Estive recentemente em Itajaí, em Santa Catarina, para participação no Painel Catarinense de Viagens Corporativas, realizado durante programação oficial da Volvo Ocean Race, com apoio da Associação Empresarial de Itajaí. Durante o bate-papo, que teve a presença de outros integrantes de nosso segmento, destacamos os números da indústria nacional de viagens corporativas e os impactos do atual cenário econômico no setor, falamos sobre os desafios dos gestores no cenário nacional e as inovações em meios de pagamentos, além de apresentarmos as ferramentas para gestão e controle online de viagens e as alianças estratégicas entre cliente, TMC e fornecedores.
É muito bom vermos cidades fora do eixo Rio-São Paulo mostrando interesse em atrair viajantes corporativos. O Vale do Itajaí, para se ter uma ideia, tem um belo centro de eventos e um dos maiores e mais modernos portos do país, em Itajaí, o maior – e melhor – parque de diversões do Brasil, em Penha, e uma cidade com excelente infraestrutura turística, que é Balneário Camboriú. Além disso, conta com o principal aeroporto do Estado, em Navegantes. É uma região pródiga, tanto que Itajaí já figura entre as 30 cidades de maior PIB do país e o maior de Santa Catarina, à frente de Joinville e Florianópolis.
Por isso, não é ao acaso que a região Sul tem se destacado no cenário nacional como um excelente mercado de viagens corporativas. A Abracorp está satisfeita com o desempenho já alcançado e entusiasmada com as oportunidades existentes para as agências de viagens associadas. De 2013 para 2014 registramos crescimento de 14,5% na movimentação de nosso setor. Acreditamos que seja com diversificação que continuaremos a crescer. Para isso, temos apostado no mercado Mice, na venda agregada de locação de automóveis, assistência seguros e outros, e acima de tudo, temos buscado expandir o foco para outras regiões do País.
Para isso contamos com cerca de 8,7 mil profissionais no mercado, que conseguem atingir cifras positivas de crescimento graças à tecnologia. É muito importante que os gestores internos de viagem entendam o nosso papel, que é para benefício deles, em tempo real, com erro praticamente zero. Nosso papel é ajudar as empresas a ter um orçamento sadio quando se refere às viagens corporativas. Por isso, cabe a nós, também, apresentar novos mercados para que façam bons negócios.
Na Pesquisa de Vendas Abracorp 2014, as cidades de Porto Alegre e Curitiba figuraram entre os 10 destinos mais vendidos pelas agências associadas à Abracorp. A capital gaúcha ocupou o sexto lugar, com 6% do mercado e a paranaense, o sétimo, com 5%. Se tirarmos o Sudeste, que concentra 61% das cidades mais procuradas, a região Sul não só desponta no cenário nacional, como tem um potencial muito grande de crescimento.
Edmar Bull
Presidente do Conselho de Administração da Abracorp
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