Origens de Paris: City tour no tunel do tempo

City tour de Paris- Falei no último texto sobre como novas tecnologias vêm mudando o turismo e oferecendo oportunidades de descobertas jamais antes vistas.
Se a Inteligência Artificial já surpreende pela capacidade de dialogar com o turista, a Realidade Virtual leva a experiência a outro nível: ela te dá a impressão de viajar no tempo.

Em Paris, uma das cidades mais ricas em história do mundo, essa tecnologia abre portas para uma vivência inédita, onde passado e presente se encontram diante dos olhos do visitante graças à experiência inovadora criada pela Timescope, intitulada Origens de Paris.

Timescope

A Timescope é uma start-up fundada em 2015 graças à visão de Basile Segalen e Adrien Sadaka. Os dois jovens tinham como ambição democratizar o acesso à História por meio das tecnologias imersivas. Graças a pesquisas relevantes e a uma equipe apaixonada tanto por história quanto por tecnologia de ponta, a empresa torna o patrimônio histórico e cultural acessível e ainda mais interessante.

Utilizando realidade virtual e aumentada, os projetos da start-up desvendam o passado como nunca antes.

Origens de Paris: City tour no tunel do tempo Totem Timescope
Totens Timescope com tecnologia 3D como esse podem ser encontrados no Grand Palais, no museu d’Orsay, no museu do Quais de Branly e outras cidades que fizeram apelo a start-up para valorizar seu patrimônio.

City tour DE PARIS no tunel do tempo

No Tunel do Tempo, anos 70 – Os cientistas Doug e Tony ficam presos e viajam na máquina do tempo

Em Origens de Paris, os visitantes percorrem, munidos de óculos de realidade virtual, um trajeto de 1,2 km com acesso a mais de 15 cenas que recriam diferentes épocas da cidade, da Antiguidade à Belle Époque.

O passeio de aproximadamente uma hora oferece uma viagem histórica única, combinando tecnologia 3D com narrativa guiada.

O ponto de partida para a visita virtual de Paris encontra-se abaixo da ponte Louis Phillippe, ao lado da prefeitura de Paris

Testando a atração mais divertida de Paris

Fui testar e posso dizer que foi uma das atrações mais divertidas que já realizei em Paris. Eu adoro história! Graças ao passado podemos ver a que ponto o ser humano é incrível; podemos nos surpreender com grandes realizações de outrora, mas também perceber o quanto evoluímos e desfrutamos de um conforto inigualável através dos tempos. Olhando o passado, eu me torno otimista quanto ao futuro.

E que passado mais bonito e intrigante que o de Paris, cidade que aparece pela primeira vez no livro A Guerra dos Gauleses, escrito por Júlio César, 50 anos antes de Cristo?! Na época, a região era habitada pela tribo celta dos Parísios, antes mesmo de se chamar Lutécia, nome adotado após a conquista romana. E é aí que nossa viagem com Origens de Paris começa.

Visita de Paris à pé com Origens de Paris, realidade virtual àas margens do Rio Sena

Uma vez munida de meu áudio guia e meus óculos 3D parti com um pequeno grupo e uma guia acompanhante para esse city tour ao passado. Ora eu estava em um barco gaulês, ora em um barco viking, ou ainda na fortaleza que defendia a cidade de ataques.

Visita A pé em Paris Origens de Paris, realidade virtual àas margens do Rio Sena
Caminhada de 1,2 km
Imagem Origens de Paris, realidade virtual àas margens do Rio Sena

Enquanto caminhava pelas margens do Rio Sena e colocava meus “binóculos temporais”, o cenário mudava diante de meus olhos e eu voltava ao passado para viver momentos marcantes e grandiosos da capital francesa, como a construção de Notre-Dame de Paris ou a passagem de Maria Antonieta a caminho da guilhotina. Tudo ao meu redor mudava, e a imagem 3D cria perfeitamente a imersão.

Grupo participantes Origens de Paris, realidade virtual àas margens do Rio Sena
Pequenos Grupos munidos de áudio guia e óculos 3D
Material 3 D passeio Origens de Paris, realidade virtual às margens do Rio Sena
A experiência 3D ao ar livre proporciona mudança de cenário diante de seus olhos

Cada vez que a voz do áudio guia dizia: “retire seus binóculos temporais” dava vontade de falar: – Nãoooo! Eu quero explorar mais cada época. (lembrei até da voz da minha mãe dizendo para desligar a televisão durante as aventuras dos cientistas Doug e Tony em Tunel do Tempo e me preparar para ir para a escola)

Construçao Notre Dame Origens de Paris, realidade virtual àas margens do Rio Sena

Para os amantes de viagens — e para aqueles que sempre sonharam em voltar ao passado — a experiência é quase como ter um sonho realizado. Origens de Paris oferece uma maneira prática, surpreendentemente e emocionante de ver e viver a história da Cidade Luz. Eu amei.

Origens de Paris, realidade virtual às margens do Rio Sena

Experiências imersivas- inovação e história

Experiências imersivas como Origens de Paris e guias virtuais como a Tootie apresentam novas formas de descobrir Paris. Práticos e agradáveis, os dispositivos tecnológicos ampliam as possibilidades de interação e imersão para o turista.

Finalmente, a combinação de inovação tecnológica, história e cultura permite ao usuário desfrutar de experiências inéditas, acessíveis e de altíssima qualidade. Tais recursos têm tudo para se tornarem protagonistas importantes do turismo atual.

Na capital francesa, turismos inteligente e virtual não são mais promessas distantes: eles já constituem formas incríveis de fazer um city tour de Paris e descobrir o destino.  

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *