Vantagem competitiva

O mercado de viagens corporativas obtém, mais uma vez, por meio da Pesquisa de Vendas Abracorp, acesso a informações detalhadas sobre o desempenho alcançado por empresas fornecedoras de produtos e serviços que atuam em diferentes segmentos do Setor.

Os dados falam por si e ganham ampla repercussão na imprensa, no âmbito dos veículos de comunicação dirigidos ao trade do setor e, também, ocupando com destaque vários espaços editoriais em jornais, revistas, rádios e TVs.

Quais foram as empresas aéreas que conquistaram participação de mercado, considerando a quantidade de bilhetes emitidos para voos domésticos e internacionais? Em relação à hotelaria, locação de automóveis, entre outros segmentos, questões semelhantes encontram respostas em tabelas autoexplicativas, ilustradas graficamente, disponíveis para consultas no site www.abracorp.org.br a partir do dia 8 de fevereiro de 2015.

Análises mais detidas sobre os números também permitem identificar tendências, entre as quais destaco o crescimento de 14,5% do montante dos negócios realizados pelas agências de viagens no ano de 2014, ante 2013, alcançando R$ 14,9 bilhões. Ou seja, mais do que revelar aumento superior aos índices relativos à ampliação da oferta e retratar a força de vendas do canal, este dado ratifica a importância dos investimentos que tendem a ser realizados cada vez mais pelas agências de viagens: em tecnologia, gestão de processos e capacitação profissional.

Afinal, ampliar em dois dígitos o montante de negócios, mantendo praticamente inalterado o quadro de colaboradores, ratifica outra tendência irreversível: a conquista de notáveis ganhos de produtividade, revertida em vantagem competitiva.

Edmar Bull

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *