A Situação do Louvre

A Situação do Louvre: O Louvre, o museu mais visitado do mundo, passa por uma fase que podemos chamar, no mínimo, de complicada. Após o famoso roubo das joias reais e da coroa da imperatriz Eugénie em outubro 2025, o museu enfrentou, na noite de quinta para sexta-feira (dia 13), um novo incidente: um problema de canalização obrigou o fechamento das salas 706, 707 e 708.

Coroa imperatriz Eugenie
Coroa imperatriz Eugenie

edifício mal conservado & Fechamento de salas

Aparentemente, o vazamento teria afetado pelo menos um teto e danificado um mural. Segundo informações divulgadas, o incidente ocorreu na sala Daru, um espaço dedicado à pintura neoclássica francesa que abriga obras importantes e monumentais de David e Ingres, como A Coroação de Napoleão e A Grande Odalisca.

Ingres, A Grande Odalisca – Galeria Dahu
Situação do Louvre, vazamento e salas fechadas- quadro Sacramento de Napoleao
Coroação ou Sacramento de Napoleão – David

Infelizmente, esta não é a primeira vez que o museu sofre com problemas de canalização e infiltração de água. Em novembro de 2025, um vazamento danificou entre 300 e 400 livros da Biblioteca de Antiguidades Egípcias, na ala Molliens. A rede hidráulica do museu, considerada totalmente obsoleta, deve ser substituída a partir de setembro de 2026.

Os sindicatos vêm denunciando há anos a situação do Louvre e o estado da infraestrutura do maior museu do mundo, apontando infiltrações recorrentes, quebras de elevadores e fechamentos não planejados.

Para financiar as obras de restauração e reparação do edifício — que se encontra em um estado preocupante de conservação — o Louvre anunciou um aumento de 45% na tarifa para cidadãos não oriundos da comunidade europeia.

A Situação do Louvre: Fraude de bilheteria

Joias Roubadas & Fraudes de Bilheteria

E como se esta sexta-feira 13 já não fosse suficientemente encharcada e assoladora, as más notícias continuaram com o anúncio de uma fraude que teria substraído mais de 10 milhões de euros das bilheterias do Louvre. A fraude, que também envolve a bilheteria de Versalhes, consistia em fazer entrar mais de 20 grupos por dia reutilizando bilhetes — e isso há muitos anos. Nove pessoas foram presas e estão sob investigação, incluindo guias e cúmplices internos do próprio museu.

Mais de 20 grupos ao dia entraram sem pagar por muitos anos.

O Louvre segue aberto e anuncia em seu site o fechamento de algumas salas. Sugiro acessar a página com os mapas das salas antes da visita para evitar eventuais decepções

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *