5 Dicas para o Budget 2017

Para muitos hoteleiros, o ‘famigerado’ período de budget já chegou, e com ele, todas as incertezas de sempre, a falta de dados (internos e externos) confiáveis, e a velha negociação interna, onde cada um puxa a ‘sardinha’ para o seu lado.

Portanto, reforce o café, e confira 5 dicas para encarar essa época do ano:

  1. Conheça exatamente a expectativa dos proprietários/gestor da marca – antes de qualquer coisa, entenda essas expectativas, e pergunte o máximo possível. Isso evita retrabalho e falta de assertividade na alocação de recursos. Aliás, deixe claro no orçamento que tipo de recursos serão necessários para alcançar os resultados esperados. Ah, e cuidado com aquele orçamento de marketing, que costuma ser subdimensionado.
  2. Converse abertamente com a concorrência – não compartilhar dados (ou pior, passar dados errados) acabou lá pelos anos 90. Hoje em dia, além de maior transparência, é mais do que recomendado conversar com os concorrentes sobre percepções de mercado, direção da economia, riscos e oportunidades para o próximo ano. Compartilhar visões de mercado (não estratégias), além de saudável, pode trazer insights interessantes para seu budget.
  3. Envolva a equipe – quem disse que Vendas, Recepção, Grupos e outros profissionais da linha de frente não devem se envolver no processo de budget? Nunca faça isso sozinho. Pergunte para eles o que é necessário para aumentar sua eficiência, o que pode tornar seu trabalho mais impactante, o que funciona, o que não, e suas ideias para aumentar o lucro. Você pode se surpreender com as respostas!
  4. Leve as avaliações de clientes em consideração – no final das contas, TUDO é sobre seu cliente. Entenda o que está afetando a experiência do hóspede para melhor ou pior. Vasculhe os reviews online no Tripadvisor e OTAs, comentários nas redes sociais e as avaliações offline. Sabendo o que eles realmente querem, a previsão do seu orçamento de marketing ficará muito mais assertivo. Se seu hotel requer investimentos adicionais para incentivar vendas diretas, por exemplo, essa é a hora de dimensionar isso.
  5. Defina Prioridades – é vital separar o que precisamos que seja feito, do que queremos que seja feito. Acredite, isso muda tudo! Tendo isso claro, sua argumentação na hora de apresentar para o gestor/proprietário será muito mais consistente. O orçamento é o seu primeiro forecast, portanto envolva (muito) o RM, e se mantenha realista.

Evite também os principais erros ao construir um budget:

  • Tomar os números do ano atual e acrescentar 5% (ou 10%, quando as vacas estão mais gordas). Só lembrando que a inflação 2016 está em 7,3%, e a projeção para 2017 é 5,14%. Ou seja, você ficará ‘devendo’ crescimento. Se você fez todas as “contas” e entendeu que não haverá crescimento, ok.  Mas os objetivos de um negócio não podem ser definidos no “chute”. E nem pense em não ter metas. “Deixar a vida levar” dá certo para uma melodia de samba, não para o seu negócio.
  • Não segmentar. Como você saberá em que canal ou segmento investir? Os resultados virão exatamente ‘de onde’?
  • Projetar orçamento de marketing sem analisar o ROI. Ações de marketing sem análise de ‘retorno sobre investimento’ acabaram em 1931, quando Kotler nasceu (rs). Então nem pense em repetir investimentos em marketing do ano anterior sem analisar quantitativamente o que deu certo, ou não.

E já que falamos em budget de marketing, saiba que especialistas recomendam o investimento de pelo menos 75% no digital. Já para alocar corretamente esse percentual, veja a sugestão da HeBS Digital:

Budget-graphic

Por fim, construa argumentos bem embasados para apresentar para seu gestor/proprietário. E lembre-se:

  • Tudo que pode ser contestado, será!
  • Independente do faturamento orçado, você terá que aumentá-lo.
  • Independente dos custos orçados, você terá que baixá-los.

Esteja Preparado!!!!

Dicas finais: Café forte durante o dia, chopp com os amigos à noite, ioga 3 vezes por semana, certeza que é possível… sempre.

Bom trabalho!

=========

Leia também:

Porque alguns hotéis dão certo e outros não?

Longevidade das empresas familiares

Preço e Valor, uma equação Lucrativa

Minha experiência nas incríveis Suítes do Sheraton WTC

Que o Sheraton WTC é uma das excelentes opções para hóspedes corporativos em São Paulo, e inquestionável na sua estrutura de eventos, já é de conhecimento geral. Mas tive oportunidade de conhecer os motivos desse hotel ter tantos clientes fiéis, e ser realmente um orgulho para a hotelaria nacional. Conto abaixo minha experiência como hóspede ‘de lazer’…

A recepção é linda, integrada com um bar/restaurante super charmoso, e ao Shopping D&D.  Mas fiquei pouco por ali, pois meu check-in foi no andar VIP, afinal, eu iria conhecer as suítes.

IMG_5116   IMG_1467 2  IMG_3484 2

A Recepção Executiva fica em um andar superior, e surpreendeu pelos pequenos detalhes, deixando uma excelente primeira impressão.

  • Toalhas molhadas quentes (estava frio na hora).
  • Água ou champanhe à disposição.
  • Cadeiras confortáveis.
  • Frutas e mais frutas deliciosas, perfeitas, lindamente dispostas ao lado da mesa de recepção.
  • Além da recepcionista, um garçom estava por perto o tempo todo.

IMG_1977 2  IMG_0000 2  IMG_3642 2

Untitled

Fomos informados que a bagagem já estava na suíte, e que deveríamos conhecer o Lounge VIP, onde é servido canapés e open bar a partir das 19hs. Adoramos!

Na verdade, a variedade de aperitivos é ótima, tanto quentes quanto frios. E o open bar super variado, com mais opções do que imaginava.

Logo na frente, está o Business Center exclusivo também.

Mas voltando ao Lounge, o que mais me marcou foi o conforto das poltronas, e o aconchego do espaço. Um garçom mantinha as ‘comidinhas’ e bebidas constantemente repostas, ficando sempre disponível para qualquer pedido adicional.

IMG_1908 2  IMG_3015 2  IMG_1798 2

loungepng

 

Lembramos que havíamos mencionado à Concierge a vontade de conhecer um restaurante diferente para jantar. Costumamos sair para conhecer restaurantes diferentes pela cidade, e não esperávamos ser surpreendidos. Mas, além do restaurante ser ótimo e próximo ao hotel, a reserva e mapa com direções já nos aguardava quando entramos na suíte.

Para quem não sabe, o Sheraton WTC tem 298 aptos, sendo 67 suítes assinadas por designers conhecidos. Pedimos para conhecer a suíte idealizada por João Armentano.

Mesmo que você conheça hotéis suficiente para não se impressionar, duvido sair impassível da Suíte João Armentano do Sheraton WTC.  A sensação é que ela conecta / integra você com a paisagem de São Paulo.

JOAO2

Master-Suite-Joao-Armentano

JOAO1

Curiosidades de hoteleiros:

IMG_5612    IMG_5432 2   IMG_5773 2

E o que falar do ‘toque’ humanizado e sensível do bilhete escrito à mão, e da nossa foto na bancada da suíte?

IMG_2944 2IMG_5073 2

Depois de aproveitar uma das suítes mais descoladas da cidade, a próxima experiência seria ainda mais especial. Passar a noite na Suíte Presidencial do Sheraton WTC.

Na verdade, dava para ter convidado toda a família, e ainda sobraria espaço. Passamos um bom tempo conhecendo todos seus ambientes, e nos surpreendendo com cada descoberta. E não era para menos, afinal são 510 m2, e 8 ambientes, incluindo um piano de cauda na sala principal. Mas o mais marcante foi o aroma, agradável e acolhedor.

Na foto da direita (abaixo), os corredores passam uma sensação muito interessante de luz natural, como se houvessem réstias de sol por todo o ambiente.

IMG_4765  IMG_0607 2  5SD0FTFK

A entrada é impactante. Nunca imaginaríamos que o lavabo aberto seria a sensação da entrada da suíte. Lindo, não?!IMG_1909 3PRES4

Seguem algumas fotos:

IMG_5007   IMG_2879 3   IMG_1356 2

Gostei das 2 águas como cortesia

IMG_0504 2   IMG_2143 2   IMG_2175 2

IMG_3679 2   IMG_5169 2   IMG_5483 2

PRES7

PRES8

PRES10

PRES2

E quando achávamos que já tínhamos visto tudo, a sacada da suíte quase dá a volta no prédio, e nos proporciona uma vista muito legal de São Paulo, incluindo um ambiente de madeira, super ‘relax’. É o Sheraton WTC surpreendendo novamente.

´PRES5

SACADA

PRES6

PRES1

Mas toda essa infraestrutura não seria nada, sem o calor da hospitalidade, e o hotel foi além. Ressalto a Aline Passucci, Gerente de Recepção, que realmente demonstrou um profissionalismo e gentileza acima dos padrões.

Da próxima vez ainda quero experimentar a piscina, o fitness center, e dar uma volta nas bicicletas que o hotel disponibiliza aos hóspedes.

A hospedagem foi incrível, e espero ter conseguido passar um pouquinho aqui no blog. Obrigada, Sheraton WTC!!!

Obs.: Gabriela Otto ficou hospedada à convite do hotel Sheraton WTC.

===================

Leia também:

3 Razões para amar Miami (3 hotéis de luxo)

As Verdadeiras Preocupações dos Hoteleiros de Luxo

Após 4 anos fechado, RITZ PARIS volta em grande estilo