O Cenário da hotelaria em 2019

As previsões são otimistas para os próximos anos no Brasil.

Na última pesquisa interativa realizada durante a HSMAI Strategy Conference, em Nov/18, dos 170 profissionais e executivos da indústria presentes no evento, 46,9% afirmaram que tem expectativa de aumento de faturamento entre 5% à 10%, e 30,6% pretende crescer acima de 10%.

E os estudos econômicos também preveem ‘bons ventos’ para os próximos anos:

  • Produto Interno Bruto (PIB):
    • 2018 – 1,3%
    • 2019 – 2,57%
    • 2020 – 2,5%
    • 2021 – 2,5%
  • Inflação:
    • 2018 – 4,5%
    • 2019 – 4,03%
    • 2020 – 4%
    • 2021 – 3,75%

Fonte: Boletim Focus – Banco Central

E muitas novidades vem por aí. Mas não vou enumerar centenas de ideias para automação e falar (de novo!) sobre o mobile, por sei que você lê sobre isso toda hora. A ideia aqui é analisar 5 tendências por ângulos diferentes. Vamos a elas:

  1. Ancillary Revenue (Receita de extras) invade a hotelaria

Assim como a aviação, o questionamento agora não é quando a hotelaria terá regras mais formais sobre seus extras, mas ‘como’ esse processo deve ser feito. A grande questão é fazer o cliente entender por que as coisas ‘valem o que valem’.

Com a alta competitividade e tanta pressão por redução de tarifas, muitos hotéis pelo mundo mudaram a regra de cancelamento de 24hs para 48hs, inspirados pela mobilização da rede Marriott, por exemplo.

Tempos atrás, a própria Marriott diminuiu a comissão de 10% para 7% para grupos. Mas não ache que é uma questão de cobrar por serviços que hoje você oferece free. Estamos falando de táticas bem pensadas para incentivar o upselling, aumentando as oportunidades de receita.


Afinal, a única área em que os hotéis (ainda) têm vantagem competitiva sobre as OTAs é quando o cliente entra pela porta….e muitos não aproveitam isso. É aí que, quando o hóspede está imerso na experiência do hotel, os hoteleiros têm a chance de fazer um upselling (na experiência, e consequentemente, no preço).

Exemplos de fontes de receitas extras. Fonte: Phocuswright

2. Explosão Tecnológica

Os hotéis estão incorporando rapidamente novas tecnologias em seus negócios. Assistentes digitais no quarto, aplicativos móveis específicos para a propriedade e serviços de concierge chatbots estão cada vez mais presentes, e melhorando as experiências dos hóspedes.

E como o foco permanece no cliente, como deve ser, os investimentos em tecnologias operacionais seguirão mais lentos. Mas vale o lembrete que tecnologias operacionais baseadas na nuvem deixam executivos e profissionais hoteleiros menos tempo amarrados a sua mesa. O trabalho remoto (de algumas funções) será rotina no futuro!

Revinate, Ideas, e Siteminder e o Professor Peter O’Connor (Essec) se uniram para prever o ambiente da hotelaria em 2020. Uma das muitas conclusões foi que alguns sistemas serão vitais para a hotelaria no futuro próximo.

  1. RMS (Revenue Management System)
  2. CRM (Customer Relationship Management)
  3. PMS (Property Management System) ‘conectável’
  4. Channel Manager
  5. Check-in automatizado
  6. Solução de e-Marketing
  7. Cloud PMS (Sistema operacional na nuvem)
  8. Reputation Management System

Entretanto, o estudo ressalta a falta de conectividade entre boa parte desses sistemas, e a falha gestão de dados dos clientes. Também menciona a falta de inovação da nossa indústria, que provém, entre outras coisas, do perfil conservador do setor.

3. Mídias Sociais tomam outra proporção
O Instagram já é o ‘queridinho’ da hotelaria mundial, mas ainda há espaço para criação de ambientes / cenas mais ‘personalizáveis’ ​​em torno da propriedade para incentivar fotos. Leia meu post sobre o assunto: ‘Seu Hotel é Instamagrável?’

E fique atento, pois o próprio Instagram está ‘criando’ destinos, mas também destruindo reputações.

4. Data Management (Gestão de Dados) = Mais $$$

Qualquer Gestor Hoteleiro ou Revenue Manager que trabalhe sem o suporte de uma solução analítica de gerenciamento de dados ficará sobrecarregado com o volume e a complexidade das informações. A análise preditiva voltada para o futuro, incorporada nos avançados sistemas de gerenciamento de receita, ajuda os hoteleiros a descobrirem tendências emergentes e identificar mais oportunidades de receita.

Que o termo ‘Big Data’ esteja cada vez mais presente nos debates hoteleiros.

5. O ‘tal’ Novo Hóspede, e suas ‘tais’ Experiências

Se pensarmos bem, não estamos falando necessariamente de uma nova geração de viajantes, mas sim uma segmentação melhor e mais refinada. Por exemplo, os viajantes Y (Millenials) não são agrupados somente por idade. Eles fazem parte de um grupo de viajantes com ‘ mentalidade Millenial’. Conheço alguns com mais de 60 anos, inclusive. Certeza que você conhece também.

Uma das características desse cliente, por exemplo, é o desejo por uma decoração simples, inclusiva, local e especial, onde ele se destaque. Antes, o simples era caseiro. Hoje, é confortável, humanizado, autêntico!

Aliás, autenticidade é a palavra dos Millenials. Eles querem experimentar o modo de vida local, não serem isolados de uma propriedade genérica 5 estrelas. Isso significa que os hoteleiros devem atrair negócios através da diversificação de suas ofertas. Ou seja, a execução de Marketing é fundamental!

Os consumidores não estão mais procurando comprar apenas produtos ou marcas. Eles estão procurando comprar experiências que possam ser compartilhadas. O convidado do futuro não procurará por um quarto, hotel ou marca de hotel. Em vez disso, eles procurarão propriedades únicas e autênticas, que oferecem experiências sob medida.

Fontes:

Travel Market Report – UNY

HotelTech 2020


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Os Desafios para a Lucratividade na Hotelaria

Como a Tecnologia transformará a Indústria de Viagens

Minha Experiência no Hotel Portaló – Morro de São Paulo/BA

Foi uma grata surpresa minha hospedagem no Hotel Portaló em Morro de São Paulo, Bahia. Ao chegar na ilha, após uma longa viagem, tudo o que queremos é começar a desfrutar logo as maravilhas do lugar.

E logo no portal da entrada da cidade, após pagar os R$ 15 de taxa de visitação, que voltou a ser cobrada desde Nov/17, começam as perguntas: “Em qual praia você está hospedada? 1ª, 2ª, 3ª, 4ª ou 5ª?”

E aí você já começa a entender as inúmeras vantagens do Portaló. Ao ver a recepção já do píer, toda aquela sensação de ‘trabalho’ com malas, mais barcos, e possível caminhada… acaba. Ele te espera logo ali ao lado!

Sim, claro que eu tinha que tirar foto com ela. Uma baiana com saia feita de papel reciclado. Amei!!!

Em tempo, fui à trabalho, por isso a roupa ‘formal’.  Mas sim, eu poderia ter trocado a calça preta…nada a ver com o local, né?!E conforme você vai entrando, vai descobrindo cantinhos incríveis, atendimento caloroso, e um ambiente extremamente aconchegante. São muitas as descobertas agradáveis ao longo do caminho.Inaugurado há 16 anos, o hotel tem 24 chalés, e uma história de sucesso que inclui festas ao pôr do sol com DJ, e lindos drinks.

A recepção da Rita, gerente do hotel, é a mais calorosa possível, e a gente já se sente à vontade imediatamente.Abaixo 37 segundos de boas-vindas no hotel:

Rapidamente soube que estava no bar ‘do pôr do sol‘ mais exclusivo da região. Imagina as cenas abaixo com música ‘de primeira’, um bom papo, e seu drink favorito… A segunda coisa que notei é o foco na literatura, com livros de aventuras e viagens, o que ganhou meu coração rapidamente.Além dos nomes dos chalés, as frases nas camas são sempre inspiradoras e dão um charme ainda maior ao local.Como todo hoteleiro, claro que os detalhes do banheiro chamam a atenção. E adorei a quantidade de toalhas, outro detalhe que faz a gente se sentir bem-vindo! Generosidade é ‘tudo’…

E os ‘cantinhos’ do hotel realmente encantam…

Além de todo esse deleite para os olhos, o paladar também não fica para trás no Portaló. O café da manhã variado, com guloseimas típicas da região, e um cardápio de almoço delicioso, deixa em segundo plano a saída para conhecer os restaurantes da ilha.A decoração do restaurante mantém o estilo aconchegante, o que dá vontade de esticar o papo até altas horas…Os quartos são arejados, com varanda, e todo o conforto. Acordar com os passarinhos cantando ‘é tudo‘…  A visão aérea mostra bem como é a piscina do hotel. Só de escrever esse texto já deu saudades! Quero voltar de férias com a família agora…

Até a próxima Morro de São Paulo. Hotel Portaló, me aguarde!!!

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