3 Tecnologias indispensáveis para Hotéis

Quando olhamos para a hotelaria hoje, vemos 2 coisas:

  1. Consolidação em grande escala.
  2. As recentes “Guerras das Reserva Diretas”

E esses dois eventos tem o potencial de mudar a paisagem da tecnologia na nossa indústria, sugerindo que as marcas devem manter o foco em 3 coisas relacionadas à tecnologia, e APENAS 3 coisas:

  1. Distribuição (CRS e Channels)

  2. CRM (O Cliente)

  3. Precificação / Revenue Management (o que oferecer e quanto cobrar)

Deixe todo o resto para a lista de ‘não prioridade’.

Quando se trata de tecnologia, é melhor fazer menos coisas bem feitas, do que muitas de forma medíocre.

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E por último, se você faz parte de uma marca, com diversos hotéis para administrar, invista seu tempo e dinheiro na interação entre os sistemas.

O que mais você acrescentaria como investimento importante para a hotelaria atual?

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Aroma como diferencial competitivo nos hotéis

Qual é a primeira coisa que impressiona quando você entra em um hotel? O chão de mármore, a equipe sorridente e muito bem vestida, o design do sofá do lobby?

Nada disso. Mesmo sem perceber, o aroma é o que marca esse momento. 

Um estudo da Universidade americana Rockefeller, revelou que as pessoas são capazes de lembrar 35% dos odores que sentem, 5% do que vêem, 2% do que ouvem e 1% daquilo que tocam. Além disso, a memória pode reter até 10.000 aromas distintos, ao passo que reconhece apenas 200 cores.

A memória olfativa é a mais poderosa das nossas sensações, e nos faz viajar instantaneamente. Um aroma único explicita a singularidade da marca, e ajuda a se destacar da concorrência.Captura de Tela 2016-07-03 às 19.34.21Não é à toa que muitas marcas investem pesado nessa parte do seu branding:

  • Se entrar em um hotel tradicional do sul da Índia, provavelmente encontrará o perfume de incensos queimados.
  • O cheiro de brioches recém assados parecem residir no lobby do Hotel Tivoli Etoile Arc du Triomphe.
  • A rede Shangri-la Hotels & Resorts dá as boas vindas aos hóspedes com uma infusão de gengibre e bergamota.
  • A marca Four Points optou pelo aroma de torta de maçã com canela.
  • A Omni Hotels usa 3 aromas:  capim limão nos lobbies, ‘cookies’ nas cafeterias, e côco refrescante ao lado das piscinas.
  • O Bristol Paris é ambientado com o aroma de lírios e rosas brancas, que remetem aos jardins parisienses.
  • Já os hotéis Park Hyatt diferencia seus aromas, como sândalo em Paris e patchouli, violeta e rosa em Washington.
  • A gigante indiana Oberoi Hotels & Resorts usa jasmim como aroma predominante.
Em resumo, é difícil um hóspede sair impassível de um ambiente com um ótimo aroma. Se ainda está resistindo à ideia, lembre-se que um aroma é recebido pelo lado direito do cérebro, responsável pelas emoções. Desta forma, o hotel fica ligado às emoções agradáveis produzidas pelos efeitos da fragrância. Além disso, é comprovado que o olfato é o sentido de maior impacto na decisão de compra.
Conheça algumas conexões emocionais dos aromas mais utilizados:
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 Um aroma agradável vai na mala com seus hóspedes. Vale o investimento!
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