Sobrevive aquele que se adapta

A crise financeira, causada pela pandemia da covid-19, só comprovou o conceito que Charles Darwin defendia: “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que se adapta às mudanças”. Apesar de a frase ter sido atribuída ao cientista, na verdade, nunca foi dita exatamente por ele. O estudioso abordava em seu livro “A origem das espécies” o processo de transformação e adaptação dos seres vivos. Mas a ideia não deixa de ser verdadeira, principalmente para o momento que vivemos quando falamos sobre o mercado corporativo.

Não é novidade que a indústria que depende das viagens e eventos foi muito impactada. Foram dois anos de decisões difíceis para as empresas conseguirem se manter em pé. Em muitos cenários, observamos uma readaptação para a diminuição de custos, principalmente afetando inúmeras pessoas. Tivemos que ser elásticos, resilientes e inovadores, mas não sem passar por muitas dores.

O avanço da vacinação e a queda consistente da contaminação contribuíram para a curva ascendente da recuperação do turismo, em especial das viagens a negócios, mesmo que em passos cautelosos. Desde setembro, notamos uma retomada dessas viagens e dos eventos menores. E, agora, no final do ano, percebemos um aumento significativo do número de eventos corporativos dos clientes, além de anúncios da retomada de feiras para 2022.

Sabemos que esses últimos tempos foram o auge dos encontros on-line. Ficamos, de certa forma, até mesmo saturados de nos relacionar à distância, ainda que essa interação virtual tenha levado os relacionamentos, antes focados em negócio, para outro nível, muito mais intimista e, arrisco dizer, de amizade. Porém, o reaquecimento do presencial é muito claro e será ainda mais forte nos próximos meses.

Um ótimo termômetro para avaliar essa busca foi o volume de participantes na Abav Expo, Festuris, Aviesp Expo, Fórum Panrotas e outros encontros do Turismo em geral. A LACTE, realizada pela Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV), foi um dos últimos eventos em 2020 do nosso setor antes do boom da pandemia. E estamos felizes em comunicar a 17ª edição para os dias 8 e 9 de março, no WTC Events Center, em São Paulo, e em formato presencial e transmitido para o Brasil e exterior. A LACTE será o grande momento de reencontro entre gestores de viagens e eventos e os parceiros do mercado corporativo; não há como mensurar o quão importante será esse RE-encontro presencial. Estruturamos um momento para reconectar as pessoas e construir em conjunto soluções. E a causa apoiada será o Protagonismo Feminino no Turismo. Queremos demonstrar a força e a presença da mulher no mercado de viagens e eventos corporativos, bem como a necessidade do apoio do homem para promover essa presença.

E a ALAGEV não parou em nenhum instante. Durante a pandemia, estreitamos ainda mais os laços com nossos associados e parceiros; proporcionamos para as pessoas um verdadeiro encontro muito além da mesa de negociação – entre híbridos e totalmente virtuais, foram mais de 50. Tenho muito orgulho em dizer que a relação entre nossos associados foi alimentada em dois anos com muita empatia, amizade e companheirismo.

No negócio e na vida, mesmo com a tecnologia, dependemos do contato pessoal. Criar novas ferramentas digitais é essencial, mas sem perder o aspecto humano. Com isso, penso que, como qualquer outra crise, é possível tirar pontos positivos e RE-aprender.

Por fim, compartilho também do mesmo pensamento que o escritor Alvin Toffler: ”O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas o que não quer aprender, desaprender e reaprender.”

E que possamos continuar nessa jornada JUNTOS!

Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da ALAGEV

Published by

ALAGEV

Juliana Patti - Graduada pela Universidade Paulista e pós-graduada em Marketing e Turismo Mercadológico pela Universidade de São Paulo (USP), a nova diretora presidente da ALAGEV possui mais de 10 anos de experiência na área de viagens e eventos, liderando diversos projetos corporativos e de marketing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *