Vitrais franceses, espelhos belgas, mármores italiano: o tempo passa, mas a Belle Époque persiste na centenária e deslumbrante Colombo. E a mais famosa confeitaria do Rio, no Centro da cidade, agora tem um ponto de bonde para chamar de seu. É o moderno Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) levando a uma viagem ao passado.
Inaugurada semana passada, a segunda linha do bonde carioca liga a Praça XV (uma das pontas do Boulevard Olímpico) à Saara, uma área tradicional de comércio popular. Por enquanto, há quatro paradas na Linha 2 do VLT: Praça XV, Colombo, Praça Tiradentes e Saara. Como o nome indica, o ponto Colombo fica na esquina da confeitaria, na Rua Sete de Setembro com Gonçalves Dias.
No final do ano passado, os 122 anos da Colombo foram comemorados com uma reforma da fachada histórica, que recuperou as cores originais. Do lado de dentro, a decoração segue como antigamente. O ponto central é a claraboia e seu lindo vitral. Mas não olhe apenas para cima, porque o piso também é muito bonito. Entre um e outro, encontram-se imensos armários em jacarandá com portas envidraçadas, cadeirinhas de palhinha, doces e salgados, latas de biscoitos e bolos. Tudo refletido pelos enormes espelhos de cristal.
Há um restaurante no mezzanino. Mas a minha sugestão é uma mesa no café, no térreo, que serve refeições leves como saladas e sanduíches. Além, claro, de todos os doces e salgados que fazem a fama do lugar. Quase sempre há fila para entrar, e a Colombo é especialmente concorrida no horário do almoço. Mas a rotatividade também é grande. Ou seja, a fila anda rápido. Para quem não estiver com pressa, uma vez lá dentro fica-se o tempo que quiser, como em um café parisiense. Dá para repetir o café ou chá, pedir mais uma cerveja ou uma taça de espumante. A Colombo convida ao lento passar dar horas.
Semana passada, aproveitei para conhecer o percurso da linha nova do VLT e apresentar a confeitaria para uma amiga querida de férias no Rio. Passamos algumas horas no café botando o papo em dia. O serviço foi gentil o tempo todo, mesmo com o movimento intenso.
A confeitaria acaba de abrir uma loja no setor de embarque internacional do Aeroporto do Galeão na qual reproduz parte de sua decoração, com uma réplica do vitral do teto e as mesas e cadeiras. Tem também uma filial no Forte de Copacabana, onde a maior atração é a vista para o oceano.
Serviço. A Confeitaria Colombo fica no número 32 na Rua Gonçalves Dias, uma estreita transversal da Sete de Setembro, a rua que liga as praças XV e Tiradentes. A parada Sete de Setembro da Linha 1 do VLT também fica perto da confeitaria. Para quem chega de metrô, a estação mais perto é a Carioca. A Colombo abre de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Aos sábados, fecha às 17h. Telefone +21 2505-1500.
***
Para dicas de turismo no Rio e mundo afora, acompanhe também o meu Instagram (@CarlaLencastre) e o Facebook (OOlharNomade).
obrigado pela dica! adorei