De acordo com dados divulgados pela Abracorp, o preço médio dos bilhetes aumentou 15% em 2012, comparado a igual período do ano passado. Detalhe: os passageiros embarcados ficam também sem opção de escolha e sofrem com serviços de bordo cada vez mais precários ou custosos.
Quem já paga elevadíssimos custos aeroportuários, considerados um dos maiores do mundo, é obrigado a financiar a recuperação do preço das passagens aéreas?
Com base neste cenário, o que todos merecem é receber ao menos assistência e consultoria qualificadas, antes, durante e após a viagem. Ou seja: serviços de pesquisa, de análise (relação preço-qualidade), de reserva e de emissão de tkts fornecidos mediante a orientação profissional das agências de viagens. Ninguém, independente da idade, do sexo, da religião, do poder de consumo, do grau de escolaridade ou de qualquer outro atributo, merece acumular também a responsabilidade de encontrar a melhor opção de compra.
Afinal de contas, até mesmo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) encontra dificuldades para monitorar e para analisar as diferentes condições tarifárias existentes, estudar regras complexas e avaliar a legalidade de penalidades e multas cobradas do consumidor.
Olá Edmar,
Bom dia.
Nossos clientes( na maioria o corporativo) é que sustentam esta margem de ATP para as cias. Neste final de semana temos uma mega promoção das lideres onde elas vendem tarifas com desconto de até 90% e sobra para nós ponte área de $1200 por trecho. Até quando?
Olá, Edmilson:
As tarifas promocionais são para voos que não possuem demanda.
Abraços,
Edmar Bull
Caro Edmar
Muito boa a sua analise, considerando a projecao da inflacao que esta beirando os 7% ao ano chega-se a conclusao que o setor trabalha com ajustes muito superiores. Observando do lado do consumidor final notamos um vacuo na qualidade dos servicos prestados e uma insatisfacao constante.
Precisamos pensar em criar solucoes para a geracao de valor e colocar o agente de viagens e as associacoes de nosso setor em uma posicao de destaque, mais informados, capacitados e cientes de sua posicao estrategica dentro do setor.
Abracos
James Jones
Olá, James:
Agradeço novamente a sua participação e a gentileza do seu comentário. Creio que o inevitável processo de recuperação tarifária deve renovar a importância da rede de agenciamento e operações turísticas para o setor como um todo, especialmente no Brasil. As entidades das quais participo têm desenvolvido competentes e contínuos programas e atividades de treinamento e capacitação profissional, que compõem ações estratégicas de elevado valor agregado. Aliás, bem superiores aos índices inflacionários.
Abraços,
Edmar Bull
oi Edmar,
Muito bom o tema deste “post”, até porque, eu que estou na linha de frente junto e na gestão dos Clientes Corporativos, tenho que CONSTANTEMENTE explicar o inexplicável, ou seja, quais os motivos das ELEVADÍSSIMAS diferenças de tarifas praticadas no mercado…
Estamos no momento de CONSULTORIA, CONSULTORIA, CONSULTORIA.
Obrigado e abraços,
Paulo Perez
Olá, Paulo:
Agradeço o seu comentário, que renova a importância da consultoria em gestão de viagens corporativas.
Abraços,
Edmar Bull