conclusões e conte aqui.

Captura de Tela 2013-09-13 às 11.45.27

Bem, perigosos ou divertidos, o fato é que a criatividade das viagens sociais chegou para ficar. Ainda vamos ouvir muito sobre eles…

Independente do seu negócio ou posição, é importante estar atento às mudanças e inovações do mundo das viagens. Essas iniciativas estão mudando o comportamento do viajante, e vão mudar seu negócio também.

Você já utilizou alguns desses sites (fora TripAdvisor, claro)? Como vê o impacto deles na nossa indústria?

Published by

Gabriela Otto

Com mais 20 anos de hotelaria, Gabriela Otto já atuou nas redes Plaza, Caesar Park, Intercontinental, Sofitel Luxury Hotels e Worldhotels, sendo responsável, respectivamente, pela área de Vendas e Desenvolvimento na América Latina nas últimas duas. Atualmente, é proprietária da GO Consultoria, Presidente da HSMai Brasil, Professora da Educação Executiva da ESPM, Head de Fóruns da GoNext Governança e Sucessão, Embaixadora de Conteúdo da Equipotel, Board Member WTM Latin America, Leader Coach pela Soc.Bras. de Coaching, além de palestrante, blogueira e articulista. Instagram: https://www.instagram.com/gabrielaotto/ Linkedin: https://www.linkedin.com/in/gabrielaotto/ GO Consultoria: https://www.gabrielaotto.com.br/ HSMai Brasil: https://www.hsmaibrasil.org/

2 thoughts on “Viagens Sociais: criativas, divertidas…e perigosas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *