A Hotelaria em 2017 e o Futuro das OTAs

A hotelaria mundial vem evoluindo constantemente, e muitas mudanças ainda estão por vir. Recentes pesquisas revelaram características da nossa indústria em 2017, com uma visão abrangente dos mercados americano e europeu. Analisar mercado mais maduros é vital para aprendermos com seus erros e acertos.

Veja algumas previsões:

  • O mercado americano deve crescer 6x mais rápido que o europeu, com taxa de crescimento de 6,8%, contra apenas 1,1% da Europa.
  • Em compensação, as redes hoteleiras crescerão 3x mais rápido que os independentes no período de 4 anos na Europa. A hotelaria independente passará de 58% para 56% do mercado até 2017. Já nos USA, a divisão do mercado é 28% independentes, e 72% redes.
    Motivo: mudança de comportamento do consumidor.
  • Clientes gastam média de 53 dias para reservar sua viagem, visitando 28 sites. 50% dos viajantes pesquisam nas redes sociais procurando dicas de viagens.
  • 39% das reservas serão online na Europa (aumento de 5%), e 44% nos USA (aumento de 2%).
  • 8% das reservas estão sendo feitas por smartphones, com perspectiva de chegar à 35% até 2018.
  • Mesmo com o maior esclarecimento dos hotéis e investimento em seus próprios sites, as OTAs ainda vão desfrutar 52% do mercado americano em 2017.

Dica: a variedade na escolha se conecta com a natureza do novo viajante, e os hotéis devem encontrar a combinação ideal e eficaz entre canais diretos e indiretos para atender essa expectativa.

  • As viagens internacionais chegarão à 1,6 bilhões até 2020. Conhecimento profundo do mercado para abertura de hotéis será fator crítico.
  • Com as reservas globais crescendo, grande parte do segmento internacional dos hotéis dependem cada vez mais de OTAs e wholesalers.

O Futuro das OTAs em alguns mercados específicos até 2017:

  • Alemanha – queda de 4% nas OTAs, e aumento de 3% nas reservas diretas.
  • França – queda de 2% nas OTAs e aumento de 2% nas reservas diretas.
  • Europa – queda de 2% nas OTAs e aumento de 3% nas reservas diretas.
  • Reino Unido – queda de 4% nas OTAs e aumento de 3% nas reservas diretas.
  • Espanha e USA tem seus percentuais quase estáticos.

Dicas finais:

  • O mercado de hotelaria está crescendo, e as reservas online também. Tenha uma estratégia sólida.
  • Hotéis devem manter seus pontos fortes reforçados: Valor da Marca e Serviço ao Cliente.
  • Oferecer serviços personalizados será ainda mais importante para se diferenciar. Invista e treine!

MA314-SM_MINI_INFOGRAPHIC_2017BLOG-01Fontes:

  • Phocurswright com co patrocínio Siteminder
  • Nielsen – pesquisa para Google
  • OMT Tourism 2020 (Organização Mundial de Turismo)

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Leia também:

Porque alguns hotéis dão certo e outros não?

A Internet das Coisas e a Hotelaria

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Administração de Tempo é Estratégico

Administração do Tempo é tema frequente nos treinamentos e coachings que faço. Se vale para todos, imagine para quem trabalha em um negócio que funciona 24hs?

Gosto das ideias (não todas) do historiador e professor Leandro Karnal. Então decidi compartilhar as 10 ideias dele para administrar tempo e estratégia. Impossível você não se identificar.

1. Ter noção da equação Tempo relógio + Capacidade.

Para saber se você tem condições de fazer uma tarefa, é preciso entender qual a capacidade do seu limite. Exemplos:

  • Algumas pessoas podem atravessar a noite trabalhando, outras não.
  • Algumas precisam de 5 horas de sono para descansar, outra 8hs.
  • O tempo até a concentração cair varia de pessoa para pessoa.
  • O número de páginas que você consegue ler BEM por minuto também varia.

2. Multitarefas

Focar ou dividir atenção? Algumas pessoas conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo, outras não. Simples assim!

3. Priorizar

Definir o que é urgente, o que é prioridade, o que é de curto e de longo prazo.

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Imagem: Livro ‘Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes’ – Stephen Covey

4. Evitar sempre a tarefa seguinte.

Pensar na próxima coisa que você tem que fazer é sempre o envenenamento da atual.

Esteja inteiro no que estiver fazendo. Concentre-se!

5. Usar os recursos eletrônicos e não ser usado por eles.

Sair dos 99,9 grupos do Whatsapp que você está.

Parar de receber informações inúteis, que não agregam nada, e só te atrasa.

Características de um perdedor é dividir sua atenção com coisas sem importância.

Se libertar do vício das redes sociais. Não existe uma lei que obriga você a informar tudo. Compartilhe o que é importante, e deixe os outros falarem o dia inteiro sobre o ‘nada’.

Não é o patrão que deve barrar o ‘Face’, é você! Estabeleça um filtro para sua vida.

6. Diversificar tarefas seguidas.

O cérebro responde muito bem a uma atividade física, seguida de uma atividade intelectual, e de uma atividade afetiva.

Trabalhe em uma planilha Excel, mas mude para um texto mais geral. Não fique em uma atividade só o dia todo. O corpo tende a mudar o foco, e o cérebro desliga automaticamente quando a repetição acontece.

7. Tempo para estratégias de médio e longo prazos.

O que chega até nós são as tarefas do cotidiano. Portanto, estabeleça um tempo para pensar a médio e longo prazo, senão nunca terá esse planejamento.

8. Assassinos do tempo

  • Celular
  • Computador
  • Falta de objetividade (reuniões, etc). Exemplos: pessoas seduzidas pela própria voz, pessoas que introduzem um tema longamente.
  • Trânsito
  • Falta de Planejamento

9. Autoconhecimento

  • O que provoca minha ansiedade?
  • O que faço do meu tempo fora dos olhares dos outros?

A maioria de nós tem um déficit enorme de autoconhecimento.

10. Ócio Criativo

Se você está atolado em trabalho das 6 da manhã às 23hs, nunca fará algo significativo. A frase parece polêmica, mas não é.

Um das grandes capacidades da produção humana é o ócio criativo. E não confunda-o com o ‘nada’. Exemplo: Escute uma música sem que ela seja o fundo de alguma coisa. Ficar zapeando com o controle da TV ou pulando de site em site não é ócio criativo, é tédio!

Resumo: O relógio é absoluto, mas o TEMPO é relativo!

Exemplo: Se imagine em 10 anos milionário, excelente saúde, relações familiares incríveis. O que você faria? O que realmente te faz feliz?

Seja senhor de si! E não do jeito ‘auto-ajuda’, onde você pode tudo, mas entendendo que estratégia é uma decisão pessoal, racional, que uma vez decidida, terá que contrapor à estratégia dos outros.

‘Não importa o que a vida fez de você, mas o que você fez com o que a vida fez de você.’

Sartre

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