POT-POURRI

Como sempre, o mais difícil em escrever o post sobre Paris é escolher o tema. A que dar destaque com tanta coisa acontecendo? Entre exposições, festas, eventos, atrações turísticas, qual a melhor escolha? Em minhas caixas de e-mail, nas publicidades do metrô, nos telejornais, nos anúncios de rua, na web, uma grande variedade de atividades interessantes se oferece desordenadamente. As greves e manifestações também animam os jornais, porém nada que atrapalhe o cotidiano de turistas e cidadãos franceses acostumados a esse ritmo de vida. Melhor resolver o dilema sobre o tema do post com um pot-pourri.

POT- POURRI

Que eu goste ou não da mundialização, um e-mail me avisa que os preparativos para a tão americana festa de Hallowen começaram no Museu Grévin.

O pouco conhecido museu de cera de Paris, Le Musée Grévin, é uma atração fantástica! Por incrível que pareça, o prédio em si já é uma atração, um edifício do século dezenove elaboradíssimo, um verdadeiro teatro histórico tombado e um lindíssimo palacete francês acolhem os bonecos de cera, réplicas de personagens conhecidos mundialmente. Antecede a visita ao museu, a descoberta do Palácio das Miragens, sala onde o público fica parado e o cenário muda graças a efeitos visuais impressionantes. Uma viagem virtual por lugares exóticos, luxuriantes e bonitos!

O museu de cera oferece encontros inusitados com artistas famosos, personagens históricos, esportistas ou intelectuais. Enfim, nos deparamos com os mais variados e notórios personagens de vida real, mas também de ficções e desenhos infantis. A criançada adora e enquanto se diverte aprende. Chamou-me a atenção o fato das visitas noturnas de Hallowen serem proibidas para menores de 16 anos. Fiquei tão curiosa, não vou perder por nada nesse mundo.  Arrepios Extremos, visitas noturnas do Museu Grévin entre os dias 17 de outubro e 30 de outubro.

IMG_1511 IMG_1517 IMG_1518 IMG_1520 IMG_1521 IMG_1523 IMG_1527 IMG_1529 IMG_1525 IMG_1530 IMG_1531 IMG_1533 IMG_1536 IMG_1543 IMG_1545 IMG_1546 IMG_1552 IMG_1548 IMG_1553 IMG_1564 IMG_1567 IMG_1572 IMG_1573 IMG_1574 IMG_1576 IMG_1579 IMG_1587 IMG_1588 IMG_1584 IMG_1592 IMG_1605 IMG_1604 IMG_1601 IMG_1599

Já os cartazes nas ruas me lembram de que no museu de arte moderna de Paris, o Centro Georges Pompidou, há o melhor da arte POP com a exposição Andy Warhol Unlimited. Embora tenha a impressão de conhecer o suficiente de Andy Warhol,( afinal alguém não conhece as latas de sopa Campbell’s e os múltiplos retratos de Marilyn Monroe de Andy Wahrol ou ainda os potes de Ketchup Heinz?) as sinopses dos jornais prometem uma exposição elaborada com uma abordagem sem falhas e a possibilidade de redescobrir um universo revolucionário e único do tão famoso criador. Como vocês devem desconfiar,o garoto nas fotos é sim meu filho, então, vou para que Gabriel descubra e caso deseje ser artista, se inspire. Afinal, as obras de Warhol e Picasso continuam sendo as mais bem vendidas de todos os leilões da história. Andy Warhol Unlimited no MAM de Paris  _2 de outubro a 7 de fevereiro.

E falando de Picasso, a menção no noticiário das 11h e minhas buscas me levam a crer que Picasso Mania, no Grand Palais é muito mais que uma exposição sobre Picasso. Picasso Mania é um passeio através da arte moderna e do papel de Picasso neste universo. A exposição apresenta cem obras do grande mestre, tanto obras ainda desconhecidas como das mais famosas, dando destaque a momentos marcantes de sua vida. No entanto, a exibição apresenta sobretudo Picasso através do trabalho de diversos artistas internacionais, revelando referências iconográficas em outras 300 obras presentes. Entre os demais artistas expostos Lichtenstein, Kippenberger, Warhol, Basquiat, Hockney, Johns ou ainda Jeff Koons. Picasso Mania no Grand Palais entre 7 de outubro a 19 de fevereiro.

E assim, preparando o post, a agenda cultural futura já foi preenchida, a triagem para as próximas saídas está feita.Que legal! Bem, enfim, só espero ter tempo.

Ficam as dicas para vocês leitores e seus clientes. Deixo igualmente meus votos de uma ótima semana.

Agora vamos embora, que outras notícias, e-mails e atividades profissionais nos aguardam, não é mesmo?!

PS: Seja bem vindo se quiser ficar mais um pouquinho e deixar sua mensagem.

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há dez anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, a Holatour.

2 thoughts on “POT-POURRI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *