No ano de 2004 comemorávamos uma década de fundação do Fórum Brasileiro de Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais – o FAVECC. Desde então, o setor pode ter acesso a dados confiáveis sobre a movimentação do mercado de viagens corporativas, que incluem informações sobre a oferta e a demanda nacional e internacional.
A pesquisa evoluiu em sua série histórica com a fundação da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas – Abracorp, em 11 de março de 2010. Além dos resultados semestrais e anuais, a partir de 2012 passamos a produzir e divulgar análises estatísticas trimestrais.
Agora, transcorrida mais uma década, as expectativas recaem sobre o desempenho setorial do terceiro trimestre de 2014, que será conhecido no próximo dia 30 de outubro. Ou seja: quando já saberemos os resultados do segundo turno da eleição presidencial. A conjunção desses fatos aumenta ainda mais as expectativas dos fornecedores e dos clientes com relação à avaliação de desempenho setorial.
Os dados da Abracorp, que servem de referência e parâmetro para orientar inúmeras decisões mercadológicas, influenciando definições estratégicas e táticas comerciais, serão divulgados logo após ser revelado quem vai assumir a presidência da República no Brasil: Aécio ou Dilma.
Isso faz diferença.
Edmar Bull
Published by