Maturidade Digital

Há tempos temos falado sobre transformações. Muitas transformações de comportamento, relacionamento e até de pessoas, mas, principalmente, as digitais. O mundo mudou, o turismo mudou, as pessoas mudaram e a maneira de vender turismo tem se transformado para atender esse nono cenário. Não temos a menor dúvida de que caminhamos a passos largos para uma maturidade digital entre as operadoras de Turismo.

Diante da transformação digital vivenciada em todos os segmentos e acelerada pela pandemia, nós, da BRAZTOA, identificamos a necessidade de iniciar uma análise de indicadores voltados para a maturidade digital dos nossos associados, com o intuito de entender o panorama atual e desenhar sua atuação neste processo de mutação.

Dados são importantíssimos para que possamos nos olhar de fora e saber exatamente onde queremos e precisamos melhorar. Dados são essenciais para pautar decisões mediante fatos, sem achismos.

Isso, inclusive, tem acontecido com a BRAZTOA que, pela primeira vez, lançou um olhar científico para esse tema e o trouxe para o seu principal produto: a histórica edição de 10 anos Anuário Braztoa.

Nesta primeira análise, foi identificado que as operadoras possuem alto grau de maturidade digital, superando a média em todos os indicadores analisados: e-mail, website, digitalização da empresa, apoio ao cliente, redes sociais, CRM e estratégia de marketing digital.

O e-mail e o website estão entre os quesitos que obtiveram o melhor desempenho, alcançando quase o grau máximo de maturidade e demonstrando que quase todos os pesquisados possuem comunicação efetiva por e-mail corporativo e por newsletter periódica com os clientes, além de um site bem elaborado. 

O Anuário também mostra que outros pontos precisam ser mais trabalhados e difundidos entre as empresas: a presença nas redes sociais e as vendas online. Este panorama está relacionado com o modelo de negócios das operadoras que, em sua maioria, não trabalha diretamente para o cliente final, mas sim como fornecedoras para outras agências e freelancers.

Já disse e reforço: saber onde estão os gargalos nos traz foco para o que precisa ser ajustado, pois o mais importante já temos: o alto nível de conhecimento sobre viagens e sobre milhares destinos do Brasil e do mundo.

Tendo em vista o contexto atual e a necessidade de modernização e atualização das empresas, os associados BRAZTOA, individualmente, já iniciaram este processo, estão em grau satisfatório de maturidade digital, mas sempre cientes de sempre há algo a melhorar.

Mas não se esqueçam que os clientes não são máquinas, são humanos e estão “assustados” com as mudanças drásticas dos últimos tempos. Estão ansiosos para viajar, mas precisam se sentir seguros para isso.  Aproveitem esse momento e melhorem seus processos. Automatizem, mas, também, humanizem.

Os dados estão aí e eu os convido: mãos à obra!

2020: CORAGEM + HUMANIDADE + TRANSFORMAÇÃO + MATURIDADE = UMA NOVA REALIDADE

Devo confessar que tínhamos um belíssimo plano para o Anuário Braztoa 2021. E esse sonho estava sendo minuciosamente arquitetado há alguns anos, afinal, trata-se de uma publicação histórica: a décima edição de um dos mais importantes produtos da nossa Associação. O que não esperávamos era dividir o protagonismo da comemoração de uma década de pesquisas que mostravam o verdadeiro lugar do turismo no PIB brasileiro, como forte gerador de empregos e renda, com o impacto de um ano atípico, o pior da história do turismo no mundo. Tivemos que dar uma “pausa” e pegar o impulso necessário para alçar saltos ainda mais altos.  

Desde 2011, a BRAZTOA tem feito este trabalho – hercúleo, diga-se de passagem – de consolidar dados, entender seus significados e cruzamentos, para interpretá-los e criar inteligência turística. De lá para cá, as linhas dos gráficos referentes ao faturamento e embarques sempre caminharam de forma ascendente, ano após ano, fruto de muita dedicação do grupo de associados Braztoa, diga-se de passagem. Mas, agora, temos que ter a coragem de olhar esses números de frente, digeri-los e fazer o que precisa ser feito: um trabalho focado e pautado em dados reais.

Coragem para enxergar, não obstante quão desafiador isso seja, coisas boas nos números que apresentaremos a seguir. Olhar para os últimos 10 anos de faturamento dos associados da Braztoa e identificar um crescimento de 143%, saindo de R$ 6,2 BI e alcançando a marca de R$ 15,1 Bi, e, ao mesmo tempo, nos deparar com 2020 representando uma redução de 66,78% em relação ao ano anterior, alcançando 4 Bilhões de reais em faturamento, não é uma tarefa fácil, mas um convite para ver a realidade da transformação com olhos atentos.

Mas quero ressaltar que, apesar de ser a mais impactante das crises, esta não é a primeira. Em termos turísticos, nos últimos 20 anos, superamos várias delas: os atentados terroristas em 2001, a epidemia provocada pelo SARS que também iniciou na China em 2003, a crise econômica de 2008, a gripe causada pelo vírus H1N1 em 2009, entre outras. Em todas elas, o turismo mostrou sua força, voltou a crescer e alavancou a economia. E por trás de cada passo para a superação, as pessoas. É nossa humanidade, empatia e capacidade de adaptação que move as empresas e o mundo.

A Organização Mundial do Turismo (UNWTO sigla em inglês) faz uma projeção, diante de três cenários possíveis, mas com a expectativa de que, em 2 anos e meio, o turismo retorne aos patamares anteriores em número de viagens e receitas. Pois é para o agora e para este futuro que estamos mirando com a coragem que tanto tenho citado neste texto.

Se, por um lado, enfrentamos dificuldades, por outro, aprendemos, atingimos a maturidade econseguimos nos olhar no espelho e enxergar nosso devido valor. Embora a intermediação de serviços, por vezes, tivesse sua importância questionada de forma enviesada, a sua relevância ficou evidente diante da crise. A assessoria aos passageiros foi vital para os processos de repatriamento, para orientações quanto a cuidados e procedimentos, para suporte em cancelamentos e remarcações, entre tantas outras necessidades que se tornaram prementes.

Sinto orgulho da trajetória que traçamos até aqui. Do amadurecimento e da transformação que muitos de nós alcançamos em tão pouco tempo, e que, com certeza, não vai parar por aqui.

Construímos este Anuário como um registro positivo, um motivo para nossos associados, empresários, colaboradores, parceiros, fornecedores e toda a rede da qual fazemos parte se orgulharem – afinal, quando a BRAZTOA leva aos setores público e privado a importância do turismo na economia nacional, é deste elo indissociável e do trabalho de cada um de vocês que estamos falando.  Um documento que atesta a resiliência e a capacidade do turismo para se reinventar – e para onde vamos olhar e lembrar de que passamos pela maior crise da história do mundo e que esse foi apenas o início de uma nova realidade. Esta é a razão de ser do Anuário Braztoa 2021. 

Clique aqui e acesse o Anuário Braztoa 2021 na íntegra.

Boa leitura!

Turismo: prontos para o garimpo e lapidação de oportunidades e novos produtos?

O que faz seus olhos brilharem no escopo do seu trabalho? Uma das partes mais prazerosas do cotidiano de um operador de turismo é garimpar achados para seus roteiros. Sabe quando você descobre ou simplesmente passa a enxergar algo com olhos de profundo conhecedor de viagens e vê grande potencial? Somos eternos caçadores de talentos turísticos pouco ou ainda não explorados.

Como tudo no nosso setor, muitos saem ganhando com isso: quem descobre e quem é descoberto. O Brasil está repleto de, digamos, “joias raras” que ainda não foram encontradas ou não foram lapidadas e é justamente delas que precisamos para manter as nossas prateleiras atualizadas, diversificadas e, acima de tudo, prontas para surpreender.

Há meses temos falado sobre olhar para dentro, sobre reconstrução, sobre reaprender ressignificar e dar as mãos. A BRAZTOA está realmente focada nisso. A alquimia do nosso trabalho passa não apenas pelas boas descobertas, mas também em discutir e encontrar maneiras de torná-las viáveis para serem parte de grandes experiências – que são o presente e o futuro do Turismo.  

Mas essa tarefa não é fácil. Existem muitos empreendimentos, destinos e profissionais que são bons e sabem. Existem tantos outros que não fazem ideia do seu potencial. Em 2020, aprendemos que dependemos uns dos outros, que podemos ajudar uns aos outros e que podemos compartilhar o que temos de melhor: nossa expertise, nosso networking e nosso desejo de encontrar caminhos para uma retomada triunfal.

Dia desses, recebi de um amigo um poema de Mario de Andrade que falava sobre a passagem do tempo, sobre a chegada da maturidade e sobre o essencial que faz a vida valer a pena:  cercar-se de pessoas que sabem tocar os corações das pessoas. Pronto, descobrimos mais um dos nossos papeis fundamentais como profissionais do Turismo.

O que podemos fazer para acelerar o processo de transformação de negócios, de pessoas e de destinos turísticos? Como podemos estimular diamantes brutos a buscarem suas melhores formas? Já temos respostas para essas perguntas e falaremos delas muito em breve.

Agora, volto ao título desse texto e refaço a pergunta: vocês estão prontos para o garimpo e lapidação de oportunidades e novos produtos? Vou mais longe: vocês estão abertos a serem descobertos e ir muito além do que estão neste momento?