Um oásis em meio ao caos urbano

Botafogo, uma das áreas mais agitadas da cidade, acaba de recuperar o seu mais bonito oásis. Entre o Centro e as praias, repleto de cinemas, cervejarias, bares, restaurantes, comércio em geral e novos hotéis, o bairro viu há menos de um mês a reinauguração do tranquilo jardim da Fundação Casa de Rui Barbosa, na movimentada Rua São Clemente.

O jardim renovado da Casa de Rui / Foto de Carla Lencastre
O jardim da Casa de Rui, renovado e ainda mais bonito / Foto de Carla Lencastre

Com nove mil metros quadrados, não é dos maiores do Rio. Mas sem dúvida é dos mais simpáticos. E um respiro verde necessário em meio às muitas atrações urbanas de Botafogo.

A entrada da Casa de Rui Barbosa / Foto de Carla Lencastre
A entrada da casa / Foto de Carla Lencastre

A fundação, como o nome indica, está instalada na casa cor-de-rosa de 1850 onde viveu Rui Barbosa até sua morte, em 1923. No início do século XX, Botafogo era o bairro da aristocracia carioca. O jardim histórico que cerca o sobrado foi restaurado com recursos do BNDES e preserva árvores frutíferas plantadas pelo ilustre morador, como mangueiras, jambeiros e uma pitangueira. Há também um exemplar de pau-brasil.

Outro ângulo do jardim / Foto de Carla Lencastre
O jardim visto de outro ângulo / Foto de Carla Lencastre

Uma estrutura metálica sustenta o parreiral da antiga chácara, que ganhou novas mudas. Entre as árvores e o parreiral ficam dois pequenos lagos artificiais com carpas, pedras e pontes.

Um dos lagos do jardim de Rui / Foto de Carla Lencastre
Um dos lagos de Rui / Foto de Carla Lencastre

A garagem, perto da entrada, guarda carros de Rui Barbosa, três de tração animal e um a motor, o famoso Benz. Passeio delicioso para os dias quentes do verão que já começou por aqui.

O Benz de Rui Barbosa / Foto de Carla Lencastre
O Benz de Rui Barbosa / Foto de Carla Lencastre

Fundação Casa de Rui Barbosa. O jardim abre diariamente, das 8h às 18h, e a entrada é franca. A Casa de Rui fica na Rua São Clemente 134, perto da estação de metrô Botafogo. Telefone + 21 3289 4600.

Published by

Carla Lencastre

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Carla Lencastre trabalhou por mais de 25 anos na redação do jornal O Globo nas áreas de Comportamento, Cultura, Educação e Turismo. Editou a revista e o site Boa Viagem O Globo por mais de uma década e conquistou vários prêmios do setor. Em 2020 foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil pelo ranking Panrotas+Elo. Desde 2015 escreve para diversas publicações, entre elas O Globo, Panrotas e #Colabora, site de jornalismo independente voltado para o desenvolvimento sustentável, onde assina uma coluna sobre viagens do ponto de vista de diversidade, inclusão, regeneração e sustentabilidade. Ama viajar e anda mundo afora em busca de boas histórias desde sempre. É carioca de mar e bar. Gosta de dias nublados. Está no Instagram e no Twitter em @CarlaLencastre 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *