O QI DIgital da Hotelaria

A venda direta on-line ganha mais impulso e a dependência das OTAs diminui. Com um share de 55% em 2010, os sites dos hotéis devem alcançar 59% de participação em 2014.

Esse é um dos resultados reveladores da recente pesquisa Digital IQ Index Hotels 2013, realizada pela L2.

Durante muitos anos, o investimento no digital não foi prioridade para a hotelaria. Entretanto, o cenário está mudando, e rápido. A pesquisa é americana, mas revela muito do futuro (próximo) do Brasil.

Entre as 48 marcas analisadas, somente Best Western e Holiday Inn ganharam a avaliação máxima, alcançando um QI de 140, e se enquadrando na categoria Genius.

Untitled1

Outro dado interessante é sobre os sites de busca. Dos clientes que entram no funil de vendas dos hotéis, 56% chegam através do Google. Já para as OLTAs (On-line Travel Agencies) esse percentual cai para 8%.

Já as reservas feitas por smartphones devem aumentar 30% até 2017. Em 2012, as OTAs captaram 64% de todas as reservas via mobile, e muitas plataformas para last minute bookings ainda vão surgir, como Hotel Tonight e Hotel Hoje. A rede Whyndam foi lembrada na pesquisa como a marca hoteleira mais preocupada com a otimização da sua plataforma mobile para reservas de última hora.

E não podemos esquecer dos tablets, que tiveram um aumento de 70% nas reservas nos últimos 16 meses. Entretanto, mesmo vendendo 7% a mais que os smartphones, somente a rede DoubleTree by Hilton apresentou um aplicativo customizado.

Para finalizar, o impacto dos reviews on-line é alto (31%) nos usuários entre 21 à 34 anos. A partir dessa idade, somente 18% dos entrevistados se deixam levar pelos comentários nos sites especializados.

E o cuidado com os jovens consumidores deve mesmo ser redobrado. Afinal, eles também revelam que estão mais pré dispostos a falar negativamente de um hotel, caso não saiam satisfeitos.

 Como está o QI Digital do seu hotel?

======

Obs1.: Faça download do estudo da L2 e aproveite para conhecer minha página no Slideshare (plataforma para compartilhamento de slides), com muitos outros estudos disponíveis sobre nossa indústria AQUI.

Obs2.: Esse post foi o divulgado no Jornal Panrotas para promoção dos blogs do Panhotéis. Grande prazer fazer parte desse time!

Sem Título

Published by

Gabriela Otto

Com mais 20 anos de hotelaria, Gabriela Otto já atuou nas redes Plaza, Caesar Park, Intercontinental, Sofitel Luxury Hotels e Worldhotels, sendo responsável, respectivamente, pela área de Vendas e Desenvolvimento na América Latina nas últimas duas. Atualmente, é proprietária da GO Consultoria, Presidente da HSMai Brasil, Professora da Educação Executiva da ESPM, Head de Fóruns da GoNext Governança e Sucessão, Embaixadora de Conteúdo da Equipotel, Board Member WTM Latin America, Leader Coach pela Soc.Bras. de Coaching, além de palestrante, blogueira e articulista. Instagram: https://www.instagram.com/gabrielaotto/ Linkedin: https://www.linkedin.com/in/gabrielaotto/ GO Consultoria: https://www.gabrielaotto.com.br/ HSMai Brasil: https://www.hsmaibrasil.org/

2 thoughts on “O QI DIgital da Hotelaria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *