2020: CORAGEM + HUMANIDADE + TRANSFORMAÇÃO + MATURIDADE = UMA NOVA REALIDADE

Devo confessar que tínhamos um belíssimo plano para o Anuário Braztoa 2021. E esse sonho estava sendo minuciosamente arquitetado há alguns anos, afinal, trata-se de uma publicação histórica: a décima edição de um dos mais importantes produtos da nossa Associação. O que não esperávamos era dividir o protagonismo da comemoração de uma década de pesquisas que mostravam o verdadeiro lugar do turismo no PIB brasileiro, como forte gerador de empregos e renda, com o impacto de um ano atípico, o pior da história do turismo no mundo. Tivemos que dar uma “pausa” e pegar o impulso necessário para alçar saltos ainda mais altos.  

Desde 2011, a BRAZTOA tem feito este trabalho – hercúleo, diga-se de passagem – de consolidar dados, entender seus significados e cruzamentos, para interpretá-los e criar inteligência turística. De lá para cá, as linhas dos gráficos referentes ao faturamento e embarques sempre caminharam de forma ascendente, ano após ano, fruto de muita dedicação do grupo de associados Braztoa, diga-se de passagem. Mas, agora, temos que ter a coragem de olhar esses números de frente, digeri-los e fazer o que precisa ser feito: um trabalho focado e pautado em dados reais.

Coragem para enxergar, não obstante quão desafiador isso seja, coisas boas nos números que apresentaremos a seguir. Olhar para os últimos 10 anos de faturamento dos associados da Braztoa e identificar um crescimento de 143%, saindo de R$ 6,2 BI e alcançando a marca de R$ 15,1 Bi, e, ao mesmo tempo, nos deparar com 2020 representando uma redução de 66,78% em relação ao ano anterior, alcançando 4 Bilhões de reais em faturamento, não é uma tarefa fácil, mas um convite para ver a realidade da transformação com olhos atentos.

Mas quero ressaltar que, apesar de ser a mais impactante das crises, esta não é a primeira. Em termos turísticos, nos últimos 20 anos, superamos várias delas: os atentados terroristas em 2001, a epidemia provocada pelo SARS que também iniciou na China em 2003, a crise econômica de 2008, a gripe causada pelo vírus H1N1 em 2009, entre outras. Em todas elas, o turismo mostrou sua força, voltou a crescer e alavancou a economia. E por trás de cada passo para a superação, as pessoas. É nossa humanidade, empatia e capacidade de adaptação que move as empresas e o mundo.

A Organização Mundial do Turismo (UNWTO sigla em inglês) faz uma projeção, diante de três cenários possíveis, mas com a expectativa de que, em 2 anos e meio, o turismo retorne aos patamares anteriores em número de viagens e receitas. Pois é para o agora e para este futuro que estamos mirando com a coragem que tanto tenho citado neste texto.

Se, por um lado, enfrentamos dificuldades, por outro, aprendemos, atingimos a maturidade econseguimos nos olhar no espelho e enxergar nosso devido valor. Embora a intermediação de serviços, por vezes, tivesse sua importância questionada de forma enviesada, a sua relevância ficou evidente diante da crise. A assessoria aos passageiros foi vital para os processos de repatriamento, para orientações quanto a cuidados e procedimentos, para suporte em cancelamentos e remarcações, entre tantas outras necessidades que se tornaram prementes.

Sinto orgulho da trajetória que traçamos até aqui. Do amadurecimento e da transformação que muitos de nós alcançamos em tão pouco tempo, e que, com certeza, não vai parar por aqui.

Construímos este Anuário como um registro positivo, um motivo para nossos associados, empresários, colaboradores, parceiros, fornecedores e toda a rede da qual fazemos parte se orgulharem – afinal, quando a BRAZTOA leva aos setores público e privado a importância do turismo na economia nacional, é deste elo indissociável e do trabalho de cada um de vocês que estamos falando.  Um documento que atesta a resiliência e a capacidade do turismo para se reinventar – e para onde vamos olhar e lembrar de que passamos pela maior crise da história do mundo e que esse foi apenas o início de uma nova realidade. Esta é a razão de ser do Anuário Braztoa 2021. 

Clique aqui e acesse o Anuário Braztoa 2021 na íntegra.

Boa leitura!

Turismo: prontos para o garimpo e lapidação de oportunidades e novos produtos?

O que faz seus olhos brilharem no escopo do seu trabalho? Uma das partes mais prazerosas do cotidiano de um operador de turismo é garimpar achados para seus roteiros. Sabe quando você descobre ou simplesmente passa a enxergar algo com olhos de profundo conhecedor de viagens e vê grande potencial? Somos eternos caçadores de talentos turísticos pouco ou ainda não explorados.

Como tudo no nosso setor, muitos saem ganhando com isso: quem descobre e quem é descoberto. O Brasil está repleto de, digamos, “joias raras” que ainda não foram encontradas ou não foram lapidadas e é justamente delas que precisamos para manter as nossas prateleiras atualizadas, diversificadas e, acima de tudo, prontas para surpreender.

Há meses temos falado sobre olhar para dentro, sobre reconstrução, sobre reaprender ressignificar e dar as mãos. A BRAZTOA está realmente focada nisso. A alquimia do nosso trabalho passa não apenas pelas boas descobertas, mas também em discutir e encontrar maneiras de torná-las viáveis para serem parte de grandes experiências – que são o presente e o futuro do Turismo.  

Mas essa tarefa não é fácil. Existem muitos empreendimentos, destinos e profissionais que são bons e sabem. Existem tantos outros que não fazem ideia do seu potencial. Em 2020, aprendemos que dependemos uns dos outros, que podemos ajudar uns aos outros e que podemos compartilhar o que temos de melhor: nossa expertise, nosso networking e nosso desejo de encontrar caminhos para uma retomada triunfal.

Dia desses, recebi de um amigo um poema de Mario de Andrade que falava sobre a passagem do tempo, sobre a chegada da maturidade e sobre o essencial que faz a vida valer a pena:  cercar-se de pessoas que sabem tocar os corações das pessoas. Pronto, descobrimos mais um dos nossos papeis fundamentais como profissionais do Turismo.

O que podemos fazer para acelerar o processo de transformação de negócios, de pessoas e de destinos turísticos? Como podemos estimular diamantes brutos a buscarem suas melhores formas? Já temos respostas para essas perguntas e falaremos delas muito em breve.

Agora, volto ao título desse texto e refaço a pergunta: vocês estão prontos para o garimpo e lapidação de oportunidades e novos produtos? Vou mais longe: vocês estão abertos a serem descobertos e ir muito além do que estão neste momento?

Todo Carnaval tem seu fim, mas esse nem começou

Todo Carnaval tem seu fim e, às vezes, ele nem começa. Inimaginável e estranho dizer isso, mas é uma dura realidade que precisa ser encarada de frente.

Cancelar as tradicionais festas que ocorrem pelos quatro cantos do Brasil foi uma ação incontestável. Isso já vinha se delineando pelo aumento dos casos de COVID19, na reta final do ano. Mas o longo feriado, que dava um respiro para as pessoas logo no início do ano, funcionando como um divisor, um pontapé inicial para que todos os planos começassem a ser colocados em prática, fez muita falta.

Para a recuperação do setor, o cancelamento do Carnaval teve um impacto enorme em todo o setor, pois ainda havia uma certa expectativa de viagens para o período, mas essa possibilidade não se concretizou.

Segundo o mais recente levantamento da BRAZTOA, para 71% das pesquisadas, a definição tardia da manutenção do feriado também contribuiu para que esse importante período para o turismo não representasse volume expressivo na comercialização das operadoras.

O resultado? Segundo o mesmo levantamento citado acima, para 76% das empresas, o carnaval representou menos de 10% das vendas do mês de janeiro. Em um panorama geral, para quase metade das pesquisadas as vendas gerais para o Carnaval não atingiriam 50% dos números de 2020. Saberemos os dados reais no nosso anuário, previsto para ser lançado em março.

Mas, vamos lá, o Carnaval já é passado. Nosso olhar agora tem que ser para a frente. Tantas indefinições nos levam a acreditar que, se os grandes feriados não foram os mesmos, quem sabe as baixas temporadas também podem nos surpreender positivamente? As pessoas continuam com muita vontade de viajar, de relaxar, conhecer novos lugares e culturas. A sensação de liberdade tem feito falta a todos.

Nosso papel nisso tudo?  Existem muitas promoções e excelentes oportunidades para quem quer se planejar com antecedência e as operadoras estão preparadas para dar toda informação e suporte necessários: desde a melhor data de compra, produtos e destinos adequados a cada perfil, regras e protocolos para uma viagem tranquila, possibilidade de reagendamento ou algum tipo de alteração na viagem.

Dá para viajar em curto prazo. Dá para comprar agora e viajar no segundo semestre, também. Ressaltamos, a todo momento, que os protocolos, adotados pelas empresas do setor e por todos os cidadãos, devem continuar sendo seguidos e que, agora, eles ganham a vacinação como importante aliada, como um excelente complemento ao conjunto de ações que propiciam um cenário no qual as pessoas se sintam cada vez mais seguras para realizar suas viagens, seja qual for o período escolhido para isso. 

Os desafios persistem, mas com foco, atitude, união e resiliência, vamos reconstruir nosso setor, tornando-o cada vez mais diversificado, forte e inspirador. O sonho do Carnaval não aconteceu, mas 2021 começa com novos caminhos sendo abertos e escolhemos sempre olhar para as oportunidades que ele nos traz.