Quando olhamos para a hotelaria hoje, vemos 2 coisas:
- Consolidação em grande escala.
- As recentes “Guerras das Reserva Diretas”
E esses dois eventos tem o potencial de mudar a paisagem da tecnologia na nossa indústria, sugerindo que as marcas devem manter o foco em 3 coisas relacionadas à tecnologia, e APENAS 3 coisas:
-
Distribuição (CRS e Channels)
-
CRM (O Cliente)
-
Precificação / Revenue Management (o que oferecer e quanto cobrar)
Deixe todo o resto para a lista de ‘não prioridade’.
Quando se trata de tecnologia, é melhor fazer menos coisas bem feitas, do que muitas de forma medíocre.

E por último, se você faz parte de uma marca, com diversos hotéis para administrar, invista seu tempo e dinheiro na interação entre os sistemas.
O que mais você acrescentaria como investimento importante para a hotelaria atual?
==================
Leia também:
“Hotel é Commodity”
O Futuro da Hotelaria
A Sensação dos iPads
Gabriela Otto
Com mais 20 anos de hotelaria, Gabriela Otto já atuou nas redes Plaza, Caesar Park, Intercontinental, Sofitel Luxury Hotels e Worldhotels, sendo responsável, respectivamente, pela área de Vendas e Desenvolvimento na América Latina nas últimas duas. Atualmente, é proprietária da GO Consultoria, Presidente da HSMai Brasil, Professora da Educação Executiva da ESPM, Head de Fóruns da GoNext Governança e Sucessão, Embaixadora de Conteúdo da Equipotel, Board Member WTM Latin America, Leader Coach pela Soc.Bras. de Coaching, além de palestrante, blogueira e articulista.
Instagram: https://www.instagram.com/gabrielaotto/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/gabrielaotto/
GO Consultoria: https://www.gabrielaotto.com.br/
HSMai Brasil: https://www.hsmaibrasil.org/
View all posts by Gabriela Otto
Perfeito, Gabriela!
Percebo que a hotelaria de maneira geral tem certa resistência em investir em tecnologia. Isso ajuda a manter esse aspecto “caseiro” e pouco prático.
A integração é indispensável. Na implantação na qual estou trabalhando no momento esse foi um item indiscutível. Estamos considerando as ferramentas apresentadas nesse artigo, e serão muito úteis.
Nesse momento o que me ocorre é a questão atual com as OTA’s. Eles são excelentes com tecnologia e integração e tem muito a ensinar a hotelaria. Resta saber quem está disposto a aprender.
Ótimo comentário, Daudier!
Integração e disposição para aprender sem dúvida fazem toda a diferença.
O mais importante é não tirar o foco do cliente, proporcionando acessibilidade e rapidez no processo de compra.
Continue o bom trabalho!
[…] 3 Tecnologias indispensáveis para Hotéis […]
[…] 3 Tecnologias indispensáveis para hotéis […]
[…] 3 Tecnologias Indispensáveis para hotéis […]