Retrospectiva Abracorp relembre os principais assuntos de 2022

por Gervásio Tanabe, presidente-executivo

A matéria Viagens de trabalho têm forte recuperação, publicada no jornal Valor Econômico, no dia 28, é uma boa retrospectiva do que foi o setor neste ano de retomada de nossas atividades.

Logo a abertura, o texto é preciso ao sintetizar os resultados que alcançamos. “Depois de um ano com muitos altos e baixos por causa da pandemia, o setor de viagens corporativas deve fechar 2022 com um faturamento de R$ 10,8 bilhões, com uma alta de 150% na comparação com 2021 e 4,8% abaixo de 2019, quando a covid-19 ainda não tinha desembarcado no país. Os dados são parte de uma projeção feita pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) ao Valor.”

Se isso já foi feito, aqui deixo registrado o que a Abracorp fez neste anos que se vai.

• Desde o início do ano, foi disponibilizada a nova versão do BI. A ferramenta passou por processo de aprimoramento para oferecer melhor usabilidade, mais informações e projeções para auxiliar o associado. O relatório manteve-se como um importante instrumento de apoio para acompanhamento da evolução dos números do setor, permitindo vislumbrar perspectivas positivas para o ano, o que foi possível aferir mês após mês.
• Em março, celebramos mais um ano na trajetória da Associação. 12 anos marcados pelo esforço em continuar contribuindo com ética e transparência para o crescimento da indústria de viagens corporativas.
• A retomada do setor foi um dos principais assuntos discutidos no 9º Fórum Abracorp, que ocorreu em abril. Com o tema central “Reconectando o Cliente Corporativo”, o evento abordou os rumos do setor na esfera pós-pandemia, além de buscar as melhores estratégias para esse cenário. Nesse mesmo mês, Duda Vasconcellos foi eleito, o novo presidente do Conselho de Administração da Abracorp, posição em que deve ficar até o ano de 2024.
• O Client Advisory Board (CAB) foi um dos projetos de destaque desse ano e representou um avanço significativo em termos de governança por estimular a ampliação dos canais de diálogo entre os clientes e a entidade.
• Em agosto, nossos associados participaram de um evento exclusivo na cidade de Orlando (EUA), organizado pela Life at Campus em parceria com a Coris Brasil, Copa Airlines e Universal Orlando. Além de serem ministrados em um curso sobre estratégia & inovação, os participantes tiveram a oportunidade de explorar as diferentes fases que a Universal Studios enfrentou e sua capacidade de continuar a se reinventar, mais de uma vez, para se tornar o gigante do entretenimento que é atualmente.
• No mês de outubro, o ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega foi convidado especial da Reunião de Associados Abracorp. O desafio do economista foi falar um pouco sobre as perspectivas econômicas para 2023. Na visão de Mailson, podemos manter otimismo sobre o futuro, mas devemos nos preparar para o que vier.
• Durante nossa Convenção Anual, que ocorreu em novembro, pudemos alinhar as agendas, avaliar projetos e planejar os próximos passos junto aos nossos associados. Também contamos com a palestra do paratleta Daniel Dias , que falou de sua trajetória, sua obstinação por metas e pelas estratégias vencedoras.
• Por fim, fechamos o ano de 2022 com uma excelente notícia! Mais uma vez, passamos pelo processo de auditoria e por mais um ano fomos aprovados para renovação do selo ISO/IEC 27001. A certificação ISO 27001 é uma padronização de segurança internacional para administrar e garantir a segurança e a confiabilidade da informação. A documentação traz um conjunto de controles e processos que uma organização usa para garantir a alta segurança de dados.

ABRACORP 2023: CRESCIMENTO COM PROTAGONISMO

No último dia de novembro, realizamos nossa Convenção Anual, que contou com a agradável parceria da Hero Seguros e do Palácio Tangará. É o momento em que estamos com todos os Associados, ajustamos nossas agendas, avaliamos projetos e planejamos os próximos passos da Associação. Passadas todas as turbulências dos últimos anos, não por acaso, concluímos que 2023 será o ano de crescimento com protagonismo.

Sabemos que 2023 terá também seus mistérios. Porém, como queremos ser protagonistas, já estamos nos preparando. Uma das boas iniciativas, acredito, foi criação do grupo Client Advisory Board, que tem como objetivo ampliar os canais de diálogo entre os clientes e a entidade. Fazem parte do primeiro grupo de clientes executivos da BUNGE, KPMG, IT´S INFORMOV e PETROBRAS.

Esse desafio lançado por nós para nós mesmos faz parte de uma longa reflexão entre os associados. Temos que ter um protagonismo ainda maior no nosso setor, trazendo soluções inovadoras, custos sustentáveis para todos os agentes da cadeia e muito, mas muita, criatividade na gestão.

É um desafio e tanto. Se os anos anteriores foram o da resiliência esse será o da superação. Talvez igual às enfrentadas pelo paratleta Daniel Dias, ganhador de 100 medalhas em torneios de natação. Fosse uma, já seria um vencedor.

Cito Daniel porque ele encerrou nossos trabalhos na Convenção. Falou de sua longa história, sua obstinação por metas e pelas estratégias vencedoras. Entre muitas, destaco aqui uma passagem curiosa que fala diretamente com nossos objetivos futuros.

Ele nos contou que abre garrafas com os dentes porque não tem as mãos para ajudá-lo. Em um determinado dia, viu que seus filhos faziam o mesmo. Sem alarde, orientou seus filhos a usarem as mãos. Parece que tudo ficou um pouco mais fácil.

Se Daniel me permite a analogia, é assim que, acredito, que o mercado agiu nos tempos mais recentes: abrimos garrafas com a boca. Porém, agora é hora de usarmos nossas próprias mãos, e irmos para a luta.

Boas festas para todos.

Abracorp amplia canais de diálogo com os Clientes

por Gervário Tanabe, presidente executivo da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas

No final do mês de outubro, demos o primeiro passo para a realização do projeto de criação do grupo Client Advisory Board, que, como uma instância da sua nova governança, tem como objetivo ampliar os canais de diálogo entre os clientes e a entidade.

Fazem parte do primeiro grupo de clientes executivos da BUNGE, KPMG, IT´S INFORMOV e PETROBRAS. Segundo Tanabe, esse canal oficial de comunicação é uma iniciativa inédita que vai fortalecer o relacionamento e a cooperação mútua.

O tema é tão relevante para nós que foi tratado separadamente de outro foco estratégico desta diretoria, o de GOVERNANÇA & COMPLIANCE, que tem como um dos pilares o Canal Transparência, reconhecido como uma das melhores práticas de governança e compliance do mercado.

Ouvir o cliente de forma estruturada é um avanço importante. Mais ainda é dar voz a essas contribuições. É um aprendizado que construiremos juntos com esses primeiros executivos.

Na mesma semana, outro tema movimentou nossa agenda. Divulgamos os resultados do 3 Trimestre deste ano. Voltamos a crescer. Mantivemos nosso ritmo de recuperação e fechamos o terceiro trimestre de 2022 com um faturamento de R$ 3,3 bilhões, 11,6% superior ao mesmo período de 2019, antes da pandemia da Covid-19. Em setembro, foram R$ 1,196 bilhões, contra R$ 996 milhões em igual mês de 2019.

Uma boa notícia, entre muitas, é que o segmento aéreo internacional começa a consolidar uma recuperação também. Embora alguns destinos ainda estejam com oferta razoavelmente menor, a retomada pode ser constatada pelos últimos números. Enquanto tivemos no 2º tri 2022 queda de -35% em relação a bilhetes emitidos no mesmo período de 2019, o 3º tri 2022 já apontou um distanciamento menor (-27%), refletindo essa recuperação.

Os dois temas, Grupo de Clientes e resultados, se unem adequadamente. O mercado pós-pandemia é outro, sabemos. Já construímos um aprendizado coletivo com os nossos associados, que diariamente dividem suas experiencias em nossos grupos. Mas ainda há um caminho para um mercado demandante. Encurtar essa jornada é um dos papeis do Grupo de Clientes. Estamos otimistas com a inciativa.