Anuário Braztoa 2023: saldos positivos e a carência de registros no nosso setor

Estamos acostumados a receber informações de bandeja. Parece que faz uma vida que acessamos a internet ou ligamos a televisão e temos todo conteúdo que precisamos à nossa disposição. 

Mas é justamente quando estamos envolvidos nos bastidores desta informação, que damos o real valor para toda a inteligência que nos é disponibilizada. Um bom profissional de turismo sabe disso, principalmente quando seu cliente pede aquele detalhe precioso ou aquele roteiro que demanda tempo e dedicação para ser criado.

No caso da BRAZTOA, recentemente, ficamos impressionados com os expressivos resultados de divulgação do nosso ANUÁRIO BRAZTOA 2023. Já são mais de 220 inserções na mídia nacional, com novas demandas de entrevistas e informações no horizonte. Isso atesta uma grande carência de informações e dados sobre turismo por parte da imprensa e do mercado. Estamos até criando aqui, dentro da associação, sessões para apoiar o associado Braztoa a produzir informações que possam servir não apenas para divulgação ou conteúdo promocional, mas para auxiliar na gestão e nas decisões estratégicas de cada empresa, com base em dados e inteligência.

Vale contar, também, o motivo pelo qual lançamos dados de 2022, em abril de 2023. Não é nada simples levantar todas as informações do Anuário com as dezenas de operadoras e parceiros da Braztoa. Esperamos o encerramento do ano, aguardamos o final da temporada e as empresas encerrarem o seu ano fiscal, para aí sim criar as perguntas certas para obter resultados reais e significativos. Depois disso, consolidamos esse material e o traduzimos em textos, gráficos e números que sejam acessíveis e de fácil entendimento, seja para o profissional do mercado, para a imprensa, para o político, para o professor, para o turismólogo, para o estudante, para o investidor, para o curioso e até para quem está pensando em viajar e não sabe a diferença de uma operadora para uma agência. Sim, explicamos isso no Anuário.

Temos orgulho de dizer que o nosso Anuário (porque agora ele já é seu, já é público) é o melhor começo para você começar a criar essa inteligência e entender o turismo no Brasil e no mundo. Ele também traz notícias mais do que positivas, com as Operadoras de Turismo alcançando R$ 11,55 bilhões de faturamento. Esse valor representa um crescimento de 62,7% em relação a 2021, e mostra que estamos chegando cada vez mais perto do período antes da pandemia, com -23,5% em relação a 2019. Todavia, é no embarque de passageiros que conquistamos o feito de ultrapassar os números de 2019. Em 2022, tivemos a contabilização de 8,4 milhões de embarques, 13,5% a mais que em 2021, e 29,2% acima do que tivemos no ano antes da pandemia. Isso mostra que, entre idas e vindas, mudanças e reconstruções, viajar é algo que permanece na lista de desejos das pessoas; e que nosso trabalho, feito com muito carinho e especialização, garante o diferencial para que tais desejos se tornem realidade.

E mais: mostra que o turismo reflete diretamente a sociedade brasileira, atestando que havia sim uma necessidade, uma carência e um imediatismo de viajar na nossa população. Isso é o que explica o fato de termos, em comparação com o pré-pandemia, mais embarques do que faturamento – acumulamos e resgatamos as viagens já pagas, mas que não puderam ser feitas por conta da pandemia, juntamente com novas viagens e novos clientes. Todos atendidos por nossos operadores e agentes de viagens distribuidores com a mesma empolgação de cada cliente em voltar a sair de casa.

Entretanto, estes números e resultados são só uma parte do que você pode ver no Anuário Braztoa 2023, que tem grandes novidades nesta edição. Além de trazer panoramas nacionais e internacionais do turismo e da economia em torno dele, destinos mais vendidos, tipos de viagens mais procuradas, análise da duração das viagens, entre outros pontos relevantes do setor no passado, ele ganhou uma seção especial, voltada para o que está por vir.

Agora, trazemos o “Olhar Braztoa”, que oferece insights a partir de aspectos da realidade das operadoras Braztoa, com foco no consumo de viagens do brasileiro – independente das tendências internacionais –  que podem ajudar nas tomadas de decisões do mercado. 

Os números positivos que você pode conferir no Anuário são a soma de muito trabalho, de persistência e do foco das operadoras, com o apoio de todos os seus parceiros de mercado, em construir relacionamentos mais duradouros com os consumidores. Reforçamos o atendimento humanizado e personalizado, além de total suporte pós-venda e soluções para contratempos que podem ocorrer durante a viagem – o que se torna um diferencial para o sucesso que temos alcançado. Antes, o conceito de viagem era pautado pelo pacote turístico. Hoje, ele é cada vez mais apenas uma referência, porque o que as pessoas buscam é a real customização. A experiência! E as operadoras de turismo estão cada vez mais oferecendo viagens personalizadas, com base nas preferências dos consumidores.

E, no final das contas, também faz parte do nosso trabalho entender tudo isso e ter a real noção do impacto que cada um de nós – seja quem está aqui na cadeira da BRAZTOA, ou até você que está fazendo aquela nova remarcação que o cliente pediu – trazemos para a economia brasileira. Somos peças de um grande quebra-cabeças que monta o panorama do turismo nacional e precisamos marcar essa imagem na nossa história.

Fazemos isso com o Anuário e te provocamos a agir na mesma direção: pensar e registrar o quanto suas vendas, suas negociações e seus relacionamentos movimentam o nosso setor. Neste “hoje” em que tudo está acontecendo e se recuperando em uma velocidade impressionante, memórias podem se perder e, pode ter certeza, isso será motivo de imenso orgulho daqui a alguns anos, quando olharmos para trás e visualizarmos como saímos vitoriosos neste pós-pandemia.

Enquanto isso, inspire-se no nosso Anuário. Ele está disponível no site da BRAZTOA. Boa leitura

https://www.braztoa.com.br/anuariobraztoa-2023

O Turismo – com pessoas e inteligência – é Tech

Lembro-me muito bem, como se fosse ontem, do meu primeiro post neste blog, em outubro de 2019. O tema era: “Vivemos em tempos de Fígital – físico + digital”. De lá para cá, esse assunto não foi deixado de lado.

Desde o começo da minha gestão na BRAZTOA, falo sobre a tecnologia, sobre sua importância para o presente e para o futuro não apenas do nosso setor, mas do planeta. Ao mesmo tempo, sempre defendi o fator humano, que as pessoas e sua capacidade única e intransferível de enxergar o outro com profundidade, fosse o elo de conexão entre o tech e as demandas existentes.

Hoje, a poucos meses do término da minha gestão, demos um passo muito importante e prático neste caminho. 

A BRAZTOA integra o time de fundadores do Turistech Hub, coletivo que oferecerá diversos programas, incluindo aceleração de startups, desafios de negócio, provas de conceito (POCs), entre outros. Recém-lançado no Latin All Connected Travel Events (LACTE), o projeto acabou de inaugurar sua sede, no Cubo Itaú, em São Paulo – um dos principais hubs de inovação da América Latina.

O programa ainda realizará um  evento anual, o Turistech Summit, para promover conexões e networking entre os principais atores do setor e do ecossistema. 

Vocês não imaginam a satisfação de fazer parte de um projeto que traduz o que almejamos há tanto tempo: aproximar demanda, solução e, principalmente, adesão de mercado, para que as colheitas sejam positivas, longevas e sustentáveis. 

Esperamos que o Brasil possa se tornar um líder global em inovação no turismo, beneficiando não apenas empresas do setor, mas também turistas e a sociedade como um todo. Essa iniciativa será liderada por um time de profissionais experientes do turismo e da inovação, envolvidos na promoção do ecossistema turistech no mundo, e conta com o apoio de diversas empresas e organizações da área. 

Ao todo, serão mais de 600 horas de atividades, mais de 20 eventos ao longo do ano, mais de 50 mentores envolvidos nos programas, além de relatórios de inteligência de mercado e cursos de formação de líderes.

Os associados BRAZTOA serão acionados para diversas destas atividades, incluindo encontros de negócios com novos desenvolvedores de soluções – e também podem integrar o HUB de forma direta. Com certeza, teremos uma troca muito rica.

A BRAZTOA tem desempenhado com muito foco e dedicação seu papel de inovar, descomplicar, abrir caminhos e antecipar tendências para seus associados e, consequentemente, para o mercado. Nossa inteligência de dados está em pleno vapor com o Anuário Braztoa, que será lançado em breve, e as dezenas de Boletins,  lançados desde o começo da pandemia. 

A tecnologia já é parte do nosso dia a dia e esse grande passo trará ainda mais inovação. Os operadores poderão agilizar os processos e atendimentos, além de criar um ambiente tecnológico que atraia novas gerações para a área do Turismo, trazendo mais players e aumentando o potencial econômico do Brasil.

O futuro, com humanos e inteligência, é realmente Tech – e promissor.

Quais desafios e oportunidades nos esperam em 2023?

2022 está quase acabando, mas nosso olhar também está em 2023. Quero falar de futuro, desafios e OPORTUNIDADES que não podem ser perdidas.

Segundo o Boletim Braztoa, lançado no fim de novembro, entre as tendências para 2023 estão:

*os clientes viajando mais vezes por ano

*a busca por novos destinos brasileiros

*viagens em família e viagens internacionais também estão neste ranking.

Com as pessoas VIAJANDO MAIS VEZES POR ANO, há espaço para Brasil, para internacional, para praia, para região central. Há espaço de sobra para todos os perfis.

24% das operadoras também apontaram como forte tendência a programação de viagens em datas aleatórias durante todo o ano, independente de feriados ou datas comemorativas. O restante se divide entre feriados, férias e alta temporada.

Também segundo o Boletim Braztoa, entre os principais DESAFIOS do setor para a retomada estão o custo do aéreo, seguido da retomada da malha aérea e do custo da hospedagem. 

Posso listar outros, como instabilidade política, melhorar a imagem do nosso país, ter políticas de planejamento contínuas, desenvolver novos destinos e melhorar a qualidade e a diversidade dos produtos e serviços oferecidos, entre muitas outras questões.

Com uma vasta diversidade de atrações e biomas, o Brasil tem perfil para ser protagonista do Turismo mundial. Mas ainda não alcançamos esse patamar. 

Já que ficar de braços cruzados esperando as coisas melhorarem não funciona. O que podemos fazer para alavancar nossos negócios e elevar o Turismo e a economia do Brasil?

Nada acontece em um passe de mágica. Requer conversa, pesquisa, planejamento, ação!

Exemplo de uma excelente ação é a Academia de Excelência Braztoa, que reúne programas de capacitação e de parcerias público-privadas para acelerar o processo de transformação dos negócios e dos destinos turísticos. 

O que buscamos? Entre outras coisas, almejamos auxiliar na criação de novos produtos turísticos pelos quatro cantos do país. Queremos ser parte ativa da evolução do portfólio de viagens do Brasil e do Mundo.

2023 será desafiador, mas o que nos desafia também nos move para frente. Apesar das dificuldades, o Turismo se consolida cada vez mais como um artigo importante para as pessoas, que, ao invés de deixarem de viajar por questões financeiras, focam em alternativas que façam as viagens caberem no seu momento econômico atual. 

Mas não podemos ficar “deitados eternamente em berço esplêndido”. É preciso estar acordado e atento aos recursos que o Brasil tem no Turismo. Se o nosso país enxergar e investir no segmento turístico como uma fonte de crescimento econômico (como muitos países já fazem), teremos um terreno fértil para superar os 6,5 milhões de visitantes estrangeiros anuais, número que está estagnado há décadas. 

Precisamos, sim, de empresários especialistas, produtos especializados e governantes que encarem o turismo como uma política de estado e não partidária.

Espero, sim, que os novos dirigentes do turismo sejam técnicos e que amem o Brasil e suas possibilidades. Que planejem não apenas para o seu curto mandato, mas para décadas. Que deixem os empresários criarem novas oportunidades de viagens. E é aqui que desempenhamos  nosso papel de especialistas, oferecendo os roteiros mais adequados a cada perfil, além da possibilidade de parcelamento, o que reforça a força e o impacto do agenciamento no desenvolvimento do turismo e da economia. 

Precisamos, sim, de especialistas e governantes comprometidos. Temos esperanças.

Feliz 2023 a todos!