“As pessoas são nosso principal bem. Temos de investir em sua capacitação e valorização”, disse James Hogan, CEO da Eithad Airways, companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos. A declaração consta no último post (10 de abril) do editor Artur Andrade e enfatiza algo que já salta aos olhos: a importância de contar com colaboradores qualificados no setor de viagens e turismo – e nos demais setores também.
Sinônimo de benchmarking em gestão de viagens corporativas, a Abracorp, que atua nesta mesma direção, é protagonista desta tendência global, à medida que, em parceria com a ABAV-SP, se dedica, desde novembro do ano passado, a treinar jovens universitários, atendendo às demandas do setor.
Com baixo custo e realizado em ambiente EAD (Ensino a Distância), o Programa de Capacitação de Profissionais seleciona colaboradores com real interesse no trade turístico e facilita a entrada no mercado de trabalho dos participantes que apresentarem um desempenho positivo. Das empresas que estiveram envolvidas na primeira fase do projeto, 45% delas se mostraram muito satisfeitas, atribuindo nota máxima à iniciativa, e 36% aos funcionários admitidos. Num cenário marcado pela carência de profissionais, os indicadores alcançados superaram todas as nossas expectativas.
Vale a pena conferir a próxima edição do jornal PANROTAS, na qual a coluna Abracorp aborda justamente este tema.
Agências de viagens, atuais e potenciais clientes corporativos e até mesmo os fornecedores dos mais variados elos da cadeia produtiva do setor, interessados em compartilhar práticas bem-sucedidas nas áreas de recrutamento, seleção, treinamento e encaminhamento de profissionais, podem obter informações complementares em contato com o site www.abracorp.org.br.