Qual é a primeira coisa que impressiona quando você entra em um hotel? O chão de mármore, a equipe sorridente e muito bem vestida, o design do sofá do lobby?
Nada disso. Mesmo sem perceber, o aroma é o que marca esse momento.
Um estudo da Universidade americana Rockefeller, revelou que as pessoas são capazes de lembrar 35% dos odores que sentem, 5% do que vêem, 2% do que ouvem e 1% daquilo que tocam. Além disso, a memória pode reter até 10.000 aromas distintos, ao passo que reconhece apenas 200 cores.
A memória olfativa é a mais poderosa das nossas sensações, e nos faz viajar instantaneamente. Um aroma único explicita a singularidade da marca, e ajuda a se destacar da concorrência.Não é à toa que muitas marcas investem pesado nessa parte do seu branding:
- Se entrar em um hotel tradicional do sul da Índia, provavelmente encontrará o perfume de incensos queimados.
- O cheiro de brioches recém assados parecem residir no lobby do Hotel Tivoli Etoile Arc du Triomphe.
- A rede Shangri-la Hotels & Resorts dá as boas vindas aos hóspedes com uma infusão de gengibre e bergamota.
- A marca Four Points optou pelo aroma de torta de maçã com canela.
- A Omni Hotels usa 3 aromas: capim limão nos lobbies, ‘cookies’ nas cafeterias, e côco refrescante ao lado das piscinas.
- O Bristol Paris é ambientado com o aroma de lírios e rosas brancas, que remetem aos jardins parisienses.
- Já os hotéis Park Hyatt diferencia seus aromas, como sândalo em Paris e patchouli, violeta e rosa em Washington.
- A gigante indiana Oberoi Hotels & Resorts usa jasmim como aroma predominante.
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