O exemplo de Kakinoff

O mercado de viagens corporativas requer companhias que saibam ouvir e dar o devido atendimento aos seus clientes – o que, necessariamente, significa saber reconhecer a crescente importância dos serviços prestados pelas agências de viagens corporativas, também chamadas de TMCs na sigla em inglês.

Porém, não basta à companhia concordar com isso e discursar sobre o tema enfatizando aquilo que nós já estamos acostumados a ouvir, como, por exemplo, “as agências de viagens são nossas parcerias”, mas agir diferente na prática.

Quando uma companhia mantém a coerência, sabe ouvir, dialogar e atuar com base no bom-senso, pautada no princípio que considera como melhor negócio aquele que satisfaz as partes envolvidas, ela, então, é fortalecida e contribui efetivamente com o desenvolvimento setorial.

Quando nos reunimos, em setembro de 2012, Paulo Sergio Kakinoff iniciava sua gestão como o presidente da Gol – Linhas Aéreas Inteligentes. Recordo que ele mais ouviu do que falou. Foi então que entreguei a ele, em mãos, uma relação de itens que mereciam e continuarão a merecer sempre especial atenção. Entre eles, a pontualidade dos voos; a simpatia e a agilidade no check-in; a segurança; a tecnologia; o conforto, entre outros atributos que são essenciais à qualidade da oferta aérea.

Kakinoff garantiu que olharia mais de perto o mercado de viagens corporativas e prometeu adotar providências. Adotou e fez mais! Na semana passada, ele surpreendeu a audiência do Lacte 9, formada por representantes de clientes,  agências de viagens corporativas e fornecedores, com a exibição do vídeo da companhia aérea, também disponível no Youtube e em outras redes sociais com o título “Campanha ABRACORP e Gol”.

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http://www.youtube.com/watch?v=u6G6y4xMuqU

A Abracorp está, como sempre, disponível para conversar com objetividade de propósito junto a todos aqueles que buscam a excelência de qualidade no atendimento ao mercado de viagens corporativas.

Edmar Bull

Os números não mentem

Segundo o relatório do Centro Universitário Senac – São Paulo, desenvolvido sob a coordenação do professor Hildemar Brasil e referente aos Indicadores Econômicos de Viagens Corporativas, “os gastos das empresas com viagens corporativas se ampliaram no período compreendido entre 2011 e 2013.  A melhoria da produtividade observada no estudo demonstra a preocupação das empresas fornecedoras em qualificar cada vez mais seus colaboradores, visando obter maior competitividade no mercado globalizado através de uma eficiente prestação de serviços. Fica demonstrado, mais uma vez, que as viagens corporativas induzem ao crescimento econômico da cadeia produtiva de fornecedores e de clientes na geração de postos de trabalho”.

De acordo com este mesmo estudo, o emprego direto no setor cresceu a uma taxa de 5,42% em 2013, se comparado ao ano anterior.

O documento também aponta que “o setor de tecnologia demonstra sua boa performance em consonância com as tendências de inovação e pesquisa, voltadas para o desenvolvimento de ferramentas adequadas ao setor”, ressaltando que este segmento “possui uma transversalidade e que, por consequência, qualquer tendência registrada tem um poder multiplicador nos demais”.

As agências de viagens associadas à Abracorp, que movimentaram, em 2013, algo próximo de 40% do volume estimado pelo IEVC, espelham esta tendência e confirmam a expectativa de aumento de concentração da demanda em 2014.  

Considerando que, em 2013, o Brasil registrou crescimento do PIB de 2,2% – a média mundial do PIB no mesmo ano foi de 3,5% e a média dos países emergentes foi de 5% -, o crescente desempenho das associadas à entidade atesta que estamos no rumo certo, atendendo às necessidades e superando as expectativas de clientes cada vez mais exigentes, porém satisfeitos com a prestação dos nossos serviços.

Gol de placa


ABAV 2013 - Abracorp

A parceria estratégica que foi firmada pela Abracorp com a ABAV Nacional, envolvendo a criação do espaço de exposição Ilha Abracorp (foto), dedicado ao mercado de viagens corporativas e tecnologia, atrai crescente e empolgada participação de compradores sediados no Brasil e no exterior. 

O vigoroso ambiente de negócios gerado, que pautam a conquista dos resultados mensurados, analisados e divulgados pelo Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas vinculado à Universidade de São Paulo (USP), é contundente e não deixa nenhuma margem para dúvidas. 

A Gol – Linhas Aéreas Inteligentes, que acaba de renovar conosco o apoio ao bem-sucedido Programa Comprador Convidado, contribuindo com a presença de 1.300 (mil e trezentos) hosted buyers na próxima 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, em São Paulo, de 24 a 28 de setembro de 2014, merece reconhecimento. 

Os gestores de viagens corporativas, que atuam no Brasil ou em outros países da América do Sul, interessados em participar desta que continuará sendo a maior plataforma de negócios do setor de todo o Hemisfério Sul, poderão em breve preencher o seu formulário de inscrição no site www.abavexpo.com.br.

A compreensão sobre a real importância dessa iniciativa, que é renovada pelo terceiro ano consecutivo, graças à parceria entre ABAV, Abracorp e Gol, revela o acerto de quem acreditou e continua investindo na valorização das agências de viagens como canal de atendimento qualificado e capacitado para corresponder às expectativas dos clientes – satisfeitas por meio da excelência dos serviços que prestamos.

Um verdadeiro gol de placa, que antecipa muitas novas oportunidades de bons negócios para todos os participantes do evento. Porém, não basta que estejamos por cinco dias no Centro de Exposições Anhembi, presentes como expositores ou visitantes da 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo. É preciso arrojo empresarial para obter os melhores e merecidos resultados que o evento pode propiciar. 

Edmar Bull

PS – Na edição de 2013, o Programa Comprador Convidado mobilizou a participação de 800 hosted buyers no evento. Com a presença de 1.300 gestores de viagens convidados, em 2014 alcançaremos mais um novo recorde, que projeta ainda mais em âmbito global a crescente importância da nossa feira internacional de negócios. O mérito é das agências de viagens que compartilham a força da união.