Proporcionar conhecimento pode te fazer aprender ainda mais

Quero fazer um convite para uma volta no tempo. Você consegue se lembrar de quantas vezes precisou estudar sobre determinado tema para conseguir ajudar o seu filho ou sobrinho com alguma tarefa escolar? Impressionante como uma atividade infantil nos fazia entender que, independente do quando a gente soubesse, sempre teríamos algo a aprender.

É nesse contexto que quero falar sobre a série de webinars lançada pela Braztoa no final de abril, em parceria com a UnB e a Amplia Mundo. São encontros programados para todas as terças e sextas, até o fim de maio, nos quais reunimos especialistas nacionais e internacionais para discutir novos olhares sobre o momento e analisar cenários para o futuro do turismo no pós-pandemia.

O intuito é agregar, trazer informação, inspiração, ensinar. Simplificar temas que parecem inalcançáveis e democratizá-los. Mas, para que isso saísse do papel e se tornasse uma ferramenta real, tivemos que correr atrás. Nós da Braztoa e nossos parceiros nos debruçamos em pesquisas e aprendemos não apenas sobre os temas abordados, mas descobrimos ferramentas online, aprimoramos nossos formulários de pesquisa, conhecemos pessoas novas, fizemos mais contatos do que nunca.

Em resumo: no intuito de levar conhecimento para outras pessoas, aprendemos ainda mais! Esse é um caminho sem fim. A cada webinar, uma aula. Todos saem melhores. A cada compartilhamento de conhecimento (muito comum sairmos de imersões assim já querendo passar o que aprendemos para alguém), mais saberemos sobre o tema, mais difundido dentro de nós ele estará.

Sou um grande exemplo disso. Não consigo mensurar quanto aprendi sobre política em quase um ano à frente da Braztoa. Aprendizado necessário para que eu estivesse capacitado para trabalhar pelos pleitos do setor junto ao governo e também pudesse levar um pouco do meu know how para os nossos associados e para as decisões que precisamos tomar na entidade e também no meu próprio negócio. Para terem uma ideia, são várias reuniões diárias, em diversos aplicativos, com os mais diferentes níveis hierárquicos do governo. Esse conhecimento veio de pesquisas, estudos e de muitos colegas que compartilharam suas experiências comigo e contribuíram para a minha evolução.

É isso! Usando todos os clichês possíveis, reforço: muitas coisas já mudaram e outras continuam em transição. Em constante transição. O futuro é agora e é preciso aprender e ensinar muito para poder acompanhar tamanha velocidade de acontecimentos. Muitos falam em retomada, mas já não acredito nisso e nem quero voltar para o que tínhamos antes, quero ir além. Estamos tendo uma grande oportunidade para melhorar nossas empresas e nós mesmos.

Todos precisam se reinventar. Ou melhor, já estão se reinventando. Quando digo todos, incluo a mim, incluo você e até a própria Braztoa, que está dando um show nesse quesito.

Sabendo que quanto mais pessoas estiverem conosco, melhor será, faço aqui um convite: acompanhe a nossa programação de webinars no instagram @braztoa, Fique por dentro da agenda completa e saiba como se inscrever. Chame seus amigos, parceiros de trabalho ou aquela pessoa que você acha que vai aproveitar o conteúdo. Aprenda, ensine. Informações constritivas merecem estar em constante movimento. Conhecimento traz benefícios para todas as partes. Não se esqueça disso.

Quem você será depois que isso tudo passar? A Transformação e o Mundo VUCA 2.0

Quem você será depois que isso tudo passar? Uma pergunta que parece prematura, mas que faz sentido, afinal, é justamente na crise e nos momentos difíceis que descobrimos  a nossa essência (pelo menos por um tempo, já que tudo muda o tempo todo), quão fortes, resilientes e criativos somos e, principalmente, quem podemos e queremos ser.

Os momentos de maior dificuldade também nos levam a novas alianças e acabam desfazendo outras. Mostram quais parcerias realmente fizeram, fazem e farão diferença na nossa vida e nos nossos negócios. Sim, não dá para separar uma coisa da outra, ainda mais depois desse momento sem precedentes em nível global. Tudo está ligado. Nossos negócios dependem da nossa saúde física e psicológica, dependem das nossas ações. E vice-versa.

Pensando nesse contexto de mudanças e mais mudanças, quero voltar alguns posts, quando falei do Mundo VUCA. No texto, que pode ser lido na íntegra clicando aqui, falo do universo Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo no qual estamos inseridos. O termo, que em português seria “VICA”, é usado pelos americanos para explicar o mundo de hoje e diz respeito a essa realidade que torna impossível qualquer previsão.

Mas, vejam só, a rapidez é tanta, que até o Mundo VUCA já passou por evoluções e foi readequado por um membro sênior da Harvard Business School, Bill George, que redefiniu as quatro letras da sigla para representar Visão, Entendimento, Coragem e Adaptabilidade.

Precisamos aceitar o fato de que vamos nos modificar e que estamos em constante aprendizado. Precisamos dar menos peso para o que ficou para trás e entender o que precisamos aprender enquanto é tempo, sem perder o timing. E como tudo muda constantemente, melhor que sejamos rápidos.

Vamos à sigla e ao que ela representa:

Visão – precisamos de grande clareza de visão para sermos capazes de enxergar além do caos, de navegar através da incerteza e complexidade que são quase inevitáveis.

Understanding – usar seu poder de comunicação, de se conectar com outras pessoas, de interagir, de estar próximo para entender o outro e ser compreendido também.

Coragem – encarar o que é novo, ter um olhar ousado. A tomada de decisões rápidas, especialmente diante das adversidades, pode significar a diferença entre sucesso e fracasso.

Adaptabilidade – mobilidade em momentos de revés. Ter jogo de cintura e ser adaptável ​​a uma série de estratégias e planos que possam ser postos em prática de acordo com a necessidade da hora. 

Esse é o recado que quero passar: visão de mundo e de futuro. Ouvidos e olhares atentos e bem próximos do outro para entendermos e sermos compreendidos. Coragem para agir e tomar decisões. Jogo de cintura. Quatro quesitos essenciais para hoje e para sempre.

Sintetizar relatos em desejos e embrulhá-los em um produto único é o que fazemos de melhor. Além disso, damos o toque final, como se fosse aquela embalagem linda, que surpreende, que dá até dó de desfazer de tão perfeita. Esse é o nosso precioso trabalho.

Lembrem-se: não importa quanto usemos a tecnologia, o toque humano jamais perderá seu lugar. A curadoria é a nossa principal competência. Isso ninguém nos tira. Isso só melhora com o tempo. Utilizemos isso por nós, pela nossa vida e pelos nossos negócios.

Agora, depois dessa nossa conversa, repito a pergunta: Quem você será depois que isso tudo passar? Quem você pretende ser e o que está fazendo para chegar nesse objetivo?

Uma só voz: “Não Cancele, adie”

Um furacão repentino nos tirou da zona de conforto. Convenhamos que não se tratava de uma zona tão confortável assim, mas fomos colocados em um cenário inimaginável.

Semear em dias tranquilos é algo tão leve e corriqueiro que o fazemos, muitas vezes, em modo automático. Pesquisar, planejar, colocar em prática, colher e sempre repetir esse ciclo. Leio essa frase nesse exato momento e ela me parece um sonho.

Mas é na crise que devemos plantar ainda mais. Quando estamos preocupados com o agora, com o apagar de incêndios, essa é realmente uma tarefa difícil. Mas não há tempo de classificar o que é fácil ou difícil. Vivemos um momento de muitas ações.

Aceleramos nossos passos em um plano infinito de trabalho: grupos de whatsapp, chamadas, vídeoconferências, cada vez mais contatos salvos no celular. Uma rede que só cresce. Todos unidos pelo setor de Turismo. Todos unidos pela economia. Todos juntos para manter vivos os sonhos das empresas que são especialistas em realizar sonhos.

O trabalho em grupo nunca fez tanto sentido. A tecnologia, aquela da qual falamos tanto nos últimos tempos também. O fator humano, então, está à frente de tudo isso.

Acho importante mostrar um cenário, que é apenas uma parte do que está ocorrendo com o Turismo. Segundo um recente levantamento feito pela BRAZTOA, comparando com 2019, os resultados das vendas das associadas efetivadas em janeiro e fevereiro de 2020 foram menores para 65% delas. Já para março, essas empresas estão com as vendas praticamente paralisadas.

Nunca estivemos diante de uma crise dessa magnitude! Como uma medida fundamental, criamos a campanha #ViajarÉPreciso, que traz a mensagem “Não Cancele, adie”, tendo em vista que os impactos para agentes de viagens, meios de transporte, hospedagens, receptivos e guias de turismo são incalculáveis. Você, com certeza, deve ter visto em algum site, rede social ou aplicativo de conversa. Você, inclusive, deve ter compartilhado. Se não o fez, ainda há tempo de fazer parte desse time. Esse mantra é nosso, é de toda a cadeia.

A BRAZTOA não parou por aí, nossa lista de atuações é grande. Estamos apoiando os associados em diversas frentes de trabalho, inclusive de forma conjunta com outras entidades do setor. Uma das principais ações foi o encaminhamento de um pleito para o Ministério do Turismo para aprovação de medidas emergenciais visando garantir a sustentabilidade do setor que passa por, como a disponibilização de linhas de crédito especiais, suspensão e/ou postergação de pagamento de impostos, liberação do saque do FGTS para funcionários, apoio para remarcação de viagens em detrimento ao cancelamento com consequente devolução de valores que põe em risco a manutenção dos negócios.

Existem muitas outras iniciativas em andamento junto aos governos estaduais, municipais, junto a fornecedores da cadeia produtiva e de apoio aos consumidores que ainda estão em viagem ao exterior, por intermédio das operadoras associadas, e que precisam regressar ao país. Nossos associados seguem as recomendações dos órgãos oficiais e estão comprometidos a prestar os melhores serviços a todos os seus passageiros, fazendo a ponte entre eles e os mais diversos fornecedores espalhados pelo mundo para que viagem sempre com segurança.

Estamos convictos de que é com união que superaremos esse cenário tão desafiador para o Turismo e para toda a sociedade. Estamos certos de que nossa conexão com associados, agentes, viajantes, governo e parceiros será ainda mais forte e clara quando o setor começar a sua retomada. Estamos prontos para esse momento.