City tour em Paris com Tootie

A nova era do city tour em Paris: agora com IA

Paris – Para quem gosta de turistar, nada melhor que um city tour guiado para uma descoberta perfeita do destino escolhido.

Atualmente, além das visitas tradicionais realizadas por guias conferencistas, guias motoristas e muitos guias improvisados, novas maneiras muito legais de visitar a cidade estão surgindo e transformando a experiência do city tour em Paris. Iniciamos o ano como quem inicia uma viagem — falando de algumas delas.

Entre as novidades no universo das visitas guiadas, quero destacar hoje o uso inovador da Inteligência Artificial como guia turístico, oferecendo interatividade, personalização e informação em tempo real.

Tootie, City tour inteligente de tootbus

A empresa de ônibus sustentáveis Tootbus, conhecida por seus circuitos Hop On Hop Off lançou recentemente o primeiro guia virtual gerado por Inteligência Artificial: o Tootie. Mais que um guia, o instrumento é um verdadeiro assistente de bolso.

Desde 2022, a companhia oferece, com o Tootwalk, mapas e áudios informativos para os trechos realizados a pé durante o passeio. Agora, com o Tootie, os turistas interagem em tempo real, recebendo respostas e curiosidades adicionais sobre os pontos visitados e sobre a cidade. Além das informações obtidas virtualmente, Tootie utiliza também informações elaboradas por competentes guias locais, o que assegura autenticidade e profundidade às respostas.

Uma ferramenta que promete mudar o jeito de descobrir Paris

Para fazer um teste, perguntei para o grande emoji animado e saltitante na tela do celular quem era Josephine Baker e recebi uma ótima bibliografia, destacando aspectos interessantes e marcantes da vida da artista. Nada de voz robótica ou termos sucintos.

Perguntei sobre Josephine Baker porque sabia que a resposta deveria ser extensa e queria fazer provar a capacidade do instrumento, mas o visitante pode perguntar o que quiser — sobre pessoas, monumentos ou até mesmo o ponto mais próximo para comer um croissant.

City tour em Paris com inteligência artificial: quem disse que robôs não têm charme?

Usando Tootie eu tive quase a impressão de estar batendo um papo — e um papo generoso e inteligente. Tootie é simpático e bastante comunicativo, oferecendo respostas extensas e muito interessantes.

Ao baixar o aplicativo Tootbus, o usuário passa a ter acesso ao o assistente virtual que responde gratuitamente às cinco primeiras perguntas. A versão completa, normalmente vendida por nove euros, está disponível no momento por apenas 1€ em uma oferta promocional.

Visitar Paris e ter um assistente virtual e interativo, com informações precisas e à mão, não é mais um sonho do futuro, mas a nova era do turismo chegando. Apesar das minhas reticências quanto ao aspecto energívoro da IA, o resultado para o viajante é sinceramente incrível.

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *