Os pôsteres oficiais dos Jogos de Paris 2024

Os pôsteres oficiais dos Jogos de Paris 2024 foram apresentados dia 4 de março no Musée d’Orsay. Destinados a ilustrar a edição dos Jogos que representam, os cartazes são uma tradição desde os Jogos de Estocolmo, em 1912.

Os posters são verdadeiras obras de arte urbana, criadas pelo designer francês Ugo Gattoni.

Clique aqui para descobrir os pôsteres dos JO 2024 em tela grande

Segundo o artista e o comitê olímpico os cartazes são convites visuais para uma exploração dos sonhos e aspirações de Paris como uma cidade-estádio. Com uma riqueza de detalhes que captura o olhar, esses cartazes refletem o espírito vibrante e inclusivo dos Jogos, alinhando-se perfeitamente com o nosso slogan inspirador “Vamos abrir os Jogos amplamente”. Eles não são apenas promocionais; são um chamado para que todos vivenciem o esporte de uma maneira nova e emocionante, trazendo a energia dos Jogos para as ruas e espaços da cidade.

Ainda segundo o site oficial dos JO, os cartazes oficiais de Paris 2024 apresentam uma visão artística e visionária. Eles capturam a essência de uma Paris etérea, onde o estádio se transforma em um colosso que abraça os famosos monumentos da cidade, reimaginados com um toque moderno. Símbolos icônicos da França, juntamente com os locais das competições de Paris 2024, são retratados em meio a uma variedade de esportes e figuras animadas. Este mural espetacular é um convite para os espectadores se perderem em um labirinto de detalhes minuciosos e cenas vibrantes que juntos criam uma tapeçaria rica e colorida.

“Em seus desenhos, o gigante convive com o minúsculo, e o espectador é convidado a se perder à vontade nas multidões de microhistórias contadas.” fonte Paris2024

Os cartazes estão em expostos no Palais d’Orsay e começam a enfeitar a cidade. A partir de 19 julho uma visita em RV será disponibilizada neste link

PÔSTERES OFICIAIS DOS JOGOS DE PARIS 2024

De fato, a meu ver os posters do JO 2024 são muito enigmáticos, bonitos e também divertidos. O artista parisiense Uggo Gattoni parece ter buscado inspiração para o dinamismo e a carga visual das obras na intrigante escola Flamenga . Como nos quadros dos pintores neerlandeses Jerôme Bosch e Bruegel múltiplos personagens e objetos cênicos de diferentes tamanhos e atividades preenchem o espaço e prendem a atenção do observador.

Vem alegrar essa multitude de informação um estilo de estória em quadrinhos, como as modernas e encantadoras gravuras dos livros “ Onde está Wally” de Martin Handford, porém na imagens dos cartazes do JO 2024 a França, os jogos atuais e passados se desvendam em cada detalhe.

Acesse o comunicado de imprensa caso esteja curioso para encontrar alguns dos símbolos espalhados pelas imagens. Os cartazes vistos com uma lupa

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *