Acabou de sair ‘do forno’ o mais novo vídeo da HSMAI Foundation, com vários profissionais de mercado falando sobre as ideias retrógradas de Revenue Management que ainda existem no mercado. Let’s move on!
Nota importante: você notará que muitos dos itens estão conectados com Distribuição. E a explicação é simples, nos USA, que está pelo menos 10 anos na nossa frente nesse assunto, RM engloba tudo (precificação, distribuição, etc).
Leia e deixe sua opinião nos comentários sobre o que precisa acabar/mudar JÁ:
1) As palavras ‘Revenue’ e ‘Management’
ADOREI! O que queremos maximizar é o lucro, não somente a receita. Também não gerenciamos, mas desenvolvemos e implantamos estratégias que trazem mais $$ para o hotel.
2) Trabalhar com OTAs causa dependência
Ampliar sua capilaridade e disponibilidade para clientes que não sabem da sua existência é ‘um sonho realizado’. Tem um custo, claro, mas se for bem gerenciado, vale à pena.
3) As OTAs vão acabar
Ao invés de ficar repetindo isso, os hoteleiros deveriam achar um jeito de trabalhar com elas da forma mais rentável possível.
4) OTAs são inimigas
Elas tem o seu lugar e…seu custo, como qualquer aquisição de cliente.
5) Pricing perdeu sua importância
É preciso uma visão mais holística, considerando o valor total por cliente + custo de aquisição + rentabilidade por cliente. Ou seja, o Pricing precisa renascer.
6) Revpar Index como critério de sucesso
Entre outros fatores, ele não considera o custo de distribuição.
7) 100 de Revpar Index como Fair Share
Tudo depende de quem está em sua cesta competitiva. Se você não define a concorrência perfeita, esse índice não funciona.
8) Vários descontos no mesmo dia
Estamos treinando as pessoas a procurarem/esperarem por esse tipo de desconto…isso é o pior!
9) RM não pode ser feito remotamente
Decisão antiquada.
Segue vídeo na íntegra (em inglês) AQUI. Se quiser em Português, é só ativar a legenda do vídeo no próprio YouTube.
https://www.youtube.com/watch?list=PLTWVLtbzywGC3A868HmJKpYR4xxsakVrF&v=93F1Mn-4X_c
Conheça mais a HSMAI (Hospitality Sales and Marketing Association International):
Site HSMAI Brasil (Português)
Canal YouTube HSMAI Brasil (Português)
Debates HSMAI no Linkedin (Inglês)
HSMAI Brasil no Facebook (Português)