O esperado Grand Hyatt Rio de Janeiro, na Praia da Barra da Tijuca, finalmente está quase pronto. E tem uma nova data de inauguração: 28 de março. Semana passada, a Travelweek by ILTM, que será realizada em São Paulo em maio, recebeu agentes de viagem e operadores de turismo para um coquetel de apresentação em um dos três restaurantes do hotel. Durante o evento deu para ter uma boa ideia de como será o lugar daqui a dois meses.
Com jeito de resort urbano de luxo, o Grand Hyatt Rio está ficando lindo. São 436 apartamentos (incluindo 42 suítes) distribuídos em sete extensos andares em uma faixa de terra entre o Oceano Atlântico e a Lagoa de Marapendi. O projeto é assinado pelo escritório canadense Yabu Pushelberg, que também fez o Park Hyatt de Nova York, entre outros hotéis. Dez elevadores devem evitar longas caminhadas por corredores, ainda que seja uma alegria olhar o carpete com desenhos inspirados em trabalhos de Roberto Burle Marx. O chão em pedra do lindíssimo lobby envidraçado com vista para a área das piscinas segue o mesmo padrão.
Todos os quartos têm varanda com portas de vidro de alto a baixo. O cenário exterior pode ser mar ou lagoa. Algumas suítes oferecem vista para os dois. Meu panorama preferido foi o da tranquila Lagoa de Marapendi, que é pouco vista mesmo por quem mora no Rio. Os apartamentos decorados em tons claros têm revestimentos em madeira. Os menores quartos dispõem de 37 metros quadrados. Todas as amenities são Granado, e a tradicional grife carioca terá uma loja no hotel.
Os hóspedes dos apartamentos no sexto e no sétimo andar, além das melhores vistas, terão acesso ao Grand Club Lounge, onde o café da manhã será servido com vista para o mar ou para a lagoa.
“Daqui a alguns meses, vai ser possível ir de barco pela lagoa até o Campo Olímpico de Golfe”, conta Silvio Araujo, diretor de Vendas e Marketing que trabalhou no Grand Hyatt São Paulo.
O novo Grand Hyatt também terá ligação de barco com o Rio Design Barra, um dos shoppings mais agradáveis da região, com cinemas, restaurantes e dezenas de lojas. A Cidade das Artes, projeto do arquiteto francês Christian de Portzamparc, fica a apenas dez minutos de carro. A Zona Sul do Rio está a cerca de uma hora de carro (ou mais, dependendo do bairro e do trânsito).
O hotel tem três restaurantes sob o comando do chef francês Yvan Didelot: um italiano, um japonês e um de cozinha brasileira. Este fica de frente para a praia e oferecerá música ao vivo à noite. Os três foram projetados pelo escritório do brasileiro Arthur Casas. O bonito e simpático Tano, o restaurante italiano, está pronto e lá foi realizado o coquetel da Travelweek.
“Estamos muito contentes em ter um número maior de expositores de Colômbia e Portugal na Travelweek este ano”, diz Simon Mayle, gerente do evento, sobre as expectativas em relação à versão 2016 da feira voltada para o mercado de viagens de luxo.
O Tano tem um bar na entrada, muita pedra, madeira clara e utensílios coloridos aparentes. Uma varanda debruçada sobre a Lagoa de Marapendi deve ser uma ótima opção em dias menos quentes. Durante o coquetel da Travelweek, chefs dos três restaurantes prepararam pratos que estarão nos respectivos cardápios. Deu vontade de voltar para provar mais.
O spa Atiaia possui nove salas de tratamento. O Grand Hyatt terá ainda uma área de dois mil metros quadrados para eventos. Esta é a parte das obras que está mais atrasada, e só deve ser inaugurada mais adiante em 2016.
Grand Hyatt Rio de Janeiro: Tarifas para a primeira semana de abril a partir de US$ 219. Avenida Lucio Costa 9.600, Barra da Tijuca. Tel. +21 3797-1234. riodejaneiro.grand.hyatt.com
Published by