Mantenham-se atentos e aproveitem as oportunidades

Se eu puder te dar um conselho, ele certamente será: mantenha-se atento e aproveite as oportunidades. O momento é propício para ações. Fizemos nossa lição de casa e estamos preparados para isso.

O mercado segue uma tendência animadora. Apesar do volume de faturamento ainda estar aquém do praticado antes da pandemia, na média dos 25%, uma percepção com viés mais positivo começa a ganhar força entre as operadoras, principalmente por conta do maior interesse do consumidor em adquirir ou planejar viagens.

E isso tem ligação com a curva ascendente da sensação de segurança das pessoas, somada à demanda reprimida de viagens e à série de promoções que estão em vigor atualmente – e que não devem durar muito tempo.

Segundo um recente estudo da BRAZTOA, 71% das operadoras relataram que foram procurados por turistas vacinados, sendo que 29% das viagens comercializadas para esse público ocorreram em julho e 47% estão programadas para o segundo semestre deste ano.

Com um ambiente mais atrativo, o aumento da demanda é um fato que certamente culminará na diminuição – ou fim – das promoções. Sabemos que elas não costumam durar muito tempo, por isso, reforço: é hora de acionar os contatos, a cartela de clientes, de sermos proativos, criativos e certeiros no que temos de melhor: conhecimento para oferecer experiências customizadas e bom relacionamento para garantir a flexibilização de roteiros. Em resumo: as melhores oportunidades de viagens.

Esses são ingredientes fundamentais para atender aos anseios de todos aqueles que contam os segundos para desfrutar da liberdade de poder ir e vir, pelo Brasil e pelo mundo. Essas são nossas armas para irmos adiante.

Aí eu pergunto: o que você tem feito com esse mix que forma o melhor cenário possível para empresas e empreendedores que querem reconquistar seu faturamento e ligar o modo crescimento?

Se você ainda está pensando no que fazer, te mostro, em números, que muitos já estão em ação. Em 2020, as associadas da Braztoa tiveram 66,8% de queda no faturamento. Em junho deste ano, 22% já venderam o mesmo ou até mais do que antes da pandemia, em comparação com os valores históricos do mês.

É isso. Estamos em um momento de excelentes oportunidades para quem quer garantir sua viagem para embarques futuros, fator que contribui para uma movimentação positiva do setor. É preciso que todos, viajantes e profissionais do turismo, se mantenham atentos e aproveitem as oportunidades.

BRAZTOA: passado, presente e futuro

Tantos acontecimentos mudaram a nossa percepção do tempo. Parece que vivemos muitos anos em meses. Aliás, o último ano – até pouco mais de um ano, inclusive – mudaram completamente os rumos da gestão proposta para 2019/2021.

Dizem que o que você faz na entrada do ano novo é o que você fará durante pelos próximos doze meses. Por isso as pessoas se preocupam em manter suas mentes positivas e em passar a virada fazendo coisas que gostam.

Foi o que fizemos, há duas semanas, na cerimônia de posse do grupo gestor da Braztoa para o biênio 2021/2023. Começamos nosso evento com uma palestra do Manoel Fernandes, sócio da Bites Consultoria (que tem como propósito fornecer dados para a tomada de decisões estratégicas a partir da análise de informações públicas e abertas existentes na Internet). Nosso “kickoff” foi aprendendo um pouco mais com ele.

Aliás, essa foi uma das ações que fizemos de melhor nos últimos dois anos: compartilhar conhecimento, multiplicar boas dicas, bons insights para ampliar cada vez mais essa rede de exemplos de sucesso.

Foi, inclusive, o que nos conduziu na criação da série de webinars que realizamos nos primeiros meses da pandemia e, também, um dos objetivos que nos levaram a Criar a Academia de Excelência Braztoa, que está a todo vapor.

Em 2019, traçamos planos para entidade. Muitos planos. Fizemos diversos eventos de sucesso na Unibes Cultural, fomos para Canela realizar nossa convenção e o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, realizamos o ECB Rio em 2020. Um evento de sucesso em todos os sentidos. E foi justamente ele o divisor de águas.

Quem se lembra que um dia depois foi decretada a pandemia? Pois foi ali que tudo mudou, que tudo virou urgência. Tivemos que parar e aprender a trabalhar de uma maneira inimaginável, tratando de temas que nunca mensuramos.

Os últimos dois anos foram de muito trabalho, sempre buscando a sustentabilidade econômica e de gestão dos nossos associados. Esse trabalho não pode parar. Precisamos, mais do que nunca, de foco.

Por aqui, nosso foco é dar ferramentas, subsídios para que nossos associados cresçam cada vez mais. Quando evoluímos por aqui, o setor todo cresce. O impacto é para todos!

Aprendemos a trabalhar em conjunto com outras entidades, demos corpo à nossa voz diante do governo, ampliamos nossa presença na mídia com as pesquisas realizadas, buscamos especialistas para nos ajudarem a recalcular as nossas rotas e, hoje, estamos aqui, em clima de renovação, de novas perspectivas, de total reconstrução. Em clima de positividade e olhar para presente e futuro.

Reforço que a minha gestão continuará focada em valorizar o fator humano. Esse fator que não tem preço, que traz os reais diferenciais e que faz todas as partes da roda girarem – a nosso favor, claro.

Temos objetivos claros para essa gestão:

  • Novos Modelos de Filiação – Categorias x Benefícios
  • Eventos presenciais e digitais
  • Eliminação da obrigatoriedade estatutárias de participação nos eventos
  • Criação de ambiente para ampliação e diversificação do quadro de associados
  • Gestão de Crise – Interlocução Institucional
  • Academia de Excelência Braztoa – Experiências Incríveis
  • Pesquisas – Anuários Braztoa
  • Inteligência – Comunicação – Articulações Coletivas

Essa nova gestão será muito democrática e participativa. Queremos reunir o máximo de pessoas e envolvê-las em temas nos quais elas tenham maior atuação. A BRAZTOA continuará se fortalecendo como um HUB que conecta seus associados aos parceiros da rede de distribuição e de fornecimento dos destinos domésticos e internacionais, aos viajantes, à academia, às demais entidades e instituições governamentais.

Esse posicionamento será dará por meio de uma atuação criativa e multicanal, que vai primar pela: inovação, sustentabilidade, flexibilidade e customização, transparência, diversidade e parceria.

E, na prática, isso já se reflete na criação de cinco Grupos de Trabalho:

  • GT de Comunicação – liderado pela vice-presidente Marina Figueiredo
  • GT de Finanças e Parcerias – liderado pelo vice-presidente Frederico Levy
  • GT de Inovação e Tecnologia – liderado pelo vice-presidente Pablo Zabala
  • GT de Tributação e Legislação – liderado pelo vice-presidente Fabiano Camargo
  • GT de Especialistas – liderado pela Estela Farina que também assume como Conselheira de Admissão e Ética

Além dos dois Conselhos já existentes – Fiscal e de Admissão e Ética – outra novidade que quero contar é sobre a criação do Conselho Regional, que terá três associados dedicados ao desenvolvimento das regiões Sul, Sudeste e Norte/Centro-Oeste, garantindo uma gestão com atenção personalizada e consolidando a capilaridade da entidade em todo o Brasil.

Esse é o novo modelo de gestão da Braztoa. Já disse e repito: teremos uma gestão participativa e aberta, onde todos terão seus lugares de fala como especialistas que são. Vamos nos apoiar nas nossas expertises para atingir nossos propósitos: Gerar Recursos, Gerar Valor, Soluções, Negócios, Relacionamento e Conhecimento.

Digo tudo isso com a energia de quem, ao lado de todo o trade, viveu momentos desafiadores e está aqui, começando um novo ciclo, um “ano novo” e colocando em prática o aprendizado adquirido em prol de um presente e um futuro melhores e de muito sucesso.

Maturidade Digital

Há tempos temos falado sobre transformações. Muitas transformações de comportamento, relacionamento e até de pessoas, mas, principalmente, as digitais. O mundo mudou, o turismo mudou, as pessoas mudaram e a maneira de vender turismo tem se transformado para atender esse nono cenário. Não temos a menor dúvida de que caminhamos a passos largos para uma maturidade digital entre as operadoras de Turismo.

Diante da transformação digital vivenciada em todos os segmentos e acelerada pela pandemia, nós, da BRAZTOA, identificamos a necessidade de iniciar uma análise de indicadores voltados para a maturidade digital dos nossos associados, com o intuito de entender o panorama atual e desenhar sua atuação neste processo de mutação.

Dados são importantíssimos para que possamos nos olhar de fora e saber exatamente onde queremos e precisamos melhorar. Dados são essenciais para pautar decisões mediante fatos, sem achismos.

Isso, inclusive, tem acontecido com a BRAZTOA que, pela primeira vez, lançou um olhar científico para esse tema e o trouxe para o seu principal produto: a histórica edição de 10 anos Anuário Braztoa.

Nesta primeira análise, foi identificado que as operadoras possuem alto grau de maturidade digital, superando a média em todos os indicadores analisados: e-mail, website, digitalização da empresa, apoio ao cliente, redes sociais, CRM e estratégia de marketing digital.

O e-mail e o website estão entre os quesitos que obtiveram o melhor desempenho, alcançando quase o grau máximo de maturidade e demonstrando que quase todos os pesquisados possuem comunicação efetiva por e-mail corporativo e por newsletter periódica com os clientes, além de um site bem elaborado. 

O Anuário também mostra que outros pontos precisam ser mais trabalhados e difundidos entre as empresas: a presença nas redes sociais e as vendas online. Este panorama está relacionado com o modelo de negócios das operadoras que, em sua maioria, não trabalha diretamente para o cliente final, mas sim como fornecedoras para outras agências e freelancers.

Já disse e reforço: saber onde estão os gargalos nos traz foco para o que precisa ser ajustado, pois o mais importante já temos: o alto nível de conhecimento sobre viagens e sobre milhares destinos do Brasil e do mundo.

Tendo em vista o contexto atual e a necessidade de modernização e atualização das empresas, os associados BRAZTOA, individualmente, já iniciaram este processo, estão em grau satisfatório de maturidade digital, mas sempre cientes de sempre há algo a melhorar.

Mas não se esqueçam que os clientes não são máquinas, são humanos e estão “assustados” com as mudanças drásticas dos últimos tempos. Estão ansiosos para viajar, mas precisam se sentir seguros para isso.  Aproveitem esse momento e melhorem seus processos. Automatizem, mas, também, humanizem.

Os dados estão aí e eu os convido: mãos à obra!