Uma só voz: “Não Cancele, adie”

Um furacão repentino nos tirou da zona de conforto. Convenhamos que não se tratava de uma zona tão confortável assim, mas fomos colocados em um cenário inimaginável.

Semear em dias tranquilos é algo tão leve e corriqueiro que o fazemos, muitas vezes, em modo automático. Pesquisar, planejar, colocar em prática, colher e sempre repetir esse ciclo. Leio essa frase nesse exato momento e ela me parece um sonho.

Mas é na crise que devemos plantar ainda mais. Quando estamos preocupados com o agora, com o apagar de incêndios, essa é realmente uma tarefa difícil. Mas não há tempo de classificar o que é fácil ou difícil. Vivemos um momento de muitas ações.

Aceleramos nossos passos em um plano infinito de trabalho: grupos de whatsapp, chamadas, vídeoconferências, cada vez mais contatos salvos no celular. Uma rede que só cresce. Todos unidos pelo setor de Turismo. Todos unidos pela economia. Todos juntos para manter vivos os sonhos das empresas que são especialistas em realizar sonhos.

O trabalho em grupo nunca fez tanto sentido. A tecnologia, aquela da qual falamos tanto nos últimos tempos também. O fator humano, então, está à frente de tudo isso.

Acho importante mostrar um cenário, que é apenas uma parte do que está ocorrendo com o Turismo. Segundo um recente levantamento feito pela BRAZTOA, comparando com 2019, os resultados das vendas das associadas efetivadas em janeiro e fevereiro de 2020 foram menores para 65% delas. Já para março, essas empresas estão com as vendas praticamente paralisadas.

Nunca estivemos diante de uma crise dessa magnitude! Como uma medida fundamental, criamos a campanha #ViajarÉPreciso, que traz a mensagem “Não Cancele, adie”, tendo em vista que os impactos para agentes de viagens, meios de transporte, hospedagens, receptivos e guias de turismo são incalculáveis. Você, com certeza, deve ter visto em algum site, rede social ou aplicativo de conversa. Você, inclusive, deve ter compartilhado. Se não o fez, ainda há tempo de fazer parte desse time. Esse mantra é nosso, é de toda a cadeia.

A BRAZTOA não parou por aí, nossa lista de atuações é grande. Estamos apoiando os associados em diversas frentes de trabalho, inclusive de forma conjunta com outras entidades do setor. Uma das principais ações foi o encaminhamento de um pleito para o Ministério do Turismo para aprovação de medidas emergenciais visando garantir a sustentabilidade do setor que passa por, como a disponibilização de linhas de crédito especiais, suspensão e/ou postergação de pagamento de impostos, liberação do saque do FGTS para funcionários, apoio para remarcação de viagens em detrimento ao cancelamento com consequente devolução de valores que põe em risco a manutenção dos negócios.

Existem muitas outras iniciativas em andamento junto aos governos estaduais, municipais, junto a fornecedores da cadeia produtiva e de apoio aos consumidores que ainda estão em viagem ao exterior, por intermédio das operadoras associadas, e que precisam regressar ao país. Nossos associados seguem as recomendações dos órgãos oficiais e estão comprometidos a prestar os melhores serviços a todos os seus passageiros, fazendo a ponte entre eles e os mais diversos fornecedores espalhados pelo mundo para que viagem sempre com segurança.

Estamos convictos de que é com união que superaremos esse cenário tão desafiador para o Turismo e para toda a sociedade. Estamos certos de que nossa conexão com associados, agentes, viajantes, governo e parceiros será ainda mais forte e clara quando o setor começar a sua retomada. Estamos prontos para esse momento.

Eventos: uma oportunidade de humanizar as relações

Os eventos aproximam as pessoas. Estreitam de verdade aquela sensação de proximidade que as redes sociais e aplicativos de conversa nos trazem. Sempre digo e não canso de repetir: a tecnologia é ótima, necessária, fundamental, mas nada substitui as pessoas, o fator humano, as relações humanas.

Quantas coisas podemos aprender e compartilhar quando encontramos alguém? Falo por mim. Muitas!! Encontrar aquele velho amigo para um happy hour nos faz pensar: “por que não fazemos isso mais vezes?”. Olhar nos olhos torna tudo mais rico, mais intenso e muito mais gratificante.

A BRAZTOA vem de grandes eventos do ano: Convenção, Prêmio de Sustentabilidade e SEEDS, em Canela, e o Braztoa Desvenda, em São Paulo. Além de extremamente importantes, eles encerraram, com louvor, o calendário anual de eventos da entidade.

Essa convenção anual é muito importante, por vários motivos. No dia a dia, falta tempo para olhar para o lado, compartilhar experiências, falar dos nossos negócios. Essa foi a proposta: reunimos nossos associados em Canela, fomos muito bem recebidos, debatemos temas da BRAZTOA, do mercado, mas, principalmente, nos vimos e nos falamos.

Posso dizer que essa foi a mais inovadora das convenções: Tivemos uma atividade inédita: o projeto Zeitgeist Navigators, uma experiência exclusiva de aprendizagem para gestores, empresários, lideranças e empreendedores. Foram dinâmicas e imersões transformadoras que, com certeza, mexeram com todos os associados. Saímos de lá conhecendo um pouco mais sobre cada um. Que dia memorável!

Ainda tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente os principais pontos de Canela, aprender mais sobre essa bela cidade que, com certeza, figurará ainda mais nas prateleiras de produtos dos associados BRAZTOA.

Nossa estada em Canela foi única por outros motivos também. Nós não apenas falamos, mas vivemos a sustentabilidade. Todos os presentes tiveram a chance de plantar uma árvore, de deixar seu legado para a cidade e para o Parque do Caracol, onde tudo aconteceu, e fomos agraciados por um dia lindo e ensolarado.

Por fim, tivemos uma grande noite, na qual conhecemos os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020. Não dá para falar de turismo sem falar de sustentabilidade. O turismo sustentável é uma ferramenta incrível de desenvolvimento econômico e social. Esse projeto é o nosso grande orgulho e uma necessidade para o setor e para o planeta.

Pegamos a ponte aérea. Mal chegamos em São Paulo e nossas atenções se voltaram totalmente para o Braztoa Desvenda. Criamos esse festival de turismo para reunir pessoas como nós: apaixonados por viagem, por experiências e por conversas agregadoras sobre o presente e o futuro da indústria de viagens.

Foi uma enxurrada atividades simultâneas: painéis sobre planejamento financeiro para viajar mais e melhor, sobre como as viagens nos transformam, e sobre como as agências e operadoras podem trabalhar em parceria com os formadores de opinião.

Enquanto isso, ocorriam ativações gastronômicas, aulas-show, associados expondo seus produtos, painéis instagramáveis, sessões de coaching e palestras para agentes de viagens. Para onde se olhava, alguma coisa bacana estava acontecendo. Um grupo interessante de pessoas estava reunido.

O encerramento do evento foi um dos pontos altos, com uma apresentação musical e delícias gastronômicas de Minas Gerais. Um momento de total descontração e confraternização.

Foi um dia intenso e muito gratificante. Estávamos lá, operadoras, agentes, consumidores, influencers e especialistas, lado a lado, conversando, debatendo, aprendendo uns com os outros.

Esse trabalho de humanos para humanos é o resumo de tudo que fazemos e que continuará pontuando ações futuras. Imaginem o quão ricos serão os resultados que continuaremos colhendo com essas trocas? Que possamos nos ver muito mais em 2020!

Mundo VUCA e Disrupção

Estamos no Mundo “VUCA”:Volátil, incerto, Complexo e ambíguo. O termo, que em português seria “VICA”, é usado pelos americanos para explicar o mundo de hoje e diz respeito a essa realidade que torna impossível qualquer previsão, na qual tudo muda a todo momento.

Vou falar um pouco dos componentes do mundo VUCA:

  • Volatilidade – você tem a impressão que sempre está perdendo algo, tamanha a velocidade com que as mudanças estão acontecendo? Um bom exemplo é quando você aprende uma nova tecnologia e começa usa-la, está aprendendo e ela já fica ultrapassada.
  • Incerteza – está se tornando mais difícil antecipar eventos ou prever como eles acontecerão. Consequentemente, está quase impossível planejar investimentos, desenvolvimento e crescimento, à medida em que os caminhos se mostram incertos.
  • Complexibilidade – quais são as razões e os efeitos? Problemas e suas repercussões se dividem e multiplicam, dificultando uma leitura clara para a tomada de decisões.
  • Ambiguidade – Não dá mais para tentar padronizar as coisas ou as melhores práticas, como se todos os grupos e realidades fossem os mesmos. Não podemos generalizar. O grande trunfo é ver além, por várias vertentes.

Esse “mundo” do qual estamos tratando é uma consequência da chegada do digital e de uma série de novas tecnologias que impactaram praticamente todas as esferas da vida humana. Vivemos a era das tecnologias digitais disruptivas, ou seja, inovações que oferecem produtos acessíveis e criam a todo momento um NOVO MERCADO de consumidores, desestabilizando as empresas que eram líderes no setor.

É isso mesmo. Com a tecnologia avançando em ritmo cada vez mais acelerado, a transformação constante é uma das únicas certezas que temos e provoca mudanças inevitáveis nas operações de empresas, tanto nas novas como nas estabelecidas.

Acredito que você já tenha visto esse filme, não é mesmo? Na prática, isso se traduz em organizações que não tenham medo de errar ao inovar, lançar um produto ou serviço. 

O mundo VUCA não poder ser dissociado da tecnologia, da disrupção e da gestão baseada em riscos. Estar aberto às novas possibilidades em um ambiente de incertezas certamente passa pelo desejo e entusiasmo de transitar em novos caminhos. É neste mundo que estamos vivendo.

Vou citar exemplos simples para mostrar que não estamos lidando com um bicho de sete cabeças. Veja:

  • A disrupção cria um novo paradigma ao modificar radicalmente um processo, produto ou serviço, de maneira abrupta. Exemplo: a substituição dos discos de vinil (LP e compacto), fita K7, CD’s, DVD’s, Ipod e MP3 pelos streamers.
  • Uma inovação pode ou não ser disruptiva, dependendo da intensidade de seu impacto ou de sua transformação na sociedade. Exemplo: hoje efetuamos transações bancárias por meio de computadores, smartphones, caixas eletrônicos, entre outros, sem a necessidade de ir às agências.
  • Quer mais exemplos? Os PCs substituíram os mainframes, os celulares substituíram os telefones fixos, as câmeras e até mesmo os computadores.  Os carros compartilhados modificaram a mobilidade.

A cada grande passo ou novidade, um grande risco foi vivenciado e vencido! Felizes são os que possuem a capacidade (ou até disponibilidade e intenção) de entender e se adaptar à nova mentalidade das transformações rápidas (mindset do tempo). Você faz parte desse grupo?

Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.