Líderes de eventos

Em palestra em João Pessoa, para o curso de Empreendedores em Eventos do SEBRAE, uma ótima oportunidade para falar do perfil dos profissionais, do que o mercado espera desses profissionais e das tendências do setor de eventos no mundo.

Líder em eventos porque um profissional não é somente um gestor, um organizador, ele deve ser um líder com todas as características que construam um evento de sucesso, onde pessoas se sentem muito especiais e onde a celebração é o ponto máximo em qualquer acontecimento.

Eventos são momentos em que o normal, o cotidiano, se torna Extraordinário. Podemos estar falando de um casamento, uma feira de negócios, uma conferência ou um encontro de negócios. Pode ser uma Copa do Mundo ou os Jogos Olímpicos também!

As habilidades são infinitas, sempre em construção. Comunicação escrita e oral, trabalho em equipe, capacidade de julgar qualidade, gerenciamento de stress e crises, saber improvisar, fazer negociações, solucionar conflitos, vendas, relacionamento interpessoal, e tantas outras questões poderiam compor uma ampla gama de perfil de um líder em eventos.

Da mesma forma, os clientes, entidades de classe, empresas e organizações esperam dos gestores de eventos a capacidade de articulação, profissionalismo, atitudes pró-ativas, ética, integridade, soluções, criatividade e paixão, além de outras muitas qualidades.

As tendências do mercado mundial de eventos mudam rapidamente e acompanham as alterações econômicas, demográficas e tecnológicas. Os líderes de eventos devem estar cada vez mais preparados para gerenciar riscos, trabalhar em cenários de instabilidade, mais foco em agregar entretenimento e educação, elaboração de custos, adaptabilidade cultural, à convivência entre diferentes gerações e ainda tantas outras mudanças.

A única certeza é de que planejamento é fundamental, pós-evento é muito importante e que mudanças são uma variável permanente no setor.

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

2 thoughts on “Líderes de eventos

  1. Jeanine,

    Perfeito. Disse tudo, e olhe que não foi pouco! Nas suas poucas palavras você conseguiu resumir as características desejáveis de um bom gestor. Eventos são uma atividade muito especial, pena que nem todo mundo perceba isso. Gosto de classificar as vantagens mais evidentes do Turismo de Eventos em seis pontos principais:

    1- Poucos decidem o destino de muitos (um comitê pode decidir para onde vão milhares de convencionais participantes)
    2- Eventos combatem a sazonalidade nos destinos e equipamentos
    3- O turista de eventos tem maior gasto per capita
    4- O turista de eventos exige nota fiscal (é bom para os governos)
    5- Eventos geram sinergia entre turismo de negócios e de lazer
    6- Eventos são instrumentos de propaganda dos destinos

    Um beijo e continue postando suas idéias, pois todos aprendemos com elas.

    1. Maravilha Rui, vamos lembrar que a pesquisa da EMBRATUR/ FGV de 2009 identificou essas vantagens com valores, forma de gasto e impacto na imagem do Brasil e das cidades sede de eventos. Um instrumento importante para mostrar a importância econômica dos eventos para os destinos turísticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *