“Vendas no comércio registram a maior queda desde agosto de 2003”. Esta é uma entre as várias manchetes que ocupam o noticiário nos últimos meses. Entretanto, para as agências associadas Abracorp, o mercado de viagens corporativas apresenta crescimento de 2,9% no primeiro trimestre de 2015, comparado a igual período do ano passado. Um feito notável; uma vez que o primeiro trimestre de 2014 registrou movimentação recorde devido à antecipação das vendas, motivadas pela realização da Copa do Mundo no Brasil.
Comparados à movimentação dos três primeiros meses de 2013, os resultados obtidos agora correspondem a ganhos ainda mais expressivos: iniciamos 2015 com mais de 20% de vendas.
Ainda que o nosso crescimento percentual recém-alcançado seja significativamente inferior em relação aos primeiros trimestres dos dois anos anteriores, frente ao desempenho negativo atualmente amargado por vários outros setores e segmentos, com raríssimas exceções, temos sim motivos para acreditar que trilhamos o caminho certo rumo à superação das adversidades.
Contudo, alguns fatores precisam ser bem observados para garantir a correta compreensão sobre os dados e, o mais importante, servir de referência setorial na análise das tendências – as quais, certamente, sinalizam horizontes cada vez mais desafiadores.
É fato que a necessidade de reduzir custos se impõe às corporações de maneira indiscriminada e isso estimula a demanda pelos serviços especializados em gestão de viagens, atraindo maior número de clientes para as TMCs qualificadas, instrumentalizadas e, portanto, detentoras de vantagens comparativas em relação aos canais de venda direta.
Do mesmo modo, o perfil empreendedor, que mantém aquecida a criação de novos CNPJs no País, especialmente com o surgimento de micros, pequenas e médias empresas, também contribui com a ampliação das oportunidades de negócios.
Porém, além de manter investimentos em tecnologia, capacitação profissional e gestão de processos eficientes, que resultam no indispensável aumento da produtividade, o cenário vindouro exige mais e sempre mais: diversidade de serviços e capacidade de inovação.
Edmar Bull
Presidente do Conselho de Administração da Abracorp
É verdade, Edmar,
A grande transformação na Abracorp, um time que está ganhando, será aplicar sua conhecida capacidade de inovar à diversificação de serviços demandados pelos clientes corporativos.
Penso que produzir eventos e vender turismo são modos de diversificar, mas fazendo mais do mesmo…
O que na verdade os clientes corporativos desejam? O que eles demandam das agências de gestão de viagens corporativas?
[]’s
Luís Vabo
Olá, Luis:
Agradeço seu comentário e sua participação no processo de reflexão, que motiva a todos encontrar respostas capazes de agregar valor à oferta dos serviços prestados para corporações atendidas por agências de viagens especializadas no setor.
Abraços,
Edmar Bull