As ADMs e o Papa

ADM significa Administrative Debit Memo.

Em outras palavras, ADM é uma nota de débito emitida pelas companhias aéreas para a cobrança de taxas administrativas das agências de viagens que, em tese, tenham feito reservas de vôos de forma irregular ou tenham emitido passagens aéreas em desacordo com a política do contrato e da regra tarifária do bilhete.

Duas questões se impõem diante da definição acima.

Primeira: Existe um padrão estabelecido pelas companhias aéreas quanto aos procedimentos que devem ser adotados pelas agências de viagens na emissão das passagens? A resposta é não.

Segunda: As autoridades competentes no Brasil (leia-se, por exemplo, ANAC – Agência Nacional da Aviação Civil) fiscalizam ou, ao menos, regulam os termos de tais débitos (ADMs) que se estabelecem de maneira unilateral? A resposta também é não.

Damos graças à vinda do Papa Francisco ao Brasil, na esperança de que as agências de viagens tenham a quem recorrer. Caso contrário, haverá outra alternativa? As agências de viagens continuarão obrigadas a arcar com as notas de débito para, eventualmente, serem restituídas depois?

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29 thoughts on “As ADMs e o Papa

  1. Oi Edmar,
    Na verdade precisamos encontrar meios para fortalecer a categoria. Hoje estamos sendo massacrados por todos os lados. Pagamos sindicatos, impostos, e não temos nenhum respaldo por nenhuma instituição. Agente de Viagens não chega a ser profissão, o que é um absurdo maior.

    1. Olá, Atayde:
      Agradeço sua participação. Estou de pleno acordo sobre o fato de que precisarmos encontrar meios para fortalecer a categoria. As entidades associativas constituem a melhor opção para a nossa organização enquanto categoria profissional. Mas não basta pagar. É preciso participar.
      Abraços,
      Edmar Bull

  2. Olá Edmar,
    Nesta relação a hipo-suficiência é ignorada. Não há relação contratual clara entre as partes, e ainda assim uma delas, as agências, parte hipo-suficiente da relação, são hostilmente penalizadas.
    Na contra-mão, quando as Cias. aéreas cometem seus ( inúmeros ) erros, em geral muito mais relevantes e graves, nós,os agentes de viagens, não somos de nenhuma forma compensados.
    Extremamente desequilibrada esta relação cias.aéreas x agente de viagens,não somente no campo das “penalidades”. como também já o é no âmbito da remuneração , da distribuição etc.
    Abraços,
    Bruno Torres

    1. Olá, Bruno:
      Você tem razão. O dito ensina que: “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. Devemos manter firme e forte a nossa união para reverter o cenário de injustiça que recai sobre toda a rede de agenciamento de viagens e operações turísticas. Não é possível que as autoridades permaneçam omissas.
      Abraços,
      Edmar Bull

  3. Muito legal esse post! Interessante e muito esclarecedor… Estou conhecendo mais a respeito do “mundo das agências”. Parabéns! 🙂

    1. Olá, Carol:
      Agradeço sua participação. Quanto mais pessoas conhecerem e compreenderem o nosso setor, tanto melhor para as agências de viagens, que constituem o maior e melhor canal de atendimento aos consumidores.
      Abraços,
      Edmar Bull

  4. Edmar,
    A aplicação de ADM’s, sem qualquer critério, pelas cias. aéreas, assemelha-se àquela situação em que o governo cria um novo imposto, sem consultar aqueles que o pagarão: uma iniciativa unilateral de quem cria a cobrança e sem alternativa para quem paga.
    Postei sobre isso em ENXURRADA DE ADM’s, INSTRUMENTO DE PRESSÃO OU RECEITA ADICIONAL?
    Trata-se de assunto que permanece atual, face à nenhuma evolução entre as partes que deveriam pactuá-lo: cias. aéreas E agências de viagens…
    []’s
    Luís Vabo

    1. Olá, Luís:
      Muito bem lembrado. O assunto permanecerá atual até que soluções sejam encontradas e possam por fim na enxurrada de ADM´s.
      Abraços,
      Edmar Bull

  5. Edmar
    Como diria Boris Casoy…é uma vergonha. Vemos casos de companhias aéreas que pertencem a um mesmo grupo economico onde cada uma delas tem um critério para emitir ADMs. Outras, que mesmo ao concordar que a ADM é indevida cobram uma taxa para cancelar a ADM. Sei que o santo papa é uma opção válida para tentamos sensibilizar as Cias Aéreas, mas por enquanto estamos tentando mostrar essa aberrações às Cias ea IATA. O problema todo é uma resolução (850m) , se não me engano, que diz que desde avise com 30 dias de antecedência a Cia pode passar a enviar ADMs por qualquer razão. Ainda teremos muito trabalho na APJC, mas é por isso que nossas lideranças tem que estar unidas….abraços

    1. Olá, Cassio:
      De fato, isso é uma vergonha para as autoridades que deveriam observar e intervir sempre que abusos são praticados. Além disso, a nossa luta continua no âmbito da APJC. Para vencê-la é fundamental a nossa união. Agradeço a sua importante contribuição.
      Abraços,
      Edmar Bull

  6. Caro Edmar
    A sua definição das ADM´s eu mudaria para ATITUDE DEMONSTRATIVA MAJORITARIA ……quando falamos em padrões, vale lembrar que são atitudes unilaterais no nosso ramo, não so por parte das cias.aéreas mas por redes hoteleiras e locadoras também, acredito que a palavra PADRÃO se aplica somente para os agentes.
    As entidades governamentais a exemplo da ANAC deveria ampliar o foco de fiscalização e apoiar muito mais nós empresários que geramos empregos, e não fazerem lobbies convenientes. Sempre repito o jargão NÓS SOMOS OS CULPADOS, passivos e sem atitudes que realmente mudem o cénario, demonstrando nossa força no mercado.
    Já me tornei um cético e não acredito em milagres, a vinda do Papa Francisco, que com certeza deve ter uma agencia que organiza suas viagens, mas que não realiza milagres, só nos resta ter esperanças que NÓS DESPERTEMOS DESSA POSIÇÃO LETARGICAS e comecemos a ter mais ações e menos conversa.
    Tenha um ótimo domingo, abraço forte….e te peço MAIS AÇÃO, MAIS ATITUDES estamos a caminho do relento na praia….

    1. Olá, Rocco:
      Ótima definição! Concordo que somos responsáveis e devemos agir cada vez mais. Não podemos esmorecer.
      Abraços,
      Edmar Bull

  7. …..voce mencionou bem, “devemos agir, sem perder a esperanca”, so que tudo tem limite, paciencia, tolerancia e passividade, quando atingem o maximo toleravel, nos transforma em INERTES MARIONETES, o que nao e saudavel e tampouco favoravel para ninguem a nao ser para os “poderosos”
    Temos a forca, mas e suplantada, temos dedicacao mas nenhum reconhecimento, temos tecnologia mas ninguem nos renumera.
    Atualmente ate os clientes nos afrontam, por falta de seriedade e impunidade reinante.
    Se nada fizermos para mudar este cenario, sentiremos ainda mais na propria carne maiores difulcudades de tocar

  8. Oi Edmar, ótimo post.
    Não quero aqui de deixa-lo sem esperança, mas acredito que o Papa, igualmente não terá autonomia para tanto, provavelmente delegando esta demanda à Deus !!!
    Quem Sabe ???
    Abraços,
    Paulo Perez

    1. Olá, Paulo:
      Agradeço o elogio ao post. A crescente importância estratégica do mercado brasileiro para o setor de viagens e turismo há de contribuir com a adoção de medidas que tornem justas as regras. Como dizem, “se o Papa é argentino, Deus é brasileiro!”
      Abraços,
      Edmar Bull

  9. Ola Edmar.
    Dificil falar em padronização, pois temos tantas empresas aéreas com culturas e processos diferentes.
    Sempre achei que por causa de “alguns” agentes mal intencionados ( eles existem sim ) a grande maioria do trade paga a conta de tantas exigências.
    Gostaria de falar sobre treinamento:
    Os GDS’s só ensinam comandos, cada um deles não tem sequer atuação em termos de atualização de processos com as aéreas.
    É importante os GDS’s estarem proximos da IATA, receberem os comunicados e atualizarem seus treinamentos.
    Sobre a ANAC:
    A ANAC tambem tem sua meia culpa, ao bloquear qualquer taxa que não seja de aeroportos, nos bilhetes ( o motivo original foi justo ), mas indiretamente afetou os processos de reemissão. Hoje para se recolher uma multa, existem mais de 10 processos diferentes para cada aérea, dentro de um mesmo formulario de VMPD.
    Sobre as Politicas de ADM.
    Deveria ser revisto pela IATA, onde para cada ADM indevida, tambem fosse cobrado da aérea uma taxa de serviço pelo trabalho da agência em investigar. Este tema estava no primeiro projeto de ADM’s a mais de 10 anos, mas é claro, que contra as aéreas, a IATA não pode proceder.
    Desta maneira, o jeito é adaptar treinamentos e atualizar-se sempre.
    Um abraço.

    1. Olá, Tiago:
      Devemos lembrar que as agências de viagens contribuem com os resultados gerados para o BSP. Portanto, além dos treinamentos bastaria que procedimentos semelhantes fossem adotados pelo BSP para as cias aéreas. Como existem ADM´s para as agências de viagens devem existir também ADM´s para as cias aéreas.
      Abraços,
      Edmar Bull

  10. Caro Edmar:
    Nós, aqui no interior, somos mais do que massacrados pelas cias. aéreas e suas “políticas de parceria”.
    Você foi curto e grosso na ótima análise dessa aberração chamada ADM.
    Somente a união entre nós é que poderia solucionar essa questão.
    Pergunta: isso existe? É possível? Não seria uma idéia para as entidades ABRACORP, ABAV, SINDETUR E AVIESP, já algum tempo unidas em um único endereço, preparar uma demanda junto a ANAC?
    Fica a sugestão e parabéns pelo blog.
    Forte abraço,
    Alvaro Tunis Soares

    1. Olá, Alvaro:
      Concordo que a união faz a força e que medidas articuladas entre as entidades representativas da rede de agenciamento e operações turísticas devem prevalecer sobre iniciativas isoladas. Agradeço a sua participação e sugestão.
      Abraços,
      Edmar Bull

  11. Edmar, ótimo Post e ótimas discussões de assuntos atuais e de alta participação no nosso dia a dia de operações.
    Acredito que temos que ter esperança sim, pois já temos algumas regras na aviação onde todas buscam sua excelência de atendimento e regras de segurança.
    Na aviação existe a certificação IOSA , que além de elevar o nível de credibilidade e confiança na segurança das operações da cia aérea, reflete a excelência da companhia nessa área e amplia o potencial para uma série de oportunidades comerciais, como a assinatura de acordos de code-share.
    Porque não algum órgão determinar um certificado para codificação tarifária e, com isso, regras gerais das ADM´s ?
    Caso a nossa esperança, não seja suficiente, que venha o Papa!
    Abraço,
    Ricardo Szpigel

    1. Olá, Ricardo:
      Agradeço a sua participação, os seus comentários e a sua sugestão, para que algum órgão determinar um certificado para codificação tarifária, incluindo regras gerais das ADM´s. É o que recomenda o bom senso.
      Abraços,
      Edmar Bull

  12. oi Edmar,
    Lendo os demais comentários, me surgiram algumas duvidas.
    Do tipo: por qual motivo o BSP da total atenção à Cias Aéreas ? Quem os remunera ? me fale um pouco mais sobre esta relação.
    Muito obrigado,
    Paulo Perez

    1. Olá, Paulo:
      Parte significativa da receita da IATA e do BSP vem das agências de viagens. Por isso, ambos devem olhar para os dois lados. Além das companhias aéreas, as agências também merecem respeito e atenção.
      Abraços,
      Edmar Bull

  13. Caro Emar, bom dia! (Tomo a liberdade de fazer o mesmo post para você e para o Vabo)
    Mudando um pouco o tema, observando outros mercados, vejo que em nosso mercado (Agências de Viagens) ainda é um grande tabu falar sobre margens (bruta e liquida). Ontem estava vendo uma revista do setor de construção e havia uma pagina inteira com as margens bruta e liquida de dezenas de empresas. É fato que nosso mercado é um mercado de baixas margens, o que para ser interessante é fundamental movimentar grandes volumes. Mas vendo nosso mercado, vemos milhares de pequenas agências… Estou me perguntando será que estes milhares de empresários analisam suas DRES, será observam suas margens, será que estão realmente focados na gestão de custos? Pois as vezes vemos nossos concorrentes fazendo FEES que sabemos não ser sustentável no longo prazo. Conta corporativa que compra 10 mil por mês com fee de 12 reais… sei lá, posso estar ficando doido mas não vejo sustentabilidade nisso. Será que uma agência desta sabe quanto custa uma visita de manutenção, de prospecção? Trago este tema pois creio que devemos levar isso de modo mais explicito para o Congresso da Abav. Temos que falar mais sobre margens, gestão de custos… Precisamos todos aprender mais sobre isso para que se evite a entrada de milhares de pequenos empresários dispostos a fazer qualquer coisa para ter um pequeno volume. (Neste caso eu sugeriria a este pequeno empresario a abrir uma franquia do setor de alimentação onde ele teria processos bem definidos, margens liquidas de 20 a 25% e evitaria assim o que temos visto hoje em nosso mercado, muitos fazendo loucuras para sobreviver). Grande abraço e se concordar vamos levar isso a frente!

    1. Olá, Daniel:
      Agradeço sua participação e sugestão de tema, que certamente interessa ao mercado. Vamos sim levar este assunto em frente.
      Abraços,
      Edmar Bull

  14. Boa tarde Edmar,
    Hoje com tanta tecnologia no mercado acho ridículo ainda ouvir o nome “ADMs”, acho que cada companhia deveria atualizar/parametrizar o que pode e o que não pode em seu GDS contratado! agora é muito comodo deixar a sua ferramenta aberta para ser burlada e o emissor fazer o que quiser, ou mesmo por falta de atenção calcular valores indevidamente, fácil para companhia aérea somente transferir esse erro para a agência de viagens.
    Pq a cia aérea não transfere esse erro para o seu GDS contratado? que deixou o usuário burlar uma regra? Acho também que as cias aéreas deveriam exigir mais de seus GDS contratados, uma forma de não ocorrer mais isso, pois seria até mais justo a cia aérea brigar com o seu fornecedor(GDS), do que brigar com seu parceiro(Agente de viagens).

    1. Olá, Vitor:
      Muito interessante as suas perguntas. Eu apenas acrescento mais duas: Quais companhias aérea e quais GDSs responderão? Enquanto isso, o que dizem as autoridades sobre o tema?
      Abraços,
      Edmar Bull

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