A Situação do Louvre: O Louvre, o museu mais visitado do mundo, passa por uma fase que podemos chamar, no mínimo, de complicada. Após o famoso roubo das joias reais e da coroa da imperatriz Eugénie em outubro 2025, o museu enfrentou, na noite de quinta para sexta-feira (dia 13), um novo incidente: um problema de canalização obrigou o fechamento das salas 706, 707 e 708.

edifício mal conservado & Fechamento de salas
Aparentemente, o vazamento teria afetado pelo menos um teto e danificado um mural. Segundo informações divulgadas, o incidente ocorreu na sala Daru, um espaço dedicado à pintura neoclássica francesa que abriga obras importantes e monumentais de David e Ingres, como A Coroação de Napoleão e A Grande Odalisca.


Infelizmente, esta não é a primeira vez que o museu sofre com problemas de canalização e infiltração de água. Em novembro de 2025, um vazamento danificou entre 300 e 400 livros da Biblioteca de Antiguidades Egípcias, na ala Molliens. A rede hidráulica do museu, considerada totalmente obsoleta, deve ser substituída a partir de setembro de 2026.

Os sindicatos vêm denunciando há anos a situação do Louvre e o estado da infraestrutura do maior museu do mundo, apontando infiltrações recorrentes, quebras de elevadores e fechamentos não planejados.
Para financiar as obras de restauração e reparação do edifício — que se encontra em um estado preocupante de conservação — o Louvre anunciou um aumento de 45% na tarifa para cidadãos não oriundos da comunidade europeia.
A Situação do Louvre: Fraude de bilheteria

E como se esta sexta-feira 13 já não fosse suficientemente encharcada e assoladora, as más notícias continuaram com o anúncio de uma fraude que teria substraído mais de 10 milhões de euros das bilheterias do Louvre. A fraude, que também envolve a bilheteria de Versalhes, consistia em fazer entrar mais de 20 grupos por dia reutilizando bilhetes — e isso há muitos anos. Nove pessoas foram presas e estão sob investigação, incluindo guias e cúmplices internos do próprio museu.

O Louvre segue aberto e anuncia em seu site o fechamento de algumas salas. Sugiro acessar a página com os mapas das salas antes da visita para evitar eventuais decepções
Published by