O reembolso é do pax

Antes de fazerem as reservas dos bilhetes aéreos e emitirem os respectivos e-TKTs, as agências de viagens pesquisam quais são as melhores opções de rotas junto às empresas aéreas, alinhando a oferta disponível ao perfil do viajante.

Uma vez que a melhor alternativa de voo foi identificada e selecionada, as agências de viagens efetuam os pagamentos devidos – o que inclui efetuar o pagamento das tarifas de embarque.

Na hipótese de um ou mais passageiros solicitarem o cancelamento da viagem e as regras daquelas passagens não permitirem obter a reembolso do valor pago, quem fica com os valores referentes às tarifas de embarque?

Existem casos em que os valores referentes às tarifas de embarque superam em muito o preço da passagem, como podemos verificar no exemplo abaixo:

Paris Londres Paris
Preço da passagem aérea: 27 Euros ou R$ 72,66
Tarifa de embarque R$ 375,26
Importante: Este TKT não dá direito a reembolso
AL FLGT BK T DATE TIME  FARE BASIS NVB NVA BG PAR
LON BA 333 QQ 20SEP 1000 QNCEORY 1P
PAR BA 332 OO 27SEP 0650 OENCEORY 22SEP 1P
EUR 26.00  20SEP 13PAR BA LON31.28BA PAR2.60NUC33.88
BRL 72.66 END ROE0.767069
BRL 156.50YQ XT BRL 2.79IZ BRL 12.04FR BRL 35.63FR BRL
BRL 33.14QX 42.54GB BRL 92.62UB
BRL 185.62XT
BRL 447.92
 
A resposta é simples: o valor referente à tarifa de embarque fica com a companhia aérea, caso não seja solicitada a restituição. Embora existam regras definidas pelas empresas aéreas, que impedem o reembolso de alguns TKTs, como no exemplo acima, as taxas de embarque podem ser sempre restituídas aos clientes.

Basta que as agências de viagens solicitem a restituição.

As tarifas de embarque devem remunerar a prestação dos serviços e a utilização de instalações e facilidades existentes nos terminais de passageiros, com vistas ao embarque, desembarque, orientação, conforto e segurança dos usuários.

Agir com transparência, sem nunca perder o foco na qualidade dos serviços que são prestados aos nossos clientes, garante a merecida valorização de quem, cada vez mais, exerce um papel fundamental no mercado: executar com profissionalismo as atividades pertinentes à gestão de viagens corporativas.

Edmar Bull

Tendências do setor

Em maio,  a  Abracorp divulgou os resultados da sua primeira pesquisa trimestral de vendas. Com essa iniciativa buscamos agregar cada vez mais prestação de serviços para o setor como um todo: as próprias agências de viagens, os clientes corporativos e os diferentes fornecedores.

As estatísticas setoriais revelaram que a Gol Linhas Aéreas assumiu a liderança no mercado doméstico, totalizando R$ 414,268 milhões em vendas registradas pelas agências associadas, com 34,5% do market share Abracorp. A TAM ficou logo atrás, acumulando R$ 395,6 milhões (32,9%). Nas viagens internacionais, a TAM manteve a liderança e movimentou R$ 145.720.886,00, com a tarifa média de R$ 2.821,38.

No que concerne ao segmento hoteleiro, o valor da diária média subiu em media 38% no mercado nacional e 45% no internacional. O destaque ficou por conta dos hotéis independentes, que totalizaram movimentação recorde de R$ 201.737.630 concentrando 41,8% do market share Abracorp, à frente das redes Atlantica (R$ 42.837.441,00) e Accor (R$ 42.381.210,00), que ocuparam a segunda e terceira posição no ranking, respectivamente. Os meios de hospedagem independentes também foram os mais procurados nas viagens para o exterior, superando 61 mil room nights, com movimentação de R$ 32.068.417,00 e representação de 51% do total entre as agências de viagens associadas à Abracorp.

A pesquisa também apontou que a Localiza continua líder no setor de locação nacional, respondendo por 59,7%, com a diária média de R$ 138,94.

Para o próximo trimestre, a expectativa é que a movimentação do setor de viagens corporativas registre queda, principalmente devido à realização da Copa das Confederações. Em contrapartida, haverão mais promoções em todas as rotas.

Dados estatísticos detalhados podem ser consultados no portal www.abracorp.org.br, à partir do link http://www.abracorp.org.br/?url=estatisticas_1s_2013. Vale conferir, analisar e comentar.

Edmar Bull

Gestão e resultados

Qual é o custo por atendimento em sua agência? Essa é uma simples questão. Porém, ela exige uma resposta que é de fundamental importância para a boa gestão empresarial.
Em 2010, com a parceria de várias ABAVs estaduais e o apoio da Air France, a Abracorp fez questão de abordar o tema ao promover uma série de palestras gratuitas, conduzidas por um experiente consultor, Julio Verna, da Qualitas. Qual o motivo? O então ainda novo modelo de remuneração à base da cobrança de “service fee”.
O objetivo foi fornecer ferramentas necessárias para que cada agência de viagens pudesse tirar o melhor proveito possível, ampliando seus ganhos. O conteúdo básico incluía análise do mercado de turismo, dos conceitos de cobrança de serviços, das políticas e sistemas de remuneração e das vantagens e transparência necessárias para a cobrança de serviços, entre outros assuntos pertinentes à rotina do agente de viagens.
O primeiro curso aconteceu em São Paulo, no dia 18 de outubro de 2010. De lá para cá, além das notas de agradecimento e dos depoimentos elogiosos que recebemos dos agentes participantes de todo o Brasil, será que podemos afirmar, em maio de 2013, que nós sabemos qual é o custo por atendimento em nossa agência? Sabemos quanto precisamos de fluxo de caixa? Sabemos encontrar o resultado para a equação custo X despesas X faturamento?