Mantenham-se atentos e aproveitem as oportunidades

Se eu puder te dar um conselho, ele certamente será: mantenha-se atento e aproveite as oportunidades. O momento é propício para ações. Fizemos nossa lição de casa e estamos preparados para isso.

O mercado segue uma tendência animadora. Apesar do volume de faturamento ainda estar aquém do praticado antes da pandemia, na média dos 25%, uma percepção com viés mais positivo começa a ganhar força entre as operadoras, principalmente por conta do maior interesse do consumidor em adquirir ou planejar viagens.

E isso tem ligação com a curva ascendente da sensação de segurança das pessoas, somada à demanda reprimida de viagens e à série de promoções que estão em vigor atualmente – e que não devem durar muito tempo.

Segundo um recente estudo da BRAZTOA, 71% das operadoras relataram que foram procurados por turistas vacinados, sendo que 29% das viagens comercializadas para esse público ocorreram em julho e 47% estão programadas para o segundo semestre deste ano.

Com um ambiente mais atrativo, o aumento da demanda é um fato que certamente culminará na diminuição – ou fim – das promoções. Sabemos que elas não costumam durar muito tempo, por isso, reforço: é hora de acionar os contatos, a cartela de clientes, de sermos proativos, criativos e certeiros no que temos de melhor: conhecimento para oferecer experiências customizadas e bom relacionamento para garantir a flexibilização de roteiros. Em resumo: as melhores oportunidades de viagens.

Esses são ingredientes fundamentais para atender aos anseios de todos aqueles que contam os segundos para desfrutar da liberdade de poder ir e vir, pelo Brasil e pelo mundo. Essas são nossas armas para irmos adiante.

Aí eu pergunto: o que você tem feito com esse mix que forma o melhor cenário possível para empresas e empreendedores que querem reconquistar seu faturamento e ligar o modo crescimento?

Se você ainda está pensando no que fazer, te mostro, em números, que muitos já estão em ação. Em 2020, as associadas da Braztoa tiveram 66,8% de queda no faturamento. Em junho deste ano, 22% já venderam o mesmo ou até mais do que antes da pandemia, em comparação com os valores históricos do mês.

É isso. Estamos em um momento de excelentes oportunidades para quem quer garantir sua viagem para embarques futuros, fator que contribui para uma movimentação positiva do setor. É preciso que todos, viajantes e profissionais do turismo, se mantenham atentos e aproveitem as oportunidades.

Published by

Roberto Haro Nedelciu

Roberto Haro Nedelciu trabalhou por 26 anos em uma empresa automotiva multinacional, no departamento de Tecnologia da Informação e já viajou para 80 países. Engenheiro Industrial Mecânico, com MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas, além de sócio da Raidho Viagens, foi também diretor de Tecnologia e vice-presidente da BRAZTOA, entre 2015 e 2019, até assumir a presidência do Conselho de Administração da entidade para o biênio 201/2021. Com espírito aventureiro, tem como hobby o motociclismo e o montanhismo, já subiu até o Campo Base do Everest (Nepal), Kilimanjaro (Tanzânia), Chimborazo (Equador) e o Monte Kota KinaBalu (Malásia).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *