O futuro das agências

Interessante observar a visão do cliente, que reitera: “eu tenho a razão, sempre”. Isto é: a verdade.
Mais interessante é observar o cliente, também repleto de razão, reconhecer como cresce a importância e a influência da tecnologia, incluindo redes sociais, no aprimoramento da política e da gestão de viagens corporativas.
Possuir dados estatísticos confiáveis; relatórios gerenciais customizados; força comercial, flexibilidade de negociação, recursos tecnológicos de BI, analisados com rigor profissional, entre outros fatores relacionados à política e gestão de viagens, contribui com os melhores resultados. Ou seja: sob a ótica do Cliente, é a Agência de Viagens Corporativas, TMC na sigla em inglês, quem presta serviços que são explicitamente reconhecidos como essenciais e cada vez mais. Portanto, com um presente promissor e um futuro ainda melhor.
No Brasil há centenas ou até mesmo milhares de agências de viagens que atendem o mercado de viagens corporativas, da iniciativa privada e do setor público, atuando em todos os segmentos e nichos, influindo positivamente nos avanços sociais, econômicos, ambientais e culturais.
Ao referenciar máxima eficiência e eficácia em gestão de viagens corporativas, a Abracorp estimula ganhos crescentes de eficiência e eficácia. Com isso, ela cria oportunidades para a adoção de melhores práticas e excelentes negócios. Por isso, o cenário, dinâmico por natureza, acelera o ritmo.
Rumo aos anseios da mobilidade, a sinergia entre fornecedor, agência e cliente corporativo garante a interminável busca pela excelência de qualidade.
Assim avançamos.
Edmar Bull

Dia do Hoteleiro

No que concerne à hotelaria nacional, a pesquisa Abracorp deixa claro o contínuo crescimento das pequenas redes e dos hotéis independentes nos negócios do setor de viagens corporativas, os quais lideraram as vendas em número de diárias, conquistando no 40% de participação de mercado no total da movimentação do 3º trimestre de 2013, como foi registrado pelas 32 agências associadas.

Juntos, os empreendimentos hoteleiros com este perfil responderam por 61,5% do faturamento e por 70,3% no market share referente aos room nights, em julho, agosto e setembro.

Grandes redes, como é o caso da Accor (10%) e Atlantica Hotels International (8,9%), aparecem em seguida. Ocupando a nona colocação, os brokers hoteleiros (1,5%) perderam quatro posições em comparação com o último semestre e movimentaram mais de R$ 10 milhões, número que contrasta com os R$ 90 milhões verificados entre janeiro e julho.

Hoje, prestigiando a homenagem ao Dia do Hoteleiro, que foi realizada na Assembléia Legislativa de São Paulo, assinamos termo de parceria com a ABIH-SP, apresentando os benefícios proporcionados aos meios de hospedagem pela ferramenta B2B Reservas, capaz de proporcionar ao setor hoteleiro redução de custos operacionais e ampliação de visibilidade no mercado corporativo, com ganhos de produtividade e rentabilidade.

De acordo com as palavras de Bruno Omori, presidente da ABIH-SP, uma iniciativa que merece adesão, por estar inteiramente alinhada com as necessidades e expectativas dos seus associados.

Investindo no constante aprimoramento dos processos gerenciais e obtendo da tecnologia da informação o que de melhor ela pode oferecer para o setor de viagens corporativas, encontramos caminhos que servem de referência e resultam em benefícios para a cadeia produtiva como um todo.

Edmar Bull

TAM lidera no 3º trimestre

A movimentação do setor de viagens corporativas no terceiro trimestre de 2013 registrou expressivo crescimento da TAM no mercado doméstico. A pesquisa Abracorp demonstra que a cia. aérea ocupou no período a liderança do mercado em transações, com 34% do total dos tkts emitidos para voos nacionais.

Assim, a TAM alcançou 36,1% de participação no faturamento total de R$ 1,4 bilhão, que resultou da força de vendas das 32 agências de viagens associadas. Neste mesmo segmento, a GOL obteve 31,5% de participação, com 31% dos bilhetes emitidos.

A TAM manteve também a liderança no ranking das vendas de passagens para os voos internacionais, realizadas nos meses de julho, agosto e setembro. A partir da emissão dos mais de 56 mil tkts no período, concentrou 16,7%.

Constantemente dedicada a aprimorar os processos de gestão de viagens corporativas, a Abracorp revela com estes números que o trabalho em conjunto gera bons negócios para todos. Aliás, a iniciativa da Abracorp, que realizou no dia 29 de outubro, com o apoio da Abav Nacional e a presença das quatro maiores companhias aéreas brasileiras — AVIANCA, AZUL, GOL e TAM — o primeiro workshop dedicado a unir esforços de todo o setor para que possamos buscar melhores práticas de prevenção, visando com isso vendas mais seguras no ambiente do e-commerce, rendeu frutos. Ou seja: a Abear, logo em seguida, dia 04 de novembro, mobilizou as demais entidades que compõem o canal de distribuição para dar continuidade ao tema, propondo a constituição de um comitê permanente.

Edmar Bull