Limpeza, o Valor mais Rentável de um Hotel

Tenho certeza que você já leu várias pesquisas sobre o que os clientes mais valorizam mais em um hotel. Wi-fi, localização e room service 24hs estão sempre por lá, mas a grande verdade é que a LIMPEZA se mantém como prioridade inabalável desde sempre.

Limpeza constrói a lealdade do cliente, gera elogios, e define a rentabilidade hotel. Entretanto, tem custos altos, e costuma ser negligenciado.
Mas mesmo sabendo disso, muitos hotéis não passariam no ‘teste de luva branca’.
Os vídeos abaixo não são nada agradáveis de assistir, mas, infelizmente, mostram a dura realidade de muitos hotéis:

Portanto, se a limpeza é tão firmemente conectada ao sucesso financeiro, é vital implementar uma estratégia inteligente. Todos sabemos que aspiradores de pó silenciosos são importantes, mas é preciso muito mais que isso para reforçar essa operação.

Seguem 5 dicas para manter o alto padrão de limpeza em seu hotel:

1.Invista em Treinamento

A formação do pessoal é crucial para melhorar o desempenho no trabalho de limpeza. É também vital que a equipe de governança e serviços gerais entendam seus papéis na satisfação do hóspede, e consequente rentabilidade do hotel.

E se você pensa em corte de custos, lembre de nunca sacrificar a limpeza do quarto. Se é valor tangível para o cliente, é prioridade!

2. Tenha cuidado na contratação dos serviços de lavanderia

Esse item não precisa de explicação, não é?!

Mas se você tem lavanderia própria, a recomendação de especialistas é o investimento em maquinário de boa qualidade, e trabalhar sempre na capacidade máxima para economizar tempo e energia.

3. Invista em tecnologia

Se o sistema que você implantou está minimizando as tradicionais discussões entre Recepção e Governança, a compra foi acertada.

Uma boa tecnologia encoraja uma rotação rápida de limpeza do quarto, sem sacrificar a qualidade.

4. Pense de forma criativa

Incentivar os colaboradores a apresentar ideias que melhorem a produtividade do setor, e quem sabe premiá-los, pode ser um motivador de desempenho.

Gilles Arditi, da Southwind Hospitality, diz: ‘A verdade é que o trabalho na governança é cansativo, e pode se tornar monótono ao longo dos anos. Por isso, contrate as personalidades certas, e crie um programa de recompensas para gerar entusiasmo.’

5. Instituir o sentimento de posse

Criar o compromisso da correção do problema, e não ‘achar o culpado’.
Será que suas camareiras estão orgulhosas com o número e qualidade dos quartos que elas completam todos os dias?

Será que elas assinariam seus nomes validando esses aptos.? Não é à toa que os cartões com uma mensagem e a assinatura da camareira responsável pelo andar viralizaram nos hotéis pelo mundo.

Adoramos cama macia, chuveiro com pressão, e toalhas grandes que secam, mas nada como um hotel LIMPO de verdade!

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Gabriela Otto

Com mais 20 anos de hotelaria, Gabriela Otto já trabalhou nas redes Plaza, Caesar Park, Intercontinental, Sofitel e Worldhotels. Atualmente, é proprietária da GO Consultoria, Presidente da HSMai Brasil, Professora da Educação Executiva da ESPM, Leader Coach pela Soc.Bras. de Coaching, Board Member da WTM Brasil, Embaixadora de Conteúdo da Equipotel, Head de Fóruns da GoNext Governança e Sucessão, além de palestrante, blogueira e articulista.

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