Como a hotelaria vem usando as redes sociais para mudar sua forma de fazer negócios e se relacionar com os clientes ? E qual o retorno de fidelidade ? Esses e outros temas foram debatidos na Conferência de Hospitalidade da NYU em relação ao retorno de investimento nessa nova plataforma de comunicação.
A principal realidade a constatar é de que as redes sociais já substituíram as tradicionais forma de mídia, pois os consumidores estão mais econômicos, engajados e sempre online.
O retorno que os clientes dão sobre suas experiências num hotel ou serviço é a melhor arma de um bom negócio. Hóspedes compartilham coisas positivas e vantagens de um hotel e contaminam outros clientes.
Eu mesma, ao fazer uma viagem, dependendo do motivo, ao comparar produto, preço e o tipo de serviço que quero, vou direto aos comentários dos hóspedes para tomar minha decisão final.
E como os depoimentos podem ajudar na melhoria de um produto ? Ouvindo os clientes de forma sincera e positiva pode ajudar a melhorar serviços e ao mesmo tempo fortalecer marcas. O marketing não está mais sob controle da empresa, o cliente se apropria da construção da imagem da marca e do produto. E isso tem grande valor.
Boa tarde Jeanine! Mais uma vez, aliás, como sempre, abordando assuntos de altíssimo interesse do nossos trade. Sou teu fã!
Me veio uma coisa à cabeça quando lia ao seu post, não é nada demais, mas quero dividir este “engraçado” pensamento como você.
Antigamente (e não é tão antigo assim) não existia marketing, e um grande foco de propaganda era o nosso cliente, a chamada propaganda de boaca a boca, e funcionava, atendíamos bem à um cliente, e sempre nos indicava outro, e assim por diante. Hoje, tudo tão evoluido, o marketing atingindo o ápice nas empresas, como um dos principais departamentos numa empresa (se não for o mais importante), voltamos ao bom e velho modo de propaganda “boca a boca”, ou de uma forma mais atual, “face book to face book”. De qualquer forma, voltamos ou podemos até dizer LEMBRAMOS que o principal neste círculo, é o CLIENTE. Abraços.
Concordo plenamente.