NAPDC Azay Le Rideau Credit ADT Touraine JC Coutand 2028-71 (Copier)

Natal na terra dos castelos ©

Os Castelos do Vale do Loire, naturalmente lindos em qualquer época do ano, ficam ainda mais bonitos no período de festas. Decorações luxuosas e originais, muita cor e brilho, odores mágicos resultam em uma grande variedade de ambientes encantadores e festivos. São tantas as belezas que o ofício de turismo da região criou o evento Natal na Terra dos Castelos©.

Os Castelos Amboise, Azay-le-Rideau, Chenonceau, Chinon, Langeais, Loches se uniram para apresentar uma temática mais interessante que o outro, fazendo da região do Vale do Rio Loire um destino imperdível para quem passa por Paris nesta época.

Natal nas cores dos Médici

No Castelo de Chenonceau, por exemplo, o tema é Natal nas cores dos Médici. E este ano, uma nova encenação floral inspirou-se diretamente da Rainha Catherine de Medici. A rainha regente que trouxe da Itália seu bom gosto e a moda renascentista.

O ateliê de decorações florais do castelo, sempre muito empenhado em enfeitar quartos e salões, se mobiliza particularmente para reinterpretar toda a magia do castelo com composições de plantas excepcionais, ricamente decoradas para as Festas de Natal.  Além de muitas árvores e decorações,  os aposentos são invadidos diariamente pelo espírito de Natal de Catherine graça à variados arranjos frescos e originais.

Natal em Paris e na França

www.Chenonceau.com

Natal através dos séculos

O Castelo de Amboise apresenta a evolução das tradições de Natal desde a Renascença até os dias de hoje. Para a edição 2018 do “Natal na terra dos castelos”, além de lindos presépios, árvores e enfeites, anjos surgem aqui e ali, durante a visita dos inúmeros quartos do monumento. Figuras tradicionais das festas de fim de ano, eles são os protagonistas principais da trilha cenográfica do Castelo de Amboise.

Natal e Ano Novo em Paris e na França

www.Château-Amboise.com

As origens da árvore de Natal

Na Fortaleza de Chinon: As origens da árvore de Natal da Idade Média até os dias de hoje. Este ano, a fortaleza real de Chinon oferece ao visitante a descoberta da evolução da árvore de Natal. Uma linda exposição desvenda as origens deste objeto decorativo tão importante, desde a Idade Média, ainda em sua fórmula tradicional até os dias de hoje com suas interpretações contemporâneas .

Forteresse Royale Chinon Credit ADT Touraine JC Coutand 2028-12 (Copier)

www.forteressechinon.fr

 Natal Gourmet NO AZAY-LE-RIDEAU

Ceder sem remorso a gula figura certamente entre uma das grandes alegrias do Natal. Isto é fato consumado na ocasião do “Natal na terra dos castelos” durante a visita ao Castelo de Azay le Rideau.Em seus inúmeros aposentos deliciosas decorações de Natal, das quais muitas comestíveis, fazem o visitante mergulhar em uma deliciosa atmosfera festiva.

NAPDC Azay Le Rideau Credit ADT Touraine JC Coutand 2028-37 (Copier)

www.Azay-le-Rideau.fr

Mil luzes de Natal

No Castelo de Langeais a luz é o coração do Natal. As velas de cera que iluminavam os grandes castelos da Idade Média eram verdadeiros objetos de luxo. Para o “Natal na terra dos castelos”, o Castelo de Langeais mergulha os visitantes na magia do Natal reinterpretando esta tradição luminosa.

www.Chateau-de-Langeais.com

Contos de inverno Na Cité Real de Loches

Para a ocasião de festas de fim de ano, a Cité Real de Loches revisita contos folclóricos que moldaram a imaginação contemporânea em torno do Natal. Nesta antiga casa real, o público é convidado a (re) descobrir “A Christmas Carol”  de Charles Dickens, através de encenações e imagens dos momentos marquantes deste conto fantástico e sobrenatural.

Noel Loches Tours Credit ADT Touraine JC Coutand-2 (Copier)

www.Chateau-loches.com

Veja mais imagens

Como chegar e sugestão de programação

Os passeios de um dia ao Vale do Loire são facilmente encontrados junto aos receptivos locais. Porém eu achei essa oferta conjunta dos castelos da região Loire-Touraine uma iniciativa tão interessante que preparei um roteiro com pernoite para que o visitante não perca nada! Fica a minha sugestão no link a seguir Loire 2 dias, 1 noite. 

Se você achar muito em cima da hora para 2018, lembra-se que em 2019 o Natal na Terra dos Castelos© volta! Os castelos estão em clima de festas entre os dias 1° de dezembro e 6 de janeiro.  Fica a dica!

 

 

 

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *