Abracorp discute Inovação no Festuris – Gramado

Na primeira semana de novembro, entre os dias 6 e 9, a Abracorp se faz presente no 26º Festival do Turismo de Gramado (Festuris), no Centro de Feiras e Eventos Serra Parque. Trata-se de mais uma oportunidade de marketing, qualificação, networking e negócios para o setor turístico como um todo e, também, para o segmento de viagens corporativas.

Levaremos nossa contribuição ao painel marcado para o dia 7 de novembro, às 8h15, que abrange o tema “Impactos e resultados nos negócios por meio da inovação, tecnologia e relacionamento em redes: os desafios mais emergentes da gestão do turismo”. Ouvir, expor, refletir e avançar no entendimento mais acurado deste tema recorrente resumem nossa expectativa.

A participação da Abracorp se estenderá ao dia 8 de novembro, às 15h30, quando o nosso diretor-executivo, Gervásio Tanabe, profere a palestra “Inovar ou Morrer: o futuro das viagens e eventos corporativos”. Bem se vê que o conceito de Inovação mobiliza atenções e desperta interesse crescente, como ocorrera nas palestras e debates realizados durante a 42ª ABAV Expo.

Passado o período eleitoral e definido o resultado, o Festuris será palco oportuno para se rever posições, antecipar tendências e vislumbrar formas de atuação a partir de 2015. Aos nossos parceiros do segmento de viagens corporativas do sul do país, um proveitoso encontro na cidade gaúcha de Gramado.

Edmar Bull 
 
 

Ampliação do portfólio

Além de fazer a gestão profissional dos recursos investidos por corporações dos mais variados portes e ramos, que efetuam a compra de TKTs aéreos e vouchers de hotéis, incluindo reserva de diárias, locação de equipamentos e espaços para eventos, as chamadas TMCs são e serão procuradas, cada vez mais, para prestar serviços de consultoria e agregar inteligência estratégica à contratação de outros fornecedores.

O crescimento da demanda no setor é constante, resultando no aumento da carteira de clientes das associadas Abracorp e, também, estimulando novas tendências de mercado, a exemplo da ampliação do portfólio de produtos e serviços das agências de viagens do segmento.

A implacável lei da oferta e procura já movimenta os bastidores do setor com várias reuniões, que aproximam players atentos às oportunidades de negócios. Na pauta, a segurança e o conforto dos viajantes ganham destaque.

No embalo, soluções tecnológicas voltadas à integração de processos, capazes de reduzir custo e gerar ganho de produtividade, também prosperam.

Em breve, não faltarão motivos para que as nossas agências e a importância dos serviços que prestamos nos qualifiquem como empresas full service supply.

Edmar Bull

Semana de expectativas

No ano de 2004 comemorávamos uma década de fundação do Fórum Brasileiro de Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais – o FAVECC. Desde então, o setor pode ter acesso a dados confiáveis sobre a movimentação do mercado de viagens corporativas, que incluem informações sobre a oferta e a demanda nacional e internacional.

A pesquisa evoluiu em sua série histórica com a fundação da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas – Abracorp, em 11 de março de 2010. Além dos resultados semestrais e anuais, a partir de 2012 passamos a produzir e divulgar análises estatísticas trimestrais.

Agora, transcorrida mais uma década, as expectativas recaem sobre o desempenho setorial do terceiro trimestre de 2014, que será conhecido no próximo dia 30 de outubro. Ou seja: quando já saberemos os resultados do segundo turno da eleição presidencial. A conjunção desses fatos aumenta ainda mais as expectativas dos fornecedores e dos clientes com relação à avaliação de desempenho setorial.

Os dados da Abracorp, que servem de referência e parâmetro para orientar inúmeras decisões mercadológicas, influenciando definições estratégicas e táticas comerciais, serão divulgados logo após ser revelado quem vai assumir a presidência da República no Brasil: Aécio ou Dilma.

Isso faz diferença.

Edmar Bull