Que ano !! Que fase !! Mais grave é saber que para nosso mercado ainda existe um mal pior que o Covid-19
Podemos reclamar do estrago que o Covid-19 vem fazendo em nosso mercado, afinal, como não reclamar? Porém, esse sentimento esteril está nos fazendo perder um tempo precioso. Não podemos fazer quase nada quanto a esse triste fato.
No entanto, outro fator ameaça nossa profissão gravemente. Não podemos perder o foco do real perigo, um perigo que já não data de hoje e que pede reações urgentes.
Ouço e leio nas redes sociais casos recorrentes de perda de vendas por parte dos agentes de viagens devido a explosão dos canais de distribuição tradicionais. O fenômeno iniciado com a internet e o desenvolvimento das redes sociais tem causado grandes estragos em nosso mercado. Um fenômeno muito pior que o Covid, para o qual não encontramos remédios e vacinas e que nos ameaça (agentes de viagem) de extinção.
Durante algum tempo o Trade ainda conseguiu marcar pontos neste jogo devido ao financiamento ofertado pelas operadoras. Mas em breve não contaremos também com essa vantagem. Receptivos e hotéis podem dispor da mesma facilidade graças a novas máquinas de crédito que parcelam e cumprem a função.
E agora José?
Os agentes “aproveitaram” do recesso forçado pelo Covid e foram estudar. Foi lindo ver todo mundo se formando e se aprimorando para reforçar suas qualidades de consultores, esperando que o diferencial faça toda a diferença para atrair clientes na hora da retomada. Muitos adotaram igualmente o atendimento remoto, evitando assim a vinda do cliente até a loja e aceitando trabalhar nas horas mais esdruxulas.
Não há dúvida que graças o Covid, os indivíduos se mobilizaram esperando paliar os danos causados pela diversificação de canais de compras de viagens. Mas será que face aos ínumeros blogs, sites, canais Youtube, Facebook, Instagram com informações errôneas e superficiais nossa especialização fará a diferença. Eu pessoalmente não acredito.
Vejo pessoas que passaram 15 dias na França se apresentando como especialistas e muita gente seguindo, satisfeitos com o parco conhecimento e demasiada simpatia. Vejo hotéis oferecendo a tarifa mais baixa possível para o cliente direto. Vejo clientes passando horas na frente de seus computadores, buscando informações de um lado, preços de outro, acreditando em milagres.
E aí mora o perigo! Quais preços encontrarão?
As medidas tomadas pelos indivíduos que foram estudar, se formar, participaram à formações on-line são louváveis, certo, mas não serão suficientes.
O povo unido jamais será vencido.
Um indivíduo pode muito pouco quando se depara com um gigante. Não é a toa que a música de Sérgio Ortega e do grupo Quilapayún* marcou a história! Ela ressalva uma verdade intransigível. Unidos somos mais fortes! Isso não é loucura de esquerdopata, isso é fato!
Vejo no grupo de agente de viagens do qual faço parte no WhatsApp. Ali, não somos concorrentes, somos colegas e uns ajudam aos outros, facilitando a vida de todo mundo e festejando a venda do outro como se fosse sua. O covid-19 nos uniu, mas precisamos ir mais longe.
Por essa razão convido membros do trade à se unir. As associações são muitas: ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens), ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), ABRACORP (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas), AIRTKT (Associação Brasileira dos Consolidadores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagens), AVIESP (Associação das Agências de Viagens Independentes do Estado de São Paulo), AVIRRP (Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região), BRAZTOA (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo), CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação) e FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil).
Essas mesmas entidades se uniram e se dirigiram ao governo em março 2020 para pedir auxílio para o nosso mercado. Mas e entre elas? Quais os objetivos em comum? Como podem se entre-ajudar? Qual o diálogo? Será mesmo que pedir auxílio ao governo basta? Quando entenderão que verdadeiramente unidos seremos mais fortes?
Olhando para o passado para construir o futuro
Você se pergunta: porque estamos falando de politica tarifária em plena crise do Covid-19? Porque eu não estou escrevendo sobre a vacinação iniciada na França? Pois neste momento as empresas estão se reestruturando, se reconstruindo. Senão abordarmos o assunto agora, talvez mais tarde, seja tarde demais.
Voltar a velha estratégia de ética tarifária sim ajudaria muito. O fornecedor deve ter uma tarifa balcão e duas tarifas profissionais ( uma para o agente que tem condições de operar e uma para as grandes operadoras) no mínimo. Dando assim espaço para todos interventores e ganhando de todos os lados. Simples assim!? O que você acha?
Ou será que seguiremos optando por dar tiros uns nos pés dos outros?
Notas *Quilapayún Este grupo mistura instrumentos andinos tradicionais com letras poéticas ou politicamente engajadas em suas canções. Cerca de 35 álbuns foram produzidos e excursionados em mais de 40 países. Em 1972, o grupo foi nomeado embaixador cultural do Chile pelo presidente da república, Salvador Allende. Após a morte de Salvador Allende durante o golpe de Estado do general Pinochet, em 11 de setembro de 1973, a banda, em concerto na França, pediu asilo político. Seus membros viveram na França durante quinze anos. El pueblo unido jamás será vencido se tornou o hino da oposição ao regime.
Excelente. Perfeita análise do que o trade está vivendo.
Obrigada Mauri por acompanhar o blog e deixar sua mensagem
É difícil entender, porque a hotelaria despreza uma parceria saudável, que funciona a muito tempo e é responsável pela maior parte do volume de vendas, na tentativa de captar o cliente na venda direta.
Na busca pela venda direta, tentando fidelizar o cliente, que na maioria das vezes foi indicado pelo agente de viagens, oferecem vantagens desleais e nenhum respeito pelo profissional que se especializa, estuda, gasta na divulgação e indica o estabelecimento.
A hotelaria tem que entender que o cliente hoje em dia, não quer repetir destino como se fosse sua casa de praia, este conceito é ultrapassado. Hoje as pessoas querem viver novas experiências e é o agente de viagens que vai indicar o melhor destino ao seu cliente, garantindo o sucesso das suas férias até a volta para casa.
Obrigada Mauri
Muito interessante e boa sua análise sobre as atitudes do hoteleiro e dos clientes.
Olá SILVIA HELENA,
Adorei sua colocação e gostaria de dizer que podemos ir ainda mais longe.
Essas grandes empresas como Decolar, Booking, Hoteis.com e outras são responsáveis por um grande volume de venda, mas com uma taxa de empregabilidade muito pouca. Quero dizer que o retorno social deles é muito pequeno.
O Estado deveria intervir e por exemplo criar impostos de transação pela internet, ou forçar que essas empresas gerem mais empregos e melhorem a qualidade do seu atendimento.
Uma boa seria se essas empresas tivessem um funcionário responsável por cada venda e ele recebesse comissão de 10%.
Vejo que infelizmente falta uma instituição que cuide dos interesses do trabalhador agentes de viagens. Todas que existem por ai são organizadas para cuidar dos interesses das empresas.
Muita coisa pode ser feita.
Estou a disposição para lutar.
Obrigada Vagner
Aqui na França o governo estuda intervir no sistema das OTAs. Vou ficar de olha para compartilhar com vocês.
Muitos estão sofrendo e desejam mudanças, mas como agentes temos poucos recursos.
Acredito que a ABAV deve (ou deveria) negociar com hoteleiros, empresas maritimas e demais fornecedores para criar um meio ético de comercialização urgente!