A Lagoa, o Natal e as Olimpíadas

Os Dois Irmãos e a Pedra da Gávea vista do Cantagalo / Foto de Carla Lencastre
Os Dois Irmãos e a Pedra da Gávea vistos do Parque do Cantagalo / Foto de Carla Lencastre

Um dos mais famosos cartões-postais cariocas, a Lagoa Rodrigo de Freitas é assunto certo no fim de ano no Rio. Quem passou por suas margens nos últimos dias percebeu os sinais de que 2015 vai terminando. A estrutura da árvore, que há 20 anos é a decoração de Natal mais famosa (e controversa) da cidade, já está quase pronta. A inauguração será no próximo dia 28, no Parque do Cantagalo.

A árvore de Natal da Lagoa no ano passado  / Foto de Carla Lencastre
A árvore de Natal ano passado / Foto de Carla Lencastre

Com 85 metros de altura, a maior árvore de Natal flutuante do mundo começou a ser montada em setembro. Em um dos programas mais populares do fim de ano carioca, ano após ano multidões vão às margens da Lagoa até o dia 6 de janeiro para ver a imensa árvore iluminada flutuando no espelho d’água. Seis geradores já estão instalados para garantir as luzes.

O pôr do sol visto do Palaphita / Foto de Carla Lencastre
Pôr do sol visto do Palaphita / Foto de Carla Lencastre

A árvore é uma atração extra, mas a Lagoa é um bom programa o ano inteiro. Há vários quiosques em seu entorno. Gosto muito do Palaphita Kitch, que fica na área do Parque do Cantagalo e abre às 18h. É um lounge às margens da Lagoa com um lindo pôr do sol. Às vezes dá até para ver a árvore, dependendo do dia (ela muda de lugar ao longo do mês de dezembro).

Lounge às margens da Lagoa / Foto de Carla Lencastre
Lounge na Lagoa / Foto de Carla Lencastre

Perto do Palaphita ficam os pedalinhos e há uma área para piqueniques. Foi um deles que me inspirou a escrever este post. No fim do mês passado, o Visit California promoveu um lindo evento às margens da Lagoa para divulgar o estado americano. Para quem quiser saber as novidades de Santa Monica, tem um post no meu outro blog, O Olhar Nômade.

Piquenique do Visit California às margens da Lagoa / Foto de Carla Lencastre
Piquenique do Visit California  / Foto de Carla Lencastre

A árvore começa a ser desmontada na manhã do dia 7 de janeiro. Mas a Lagoa vai continuar no centro das atenções de cariocas e visitantes em 2016. Durante as Olimpíadas, as provas de remo e canoagem de velocidade serão disputadas ali. Com quase oito quilômetros de perímetro, a Lagoa é cenário de regatas desde o fim do século XIX. Flamengo, Botafogo e Vasco, três dos mais importantes times do futebol carioca, tiveram origem nos clubes de remo às margens da Lagoa. E até hoje suas equipes estão entre as mais competitivas.

Vegetação exuberante no entorno da Lagoa / Foto de Carla Lencastre
Vegetação exuberante no entorno / Foto de Carla Lencastre

Infelizmente, o cenário da Lagoa não é uma beleza em tempo integral. Há um problema crônico de mortandade de peixes, por conta da proliferação de algas. Em abril deste ano, depois de uma forte chuva, foram recolhidas mais de 50 toneladas de peixes mortos na Lagoa, que é ligada ao mar. Até hoje, não foi encontrada uma solução definitiva para o problema que já tem dezenas de anos.

A vegetação às margens da Lagoa / Foto de Carla Lencastre
A vegetação às margens da Lagoa / Foto de Carla Lencastre

 

As novidades do Direto do Rio e d’O Olhar Nômade também estão nas redes sociais:

https://www.facebook.com/OOlharNomade

https://twitter.com/CarlaLencastre

https://instagram.com/carlalencastre/

Published by

Carla Lencastre

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Carla Lencastre trabalhou por mais de 25 anos na redação do jornal O Globo nas áreas de Comportamento, Cultura, Educação e Turismo. Editou a revista e o site Boa Viagem O Globo por mais de uma década e conquistou vários prêmios do setor. Em 2020 foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil pelo ranking Panrotas+Elo. Desde 2015 escreve para diversas publicações, entre elas O Globo, Panrotas e #Colabora, site de jornalismo independente voltado para o desenvolvimento sustentável, onde assina uma coluna sobre viagens do ponto de vista de diversidade, inclusão, regeneração e sustentabilidade. Ama viajar e anda mundo afora em busca de boas histórias desde sempre. É carioca de mar e bar. Gosta de dias nublados. Está no Instagram e no Twitter em @CarlaLencastre 

2 thoughts on “A Lagoa, o Natal e as Olimpíadas

  1. Prezada CARLA

    Muito interessante como sempre os teus comentarios sobre o nosso lindo
    Rio de Janeiro.

    Em relação a Arvore de Natal da Lagoa, o que me chama a atenção , e desde sempre é o fato que durante as horas diurnas, parece mais um mostrengo assustador, escrevi por diversas veces aos administradores, e as respostas foram todas ridiculas, cansei !!

    Acho que deveriam aproveitar tambem as horas diurnas, para colocar algum tipo de decoração com a utilização “gratuita” da luz do sol, para assim permitir um visual melhorado para quem passa pelo local nesses horarios e nao pode voltar a noite.

    No demais parabens pelos seus interessantes post.

    Cordialmente,

    Raul
    Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *